Buscar

Fundamentos do comércio exterior 1º semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos do comércio exterior 1º semana
Parte superior do formulário
Segundo Krugman a competitividade internacional deve ser compreendida como reflexo da eficiência produtiva nacional . Quando as empresas tem ganhos no mercado internacional, parcela dos ganhos de produção derivada do comércio podem ser revertidas para salários reais, trazendo assim bem estar para a nação. No Brasil a competitividade internacional foi retomada somente em 1980, motivada por motivos diferentes dos países desenvolvidos. Assinale a alternativa que contempla esse (s) motivo (s) de maior destaque:
	
	Diversificação dos produtos a serem exportados
	
	pequena inclusão do pais no comercio internacional, necessidade de pagamento da divida defasagem da estrutura industrial em relação a outros países.
	
	Grande participação do pais no comércio exterior
	
	Redução dos produtos a serem exportados
	
	Oferta de empréstimo de recursos a países parceiros.
 Salvar esta questão
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
	 Questão 2/2
	Valor da questão: 1,00 
Em 27 de fevereiro de 1994, foi lançado o plano real do governo de Fernando Henrique Cardoso ,o programa foi a mais ampla medida econômica feita no Brasil, e trouxe a criação de alguns pontos importantes como a unidade de referencia conhecida por (UVR) e o lançamento de uma nova moeda, o real. Segundo os estudos realizados através do material de apoio, quais foram as principais características do plano.
	
	Institucionalização da âncora cambial, e o déficit orçamentário que passou a ser financiado pela divida publica.
	
	Barreiras tributárias e redução das tarifas de importação 
	
	Incentivos a importações e diminuição do PIB
	
	Favorecimento de produtos industriais ,e o financiamento voluntário de déficits externos.
	
	Incentivos a exportações e crescimento do PIB
Os blocos econômicos são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Hoje no mundo existem vários blocos econômicos, cada qual em um estágio de evolução próprio, com características bem peculiares. Neste contexto, diferencie Zona de Livre Comércio e União Econômica/Monetária. Em seguida, cite em qual destes dois blocos citados a União Europeia hoje se enquadra.Parte inferior do formulário
	ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
Quando constituem uma Zona de Livre Comércio (ZLC), os países parceiros reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não-tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. Esse é o segundo estágio no caminho da integração econômica.
O NAFTA constitui-se em exemplo de Zona de Livre Comércio, um acordo firmado entre os Estados Unidos, o Canadá e México.
Para o antigo GATT, um acordo comercial só pode ser considerado uma Zona de Livre Comércio quando abarcar pelo menos 80% dos bens comercializados entre seus países-membros
UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA
Constitui o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos, contando com uma moeda única e um fórum político.
No estágio de União Econômica e Monetária tem de existir uma moeda única e uma política monetária inteiramente unificada e conduzida por um Banco Central comunitário.
Para se chegar ao estágio de União Econômica e Monetária, há que se atravessar toda uma série de momentos que demandam tempo e discussões entre os países-membros.
Assim, cada acordo significa um avanço em relação às situações anteriores de níveis de integração, sempre dependente da vontade política dos parceiros que fazem um determinado bloco econômico em processo de integração.
Por exemplo, o MERCOSUL não dispõe atualmente de instituições supranacionais, mas são transparentes os avanços em seu processo de fortalecimento e consolidação, em que pesem as crises conjunturais no plano da integração econômica.
O NAFTA, tudo indica, parece não pretender adotar o princípio da livre circulação de trabalhadores, embora tenha avançado bastante no que diz respeito ao volume das trocas comerciais.
Já a União Européia, originada da Comunidade Econômica Européia, por seus avanços em meio século de negociações, tornou-se o maior exemplo de um processo de formação de bloco econômico no mundo contemporâneo.
A idéia da construção efetiva de uma organização aberta para reunir países europeus partiu de uma proposta de Robert Schuman, Ministro francês das Relações Exteriores, em 1950, ao demonstrar os interesses comuns da França e da Alemanha Ocidental quanto aos recursos naturais do carvão e do aço no território europeu.
Em 18 de abril de 1951, a França, a Alemanha Ocidental, a Bélgica, Luxemburgo, os Países-Baixos e a Itália assinaram, em Paris, um tratado instituindo a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA).
A atual União Européia, surgida da criação, em 1957, da Comunidade Econômica Européia (CEE), representa o mais avançado estágio desse processo de integração em blocos econômicos, inclusive com a adoção de uma moeda comum, o Euro, e agora também política, com o funcionamento de um Parlamento Europeu fortalecido, que tem sede em Estrasburgo, na França, formado por deputados dos países da Comunidade Européia, eleitos pelos cidadãos dos países-membros para representá-los num fórum supranacional.
Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial.
União econômica e monetária - é formada pelos países da União Européia, que, em 1º de janeiro de 2002, adotaram o euro como moeda única. Apenas 13 países pertencem à zona do euro: Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Ir landa, Itália, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Portugal, Grécia, Espanha e Eslovênia

Outros materiais