Buscar

BRUNA HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0242_AV_201307191975 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307191975 - BRUNA BREDA
	Professor:
	MARI ANGELA MONJARDIN BARBOSA
	Turma: 9013/AB
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 13:30:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201307248265)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: Porque naquela época a educação não era acessível para todos as pessoas somente quem eram filhos de pessoas "GRANDES'' que tinham direito a educação e as outras pessoas acabavam não transformando suas vidas como diz na frase, tendo novos conhecimentos dentro do que era ensinado na época.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307310279)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte. Retomando a orientação positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que não seja por escolas oficiais, e de freqüência. Além disso, prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades. Discuta os efeitos da reforma de Rivadávia Correa na organização da educação no Brasil.
		
	
Resposta: Na reforma Rivadávia Correa de 1991, o curso secundário foi importante para a formação do cidadão , assim atingindo novos estágios de ensino. Pregando uma liberdade de ensino, assim os alunos tenso um certificado que comprove o que ele teve como conhecimento e aprendizagem ( ao invés de um simples diploma). Onde os alunos podem imgressar na área de seu interesse sem que os pais queiram que o aluno seja um médico e ele na verdade quer ser um professor.
	
Gabarito: Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educação brasileira. Destitui os avanços anteriores e enfraquece a organização das instituições de ensino.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307447791)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Indique a alternativa INCORRETA em relação ao contexto religioso na Europa do séc. XVI:
		
	
	As severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546) tinham como alvo a hierarquia eclesiástica e a corrupção moral da Igreja de Roma.
	
	Um dos movimentos de maior importância no contexto das transformações religiosas na Europa no século XVI foi a Reforma Protestante
	 
	a Igreja Católica, instituição símbolo da unidade cultural e religiosa e guardiã dos valores cristãos, não consegue dar sustentação ideológica e as questões do moderno mundo que se anunciava.
	
	a Companhia de Jesus, principal instituição responsável pela educação no Brasil Colonial, tinha como objetivo principal de reafirmar a fé católica e impedir o avanço das ideias protestantes
	 
	a burguesia via no movimento reformista uma maneira de se aliar à Igreja Romana, já que esta condenava diversas práticas comerciais e financeiras.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307228888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	V, V, F, V, F
	
	V, V, V, V,V
	
	F, F, V, V, F
	
	V, F, F, V, V
	 
	V, V, V, V, F
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307452381)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O príncipe regente D. João VI , no que se refere à educação, ao chegar ao Brasil preocupou-se em criar algumas escolas de ensino superior visando atender as necessidades de instrução dos filhos da nobreza e da aristocracia brasileira. Estas escolas tiveram duas características marcantes:
		
	
	abertas somente aos fidalgos /serem mantidas pelas companhias de comércio.
	 
	currículo europeu/ exigirem cursos feitos na metrópole.
	
	espírito prático e imediatista/ estarem localizadas em muitos lugares do Brasil.
	
	prioridade para as Ciências Sociais/serem compostas de cursos integrados.
	 
	caráter profissionalizante / serem um serviço público.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307241929)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores. Dentre as alternativas abaixo marqeu aquela que NÃO corresponde a uma mudança trazida por essa lei:
		
	 
	Inclusão da educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo.
	
	Ensino fundamental obrigatório e gratuito.
	 
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais.
	
	Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica.
	
	A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307318311)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que Não corresponde ao ensino no período da Primeira República no Brasil:
		
	
	Apenas um terço da população era atendida no ensino primário, muito embora, o domínio da leitura e da escrita já fosse um requisito da industrialização inicial e do processo de urbanização, além dos ideais republicanos de participação democrática.
	
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista.
	 
	O ensino propedêutico deveria ser destinado unicamente à elite nacional em sua febre de bacharelismo. A necessidade de se ter um filho na família que fosse padre (no mytho jesuítico do padre), vai sendo gradativamente sendo substituído pelo filho doutor.
	
	A pressão surgida para que houvesse uma expansão do ensino secundário (principalmente pelos setores médios), derivada de uma ligeira e insuficiente expansão do ensino elementar (reduzido em sua duração pela própria expansão), resultou na característica principal do nível médio brasileiro: profissionalização e terminalidade.
	 
	A escola tinhapor finalidade desenvolver a autonomia intelectual dos alunos visando à construção de um novo modelo de sociedade, ou seja, de superação da sociedade capitalista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307228689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As aulas régias consistiram num dos modelos iniciais de educação no Reino de Portugal. O Brasil contou com esta política que foi instalada pelo Marquês de Pombal em 1759. Podemos afirmar que as Aulas Régias se caracterizavam por:
		
	
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo em todo o território nacional.
	 
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela iniciativa privada colonial em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307228907)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I  Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos.
São corretas APENAS as características
		
	 
	I e II
	
	II e III
	
	I, II e III
	 
	II, III e IV
	
	III e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307241918)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a educação no período Joanino, relacionadas à educação, podemos destacar EXCETO:
		
	
	Foi criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
	 
	Controle pelo Estado dos níveis secundário e superior.
	 
	O reforço da tendência religiosa jesuítica de educação para os mais pobres.
	
	D. João VI abriu Academias Militares e Escolas de Direito e Medicina
	
	A manutenção das aulas régias do período pombalino.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais