Buscar

Sistemas de Avaliação da Qualidade RESPOSTA

Prévia do material em texto

Sistemas de Avaliação da Qualidade
Questão 1/5
Assim, a "qualidade total é um esforço conjunto, compromisso de todos e em todos os níveis, para adequar a estrutura e os processos à produção dos resultados previstos, que é a satis fação dos clientes internos e externos e à sua melhoria contínua. P ara uma organização atingir a qualidade total e, consequentemente, a satisfação d as necessidades d e t odos os envolvidos, ela pode colocar em prática o Controle da Qualidade Total (TQC, em inglês Total Quality Control), um sistema de gerenciamento formulado por Armand Feigenbaum que, além de envolver a participação de todos os níveis da empresa, o faz buscando a motivação pessoal.
Questão 2/5
A)Quanto a finalidade as auditorias podem ser de: Certificação — objetiva a aceitação do sistema de gestão por uma organização certificadora independente. Supervisão ou manutenção — visa à manutenção e ao acompanhamento do sistema para a garantia da certificação. Prêmio — busca a verificação de atendimento aos critérios estabelecidos p ara concorrer à premiação . Exemplo: Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ ), que estabelece critérios específicos d e avaliação. Gestão — verifica a efetividade do sistema no atendimento dos padrões de gestão estabelecidos e Garantia da qualidade — audita a capacidade do sistema e m garantir os requisitos especificados p elo cliente. 
 B)A auditoria externa é realizada por meio da contratação de um a empresa de auditoria independente para a qual ser á apresentado o SGQ com suas particularidades e documentações referentes aos processos a serem auditados.
Questão 3/5
A direção tem como responsabilidade definir um representante que deverá estruturar o sistema e que servirá de interface entre a direção e os demais processos, porém na versão 2015 este representante não precisa ser um “membro da gestão” e si m ter requisitos funcionais atrelados. A responsabilidade da direção e do representante d a qualidade é subdividida nos itens a seguir: comprometimento da direção; foco no cliente; política da qualidade; planejamento do sistema de gestão da qualidade; objetivos da qualidade e planejamento p ara alcança-los, planejamento de mudanças, responsabilidade e autoridade e representante d a direção. A organização tem a obrigação de prover os recursos necessários para o bom andamento do SGQ, fornecendo os recursos necessários para operação do referido sistema. Recursos humanos: todas as empresas precisam de pessoas competentes na fabricação dos produtos e realização dos serviços. A norma descreve esse grupo de pessoas como recursos humanos que determinam a qualidade alcançada pela organização.
Questão 4/5
a)Quando a variação é pouca e não gera prejuízos ao processo, à empresa e aos consumidores, pode-se dizer que as causas dessa variabilidade são normais, ou seja, por mais que o processo de produção seja bem planejado, elas sempre existirão. É importante destacar que o controle estatístico de processo som ente deve ser aplicado quando o processo estiver sob controle, ou seja, apenas as causas comuns estão atuando sobre ele. Isso significa que a quantidade de variabilidade se mantém em uma faixa estável. Por sua vez, quando o processo está sob atuação de causas especiais, significa que o processo está fora de controle estatístico.
 b)Podemos considerar dois momentos em uma avaliação de qualidade. O primeiro deles é aquele que consideramos como avaliação subjetiva, a qual depende dos critérios específicos e individuais do avaliador; o segundo é a avaliação objetiva, que demanda o estabelecimento geral de padrões de aceitação que deverão ser obedecidos. Dessa forma, o processo produtivo deve ser controlado não somente na resolução d e problemas e no estabelecimento de causas e efeitos, mas também na manutenção dos padrões a serem seguidos.
Questão 5/5
A otimização e redução do tempo com atividades de conscientização e treinamento (treinamentos integrados); economia de tempo e custos; melhoria na gestão de processos, maior controle dos riscos de acidentes e maior comprometimento da direção.

Continue navegando