Buscar

Recrutamento e Seleção: Definição e Conceitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Recrutamento e Seleção (R& S) – 
Definição e conceitos
Recrutamento “é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego” (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000).
A palavra chave dessa definição é identificação, pois recrutar não pode ser entendido como sinônimo de atrair pessoas, ao contrário, a função do recrutamento é suprir as necessidades da organização, ou melhor, abastecer adequadamente o processo de seleção.
O processo de recrutamento exige planejamento, não só do setor de gestão de pessoas, mas de outras unidades da organização. Ex.: O controle de produção tem que traçar perfil dos profissionais da área de produção, em parceria com o GP.
Para recrutar o setor tem que responder as seguintes perguntas:
Por quê?a resposta virá conforme a necessidade da organização, de forma a descobrir se realmente há necessidade de recrutamento);
 
*
quem? ( a resposta virá por intermédio da necessidade do organização que indicará o perfil profissional desejado);
Como? ( a resposta está em como este recrutamento deverá ser feito. De que forma, maneira e circunstâncias as pessoas deverão ser recrutadas);
Onde? (a resposta está na diversidade de locais onde se encontram disponíveis tais recursos humanos e onde a empresa deverá buscá-los de acordo com as suas necessidades).
Respondidas essas questões e detectadas a real necessidade de se recrutar, é preciso salientar que o recrutamento é um processo de comunicação bilateral. A troca de informação entre organização e candidato definem o posicionamento final do processo.
Feito o recrutamento de forma eficaz e eficiente, parte-se para o processo de seleção. Como o próprio rótulo sugere, deve-se selecionar quem mais se adequar à realidade e demandas da empresa.
O recrutamento e a seleção devem ser realizados, através de três alternativas – recrutamento interno, externo e misto.
*
No plano interno
“O recrutamento é interno quando a organização procura preencher
uma vaga para um posto de trabalho mediante o remanejamento de
seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos
(movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (ascensão
funcional)” (TACHIZAWA, FERREIRA;FORTUNA, 2001).
A busca interna pode ser substituída por um trabalho mais amplo
denominado planejamento de pessoal. O recrutamento interno você
utiliza o seu recursos humanos interno, sem recorrer ao mercado
externo.
Vantagens dessa atividade no plano interno:
Necessidade de investimento de menor ordem: busca de alternativas na própria empresa para suprir necessidades, seja remanejando recursos humanos ou transferindo.
Rapidez no processo: para realizar uma nova contratação, o candidato ou candidata precisará participar de processo de ambientação, no qual conhecerá a cultura interna e das posturas internas e demais procedimentos. No entanto de o candidato já fizer parte de sua organização, teríamos ganho de tempo e redução de custos. 
*
Disponibilidade de investimentos para outras atividades: em função do custo reduzido no recrutamento interno, permitir o redirecionamento dos recursos financeiros dentro da própria área de gestão de pessoas.
Segurança em relação aos recursos humanos: a palavra chave é confiança, em se tratando de pessoas, as quais supostamente passaram por um processo de seleção antes de ocuparem suas atuais posições, fica clara que estas demonstrarão um vínculo maior com a organização. Essa contratação é considerada confiável. 
Motivação de pessoas: As pessoas se motivam por intermédio de incentivos de toda a ordem, tais como os processos de auto-aperfeiçoamento e auto-avaliação. Mas algumas atitudes podem gerar estímulos importantes . Neste caso recrutar e selecionar internamente, mostra que a empresa reconhece os seus talentos e é justa com eles. Isso faz com que o capital humano sinta-se motivado e reconhecido pela organização.
Segurança em relação aos
Recursos humanos
Necessidade de investimento de
Menor ordem
Motivação das Pessoas
Rapidez no processo
Disponibilidade de investimento
 para outras atividades 
Processo de R &S
Plano Interno
*
Limitações desse tipo de processo:
Pessoas conectadas com a cultura: após certo tempo de trabalho em uma organização, passamos a internalizar sua cultura. Contudo, é prudente tomar cuidado ao remanejar alguma(s) dessa(s) pessoa(s). As idéias viciadas que estas pessoas acabam possuindo podem comprometer o sucesso da empresa. Pessoas novas renovariam o ambiente, trazendo novas sugestões e opiniões, pois não foram influenciadas pela atmosfera vigente.
Relacionamentos em conflitos: desentendimentos entre pessoas dentro da organização é uma realidade cotidiana, e como estamos tratando das limitações de u recrutamento e seleção internos, podemos desenvolver esta afirmação. Na verdade quando ocorre esse tipo de conflito toda a organização é direta ou indiretamente afetada.
Excesso nas promoções (princípio de Peter): o sentido desse princípio é: “ Á medida que uma pessoa da organização demonstra, a priori, competência em algum cargo, a empresa, a fim de premiar seu desempenho e aproveitar a sua capacidade, promove-a, sucessivamente, até o cargo em que a pessoa, por se mostrar incompetente, estaciona, uma vez que a organização pode não ter meios de retornar à posição anterior”(ZOUAIN, 2003).
 Nesse caso a legislação brasileira deixa a empresa totalmente restritiva. Para um caso de readmissão, a legislação fixa um determinado tempo. 
*
Protecionismo: digamos que você trabalha da empresa XY na área WZ e ganha um salário S, mas a área DF é onde você teria a chance de se desenvolver mais e com uma melhor remuneração. Digamos que exista uma posição em aberto nessa área que é do seu interesse e que, por coincidência, a pessoa da organização com qual você tem maior contato é a esposa do empregador. Este é o caso clássico que ocorre a todo instante dentro das organizações, os chamados QI´s, que significa quem indica. O fato é que protecionismo pode prejudicar o andamento da organização.
Baixa racionalidade no processo: pelo fato de estarmos tratando de pessoas já incorporadas na organização, a racionalidade natural do processo de recrutamento e seleção interno fica prejudicada e é ai onde entre a palavra chave: subjetividade (ocorre pelo fato de estarmos ligados, através de relacionamento entre as pessoas da organização), essa pessoa poderá ser a preterida durante o processo.
Processo de R&S no 
Plano Interno
Excesso de promoções
(princípio de Peter)
Relacionamentos em
conflito
Baixa racionalidade no processo
Pessoas conectadas
Com a cultura
Protecionismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando