A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
pratica rh I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0533_AV_201301183407 » PRÁTICAS DE RH I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
MARCIO DE CARVALHO DANTAS
	Turma: 9010/AH
	Nota da Prova:      Nota de Partic.:        Data: 05/06/2014 19:33:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201301267467)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sabe-se que todas as empresas necessitam atualizar seus processos com certa frequência para manter sua competitividade através da melhoria do seu produto/serviço oferecido. Argumente sobre a importancia das estratégias de treinamento paras as organizações relacionando com o rápido avanço tecnológico.
		
	
Resposta: As informações estão se atualizando em uma velocidade muito grande, ao mesmo tempo que as informações estão se tornando obsoletas como a mesma frequencia. Novos equipamentos e novas tecnologias estão sendo introduzidas no mercado de trabalho, a fim de agilizar o processo de vendas e prestação de serviço. O treinamento passa ser importante para a organização, quando pensado de forma planejado, traçando objetivos para se alcançar metas. A mudança de comportamento e o desenvolvimento de cada profissional são uns dos primeiros objetivos a serem alcançados pelo denvolvimento.
	
Gabarito: O aluno deverá apontar as características do processo de treinamento, tais como: metodos de aplicação, vantagens e desvantagens, relacionando a necessidade do treinamento causada, dentre outras coisas, pelo avanço tecnológico e a rapidez com que as tecnologias se tornam obsoletas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301414738)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	-Analise a figura abaixo e apresente o papel do treinamento e desenvolvimento na redução dos acidentes de trabalho, sabendo que um acidente pode ser resultado das condições . 
		
	
Resposta: A figura representa um setor que está sendo prejudicado por falta de um treinamento prático. Possibilitando acidentes em equipamentos. A área de TeD tem um papel fundamental na redução de acidentes, que é proporcionar estratégias que miniminizem os riscos operacionais. Neste caso, da figura, apresentaram uma leitura em horario de produção. Além de parecer um equipamento ultrapassado.
	
Gabarito: O subsistema de treinamento pode cooperar para a redução de acidentes de trabalho atuando juntos aos trabalhadores propiciando o desenvolvimento de condutas seguras e junto aos dirigentes para o desenvolvimento de rotinas e processos que promovam um ambiente de trabalho mais seguro.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301406662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão de pessoas baseia-se em três aspectos fundamentais. As pessoas como seres humanos; como atividades inteligentes de recursos organizacionais e:
		
	 
	Como parceiros da organização.
	
	Como empregados individuais.
	
	Como mão-de-obra fundamentais.
	
	Não possuem interesse na organização
	
	Como gerentes
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301244810)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando consideramos que o Setor de TD (A) tem funcionários (B) e que faz parte da Gerência de RH (C), podemos dizer que: ¿A¿ é parte de ¿C¿ e o todo de ¿B¿.A teoria quevsustenta essa afirmativa é a teoria:
		
	 
	Sistêmica
	
	Tradicional
	
	Comtemporânea
	 
	Relações humanas
	
	Clássica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301244844)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Após entrevista com o gerente de um setor, você constata que um projeto será desenvolvido dentro de três meses em parceria com uma multinacional inglesa, onde os funcionários necessitarão de competências nas áreas da biologia e genética. No entanto, para iniciar os contatos atuais com este parceiro os funcionários necessitam ter fluência no inglês, o que não possuem. Como analista de TD você organiza um treinamento em biologia e genética e outro de conversação em inglês. Considerando a situação acima, a única opção que apresenta as categorias de treinamento desses cursos é:
		
	 
	Formação e aperfeiçoamento
	
	Preventivo e aperfeiçoamento
	
	Corretivo e aperfeiçoamento
	 
	Preventivo e corretivo
	
	Aperfeiçoamento e corretivo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301406669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão de pessoas deve contribuir para que os funcionários busquem o equilíbrio entre desenvolvimento de carreira e de vida pessoal, levando em conta que os indivíduos possuem necessidades pessoais distintas que exigem atenção. PORQUE A área de gestão de pessoas pode promover, por exemplo, horário e local de trabalho flexíveis, academia de ginástica, salas de descompressão, creche no local de trabalho, licenças remuneradas ou sabáticas. A esse respeito, conclui-se que:
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301385782)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa resolveu implantar a ISO14001, para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA). O método de condução dos treinamentos aplicados teve de respeitar o cronograma de implantação da norma, desenvolvendo habilidades em detrimento da compreensão de expectativas e valores dos funcionários operacionais a respeito do tema. Nesses treinamentos, eles desenvolveriam as atitudes necessárias à mudança cultural, devendo as práticas de trabalho serem mais sustentáveis ambientalmente. As avaliações de reação e efetividade realizadas pelo setor de Recursos Humanos são a única fonte de indicadores para o grau de conscientização alcançado pelos funcionários. Como consequência, a implantação da ISO14001 ocorreu sem a devida compreensão dos conceitos envolvidos na mudança da proposta, e o cumprimento dos prazos e das atividades previstas no cronograma de implantação, constituído pela alta direção, contribuíram para a ilegitimidade do processo. A conscientização passou a ser entendida pelos funcionários como mais uma atribuição obrigatória para continuarem em seu emprego. Assim, cederam em prol do meio ambiente da empresa, contudo não mudaram efetivamente hábitos e costumes relacionados a práticas sustentáveis. Houve mudança no discurso da empresa, na missão e nos valores adotados. Considerando a maneira como foi realizado o processo de capacitação e conscientização implantado e os princípios da norma ISO14001, conclui-se que a empresa:
		
	
	deve receber a certificação, visto que foi capaz de promover em seus funcionários uma efetiva mudança de hábitos e costumes.
	
	conseguiu conscientizar seus funcionários a respeito de práticas sustentáveis, pois o processo de capacitação seguiu o cronograma proposto pela alta administração.
	 
	não foi capaz de conscientizar seus funcionários a respeito da mudança proposta, pois o processo de capacitação não contemplou o envolvimento e a participação deles.
	
	promoveu mudanças de hábitos e atitudes, pois o processo de capacitação resultou na conscientização dos funcionários a respeito de gestão ambiental.
	
	foi capaz de conscientizar parte dos funcionários a respeito de sustentabilidade, visto que alguns dos participantes da capacitação se empenharam para assegurar seu emprego.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301243477)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante um treinamento os conteúdos podem ser divididos da seguinte forma:a) Conteúdos focados nos aspectos específicos da profissão exercida, processos, mercado, modelo e instrumentos de gestão;b) Conteúdos focados na interação humana no trabalho, questões motivacionais, importância da integração e conscientização do trabalho em equipe.Considerando as duas formas, assinale a opção que, respectivamente, possua as denominações usadas para os seus conteúdos:
		
	
	Comportamentais e Técnicos