Buscar

AV.INSTITUCIONAL ALESSANDRA


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0379_AV_200902019001 » AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 200902019001 - ALESSANDRA LIMA BRASILEIRO
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 0        Data: 05/06/2014 19:58:21
	
	 1a Questão (Ref.: 200902206365)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	¿ A intencionalidade educativa da avaliação é distinta da intencionalidade conformadora do controle¿ (Dias Sobrinho. Avaliação democrática e construção da cidadania,2003, p. 183)
Explique o que o autor quis dizer com essa afirmativa e apresente um exemplo que demarque a diferença entre elas.
		
	
Resposta: O autor quis dizer que a intenção da avaliação da educação é diferente da intenção de conformismo..ou seja,devemos ter a intenção de transformar a educação com a avaliação e deixar de nos conformarmos com o que está errado.Ex: Uma escola em que os alunos não estão satisfeitos com a escola podem mudar alguma coisa ,transformar ...fazer com que quem "controla" a escola tenha que mudar..isso se dá através da democracia da avaliação institucional.
	
Gabarito:
O trecho retrata a situação da escolha do modelo e da concepção do projeto de avaliação ou eu avalio com o objetivo de aperfeiçoar a formação do aluno e dos professores ou avalio para recolher dados que me permitam identificar a eficiência do trabalho realizado, com base nos resultados e para identificar a produtividade do sistema educacional. Quando o meu projeto tem objetivos educativos eu analiso as situações para oferecer sugestões de melhoria da aprendizagem dos alunos ou uma proposta de trabalho que resulte na melhoria das condições de trabalho. Quando as minhas escolhas são para realizar um projeto de avaliação para controle a minha preocupação na análise dos resultados é preponderante no sentido da classificação de desempenho do grupo estabelecendo comparações entre eles e não do sujeito em suas possibilidades de superação das falhas encontradas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902205905)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A educação de massa, herança do Iluminismo, da Revolução Francesa e Industrial abriu as portas da escola, mas não garantiu sua qualidade social para todos.¿ (Silva, Avaliação na Perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 2006, p.24)
Explique como se pode ter qualidade social na perspectiva da escola brasileira.
		
	
Resposta: A escola brasileira principalmente a pública, está com qualidade comprometida e eu vejo que para ter uma qualidade social nas escolas brasileiras, os governantes precisam melhorar o nivel social da população, dando mais condição de vida para todos assim eu acredito que as escolas estariam com uma qualidade melhor e não aconteceria mais evasão escolar,baixo rendimento e etc.
	
Gabarito:
 Para buscar a qualidade social na escola devemos realizar o trabalho pedagógico de natureza formativa onde o saber não é fragmentado, mas sim apresentado contextualizado no tempo e no espaço e o conhecimento do aluno é construído por ele, a partir de suas vivências, com autonomia, onde prepondere a reflexão e a crítica dos processos sociais, históricos e culturais.
O foco é no aluno, nas suas condições de vida e na superação dos obstáculos que impedem o seu sucesso e no aperfeiçoamento de suas potencialidades. É um projeto educativo realizado como prática social e política através de ações em que o aluno possa interagir com o meio em que vive realizando atividades que o coloquem frente a desafios. Desenvolvendo nele a capacidade  de agir com eficiência diante de situações novas e diante do inesperado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902173833)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para a composição do IDEB das escolas de ensino fundamental são levados em conta os resultados obtidos pelos alunos:
		
	
	no ENADE e no Enem.
	
	no Enem e na Prova Brasil.
	
	na provinha Brasil e no Prova Brasil;
	 
	no Saeb e na provinha Brasil;
	 
	no Saeb e na Prova Brasil;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902177104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cabe à esfera federal prestar assistência técnica e financeira aos Estados e Municípios e instituir processos nacionais de avaliação, nos diferentes níveis de ensino. A opção que apresenta exemplo relacionado diretamente a esta atribuição do Poder Público é:
		
	
	Avaliação dos alunos e autoavaliação dos professores
	
	Provas bimestrais nas escolas e avaliação de desempenho dos professores
	
	Provas de recuperação e autoavaliação dos alunos
	
	Avaliação dos planos de ensino e Plano Nacional de Educação
	 
	Exame Nacional de Ensino Médio e Prova Brasil
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902173666)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos dizer que existem nas escolas basicamente duas concepções de avaliação que marcam duas posições antagônicas na educação, são elas:
		
	 
	conservadora e tradicional;
	
	classificatória e diagnóstica;
	 
	tradicional e progressista;
	
	conservadora e diagnóstica.
	
	construtivista e diagnóstica;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902266439)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados... (M. H. Abrams, in Dilvo Ristoff, 1995.) A interpretação que aplica os pressupostos teóricos para que a avaliação institucional funcione como espelho e como lâmpada é aquela que age do seguinte modo:
		
	
	Diagnostica fragilidades e pontos fortes gerenciais para organizar os relatórios oficiais.
	
	Comunica os objetivos e o calendário para aplicação agendada dos instrumentos de medida.
	 
	Identifica resultados evidentes na realidade escolar e os analisa com os envolvidos no processo avaliativo.
	
	Coleta informações e opiniões através da aplicação de questionários para arquivar na escola.
	
	Adota procedimentos legítimos e testa para validar nos setores institucionais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902272229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estado avaliador, representado pelo MEC, dispõe de dados coletados que podem detalhar as condições do ensino brasileiro. Esses dados são provenientes de diagnósticos feitos através das seguintes iniciativas de verificação periódica da realidade, EXCETO:
		
	
	ENADE
	
	ENEM
	 
	DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
	
	CENSO ESCOLAR
	
	PROVA BRASIL
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902173927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A participação do aluno na autoavaliação da UNESA é importante por que:
		
	 
	permite ao aluno contribuir para o aperfeiçoamento da instituição na qual estuda.
	
	permite ao aluno falar sobre as falhas da instituição e dar sugestões.
	
	permite ao gestor do campus conhecer os pontos fracos da instituição;
	
	permite ao responsável pela instituição conhecer o que o aluno deseja como mudança;
	
	permite a todos da universidade conhecer a opinião do aluno;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902173922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que o currículo escolar desdobra-se nas habilidades e competências que o aluno deve desenvolver e que os pais não possuem as informações sobre os conteúdos da proposta pedagógica, poderíamos afirmar que os paradigmas de qualidade na escola são difíceis de serem compreendidos pelos pais pelo fato de:
		
	
	as pessoas terem como base a opinião da maioria sobre a escola e acreditam que a nota obtida pelo aluno é o mais importante;
	 
	as pessoas não refletirem que uma escola de qualidade é aquela em que o aluno aprende, se sociabiliza e desenvolve as suas potencialidades.
	
	as pessoas possuirem desejos e necessidades diferenciadas sobre o futuro de seus filhos;
	
	as pessoas conhecerem o seu direito a uma escola de qualidade expressona Constituição Federal de 1988;
	
	as pessoas não saberem definir os próprios objetivos e desejos e nem o que é uma escola de qualidade;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902174298)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a Lei dos SINAES, três princípios filosóficos fundamentam a Avaliação Institucional: integração, articulação e participação. Do ponto de vista do primeiro princípio, a integração, a Avaliação Institucional é entendida como:
		
	
	Processamento dos dados, sistematização e cruzamento das informações, visando a análise das dimensões de avaliação e a elaboração dos juízos avaliativos.
	 
	Uma possibilidade de integrar corpo docente e discente, a partir das respostas dos alunos sobre o desempenho dos professores, realizada semestralmente através de questionário eletrônico.
	
	Um questionário burocrático que proporciona mudanças com base nas queixas dos estudantes do ensino superior sobre os professores.
	 
	Uma ponte que permite construir um projeto acadêmico baseado na gestão democrática e na autonomia, para fornecer resultados que ampliem o autoconhecimento institucional.
	
	Orientações aos alunos para melhor desempenho no ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.