Buscar

Case Natura 05 cópias

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
NATURA
______________________
Este material foi extraído de informações divulgadas na Internet, organizado pelo professor Silvio Aparecido dos Santos, para uso exclusivo de ilustração e exercício em classe.(ago2007)
�
�
	
Estudo de Caso: A Natura
	
Perfil da empresa
Desde sua fundação, a Natura baseia suas atividades na crença de que a empresa é um dinâmico conjunto de relações, em que estão concentradas a força e a energia das pessoas e da sociedade.
A partir da percepção de que poderíamos contribuir para o aperfeiçoamento dos indivíduos e do mundo que nos rodeiam por meio das relações pessoais, optamos pelo modelo da venda direta, disponibilizando nossos produtos e nossos serviços através de consultas personalizadas. Só assim seria possível praticar os princípios em que acreditávamos e acreditamos até hoje. Atualmente nossos produtos chegam aos consumidores por meio de mais de 561 mil Consultoras e Consultores, que fortalecem, dessa maneira, nossa rede de relações.
Sempre orientados por nossa ética, pela transparência e pelo diálogo, desenvolvemos ações para aprimorar o relacionamento com nossos diversos públicos. Essa é uma busca permanente de nossa empresa, agente importante na procura de soluções para o futuro da sociedade.
Nossas crenças e visão de mundo inspiram a criação de nossos produtos. Eles são desenvolvidos com o compromisso de integrar as dimensões físicas, intelectuais e emocionais das pessoas e suas relações familiares, profissionais, sociais e com o meio ambiente. Por isso, devem ser instrumentos de informação, de ampliação da consciência e da busca pelo aperfeiçoamento pessoal.
As diversas linhas de produtos agrupam-se nas categorias de maquiagem, tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral (para conhecer nosso portfólio completo, visite o site www.natura.net).
Entre elas, quatro se destacam por simbolizar, de maneira mais eloqüente, nossa visão de mundo e por transmitir nossos valores mais caros: Tododia, Chronos, Mamãe e Bebê e Ekos. Não por acaso, elas foram criadas em momentos essenciais de nossa história e transmitem conceitos importantes e universais.
Hoje somos líderes no mercado brasileiro de cosméticos e nossa marca está entre as mais valorizadas e admiradas do país. Contamos, no Brasil, com cerca de 600 produtos em nosso portfólio e temos mantido um crescimento consistente nos últimos anos, maior que o dos setores de cosméticos e de venda direta. Um dos fundamentos dessa expansão é a busca constante pela excelência de nossos produtos e serviços. Por isso, somos uma das empresas do setor que mais investem em pesquisa e desenvolvimento e na qualificação de nossos colaboradores, Consultoras e Consultores.
Nossa história
A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, nossas ações têm sido movidas por duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. Em 1974, adotamos o modelo da venda direta para a distribuição de nossos produtos, pois acreditamos na importância das relações e na oportunidade de geração de trabalho e renda.
Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.
Durante a década de 1980, um período em que o país passou por diversas crises econômicas, nosso faturamento cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo uma economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica. 
Entre 1990 e 1992, surgiu a necessidade de expressar, de maneira mais clara, o jeito Natura de fazer negócios, o que foi sintetizado por meio de nossa Missão, nossa Razão de Ser e nossas Crenças. Os conceitos que as expressam se refletem na criação de novos produtos, como o Chronos Gel, lançados em 1992. O tratamento anti-sinais, com fórmulas específicas para cada fase da vida, expressam o conceito de que a beleza é possível em qualquer idade e não deve estar sujeita a padrões. Outro exemplo é a linha Mamãe & Bebê, desenvolvida para fortalecer o vínculo mãe-filho, que vem acompanhada de um método de massagem para a gestante e o bebê.
Ao longo dos anos, demos passos importantes na formalização de nossos compromissos social e ambiental e começamos a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, por exemplo, lançamos o Programa Crer para Ver, com os objetivos de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o país e de convidar pessoas que abandonaram os estudos a retomá-los. Em 1998, ano em que fomos reconhecidos como a Empresa do Ano pela revista Exame, ajudamos a fundar o Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.
Em 2004, o Crer para Ver ampliou sua atuação com o início de uma campanha pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), incentivando Consultoras e Consultores a encaminhar potenciais alunos de volta às escolas, dando uma nova oportunidade para milhões de brasileiros maiores de 15 anos, que não puderam concluir o ensino fundamental.
Comprometida com o meio ambiente, a Natura iniciou um processo de vegetalização dos produtos, substituindo gradativamente as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética, por insumos vegetais cultivados de forma sustentável. Em 2000, lançamos a linha Ekos, com ativos da biodiversidade brasileira. Em 2005, concluímos a vegetalização de toda a linha de sabonetes Natura, produzidos com base no óleo de palma em lugar de gordura animal.
Totalmente alinhados ao conceito de sustentabilidade, adotamos as diretrizes da Agenda 21, assim como observamos os princípios do Global Compact, do qual somos signatários. Detemos também as certificações NBR ISO 14001 e NBR ISO 9001.
Nossos negócios
A universalidade de nossas Crenças, Valores e Razão de Ser possibilitou que a Natura buscasse novos mercados no exterior. Assim, começou sua expansão pela América Latina. No início da década de 1990, iniciamos as operações na Argentina, no Chile e no Peru. Com o sucesso alcançado nesses países, a empresa criou, em 2004, uma estrutura corporativa dedicada ao mercado latino-americano.
Hoje a Natura está presente com atividades de venda direta na Argentina, no Chile, no Peru e também no México, onde contamos com uma Casa Natura, um espaço especial para encontros e treinamentos, que proporciona o contato do público com nossos produtos. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor. Na França, a Natura abriu sua primeira loja mundial, a Casa Natura, em Paris. A operação por meio de venda direta teve início no país no fim de 2006. 
Para estabelecer um ambiente propício à expansão nacional e internacional, no fim da década de 1990 aprimoramos nossa governança corporativa por meio da criação do Conselho de Administração, em 1998, do Comitê de Auditoria e Administração de Riscos – responsável por recomendar a indicação de auditores independentes, revisar e avaliar processos importantes –, em 1999, e do Comitê de Recursos Humanos, dois anos mais tarde, com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para nossos colaboradores e administrar a remuneração de nossos executivos.
Em 1999, novos negócios foram acrescentados com a aquisição da Flora Medicinal, tradicional fabricante nacional de fitoterápicos. E mais uma vez inovamos ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de nossa pesquisa e desenvolvimento, o que nos auxiliou a lançar, em 2000, a linha Natura Ekos, o que anos mais tarde culminouem resultados históricos para nossa empresa, tanto em termos de produção como de vendas e rentabilidade.
Em 2000 também demos início a uma nova fase de investimentos em infra-estrutura e capacitação, com a construção do Espaço Natura, um moderno e integrado centro de produção, logística, pesquisa, desenvolvimento de produtos e treinamentos, inaugurado em 2001, em Cajamar (SP).
Nesse mesmo ano, realizamos uma nova reorganização societária. Transferimos o controle da nossa subsidiária Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., ou Natura Indústria, até então controlada pela Natura Empreendimentos, para a Natura Cosméticos; criamos a Natura Logística e Serviços Ltda., para prestar serviços de logística e administração para todas as empresas do grupo Natura; e constituímos a Natura Inovação, para prestar serviços de pesquisa e desenvolvimento de produtos para a companhia.
Em março de 2004, completamos outra reorganização societária na qual a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações. Essa reorganização teve como objetivo simplificar nossa estrutura societária para a realização da oferta pública de ações, por meio da eliminação de nossas antigas holdings. (Ver estrutura societária abaixo, figura expandida na fl. 20)
Nossa estrutura societária atual está representada da seguinte maneira:
Para divulgar as informações sobre nosso desempenho, fomos a primeira companhia brasileira a adotar, na íntegra, em seu relatório anual as diretrizes recomendadas pela Global Reporting Initiative (GRI), uma organização criada por diversas instituições multilaterais para o desenvolvimento de um modelo comum de divulgação voluntária dos impactos econômico, social e ambiental de empresas. Desde 2000, nosso Relatório Anual também segue os parâmetros da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
No ano de 2006, novos passos foram dados visando a continuidade do crescimento de nosso negócio e também o aperfeiçoamento constante dos produtos, sempre renovando nosso comprometimento com a inovação e com a qualidade das relações. Entre esses novos passos está o investimento em novos centros de tecnologia. Demos início à construção de um Centro de Pesquisa e Tecnologia em Campinas (SP), e inauguramos um Centro Avançado de Pesquisa na França.
Outra inauguração marcou uma nova frente em que a Natura passa a atuar no Brasil. A abertura da Casa Natura em Campinas, em setembro de 2006, segue a experiência mexicana, mas agregou conceitos e evoluções sobre como receber as pessoas, como tratar a diversidade de interesses das consultoras e da comunidade do entorno. Além da exposição dos produtos, a casa conta com internet, coffee-break e massagistas portadoras de deficiência visual. Serve ainda de espaço para a realização de cursos sobre diversos temas da cosmética e da sustentabilidade, destinados às consultoras, à comunidade de entorno e aos consumidores.
Com a proposta de estabelecer modelos de negócios que garantam o desenvolvimento econômico e social das regiões e também que assegurem o manejo ambientalmente correto, decidimos instalar uma saboaria em Benevides (PA), mantendo um modelo único quanto ao relacionamento com as comunidades e cooperativas produtoras de ativos. 
Dentro do projeto da saboaria, implantamos ainda uma fábrica de produção de noodle (massa vegetal, uma das matérias-primas utilizadas na fabricação de sabonetes). Com o seu funcionamento, o nosso objetivo é, ao ter uma operação de consumo de noodle, desenvolver comunidades e cooperativas da região para que sejam fornecedoras de oleaginosas, a matéria-prima. É um projeto de grande importância social, cujo principal objetivo é o desenvolvimento da região.
Produtos e conceitos
Nossas crenças e visão de mundo dão origem a conceitos que inspiram a criação de nossos produtos. Eles são desenvolvidos com o compromisso de integrar as dimensões físicas, intelectuais e emocionais das pessoas e suas relações familiares, profissionais, sociais e com o meio ambiente. Por isso, devem ser instrumentos de informação, de ampliação da consciência e da busca de aperfeiçoamento pessoal.
Em 2005 o portfolio da Natura era formado por mais de 600 produtos, nas categorias de maquiagem, tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral, divididos em diversas linhas (para conhecer nosso portfolio completo, visite o www.natura.net). 
Entre nossas linhas, três se destacam por simbolizar, de maneira mais eloqüente, a visão de mundo da Natura e transmitir os valores mais caros à empresa: Chronos, Mamãe e Bebê e Ekos. Não por acaso, elas foram criadas em momentos essenciais da nossa história e transmitem conceitos importantes e universais.
Natura Chronos foi a primeira linha a combater os estereótipos e os padrões de beleza. Coerentemente, adotamos um novo conceito para a categoria de cremes para o rosto - anti-sinais - e estabelecemos um padrão inovador de comunicação, ainda na década de 90, ao valorizar a Mulher Bonita de Verdade, disseminando a idéia de que é possível sentir-se bem e bela em qualquer idade.
Nossos produtos são também instrumentos de ampliação da consciência e do aperfeiçoamento do indivíduo
O vínculo entre a mãe e o bebê determina, em grande parte, como o indivíduo vai se relacionar consigo mesmo e com o mundo. Esse vínculo foi o conceito que nos inspirou a criar a linha Natura Mamãe e Bebê. Nossos produtos foram especialmente desenvolvidos para estimular a manifestação desse amor por meio dos cinco sentidos - toque, olfato, olhar, audição e amamentação -, um universo de sensações e sentimentos a serem explorados.
A Natura Ekos iniciou um novo ciclo na história da empresa e mostrou que é possível buscar a inovação a partir da própria natureza. Nessa linha tudo leva ao Bem Estar Bem de cada um e de todos, a começar pelo uso de ativos da biodiversidade, que a Natura procura obter de forma sustentável. Seus benefícios, cientificamente comprovados, resgatam a experiência que as populações tradicionais acumularam ao longo de séculos de convivência com as florestas. 
Prêmios e Reconhecimentos
Ao longo dos anos, a empresa ganhou inúmeros reconhecimentos por sua atuação. Entre os prêmios recebidos em 2006, os de maior destaque são:
Prêmio Maiores e Melhores na categoria Higiene, Beleza e Cosméticos – revista Exame 
Empresas Mais Admiradas do Brasil, nos Fatores-Chave Ética, Compromisso com RH, Qualidade de Gestão, Responsabilidade Social e Inovação – revista Carta Capital/Intersciense
As 50 Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar e as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar – revista Exame
As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina
Melhor Governança Corporativa – IR Magazine Brazil Awards
Governança Corporativa
Em dezembro de 2000, a BOVESPA deu início ao funcionamento de um segmento especial de negociação de ações denominado Novo Mercado. Esse novo segmento tem como propósito atrair companhias abertas dispostas a fornecer maiores informações ao mercado e aos seus acionistas a respeito de seus negócios e que se comprometam a adotar práticas de governança corporativa, tais como práticas diferenciadas de administração, transparência e proteção aos acionistas minoritários. As companhias que ingressam no Novo Mercado submetem-se a determinadas regras mais rígidas, obrigando-se, por exemplo, a:
Emitir apenas ações ordinárias, 
Manter, no mínimo, 25% de ações em circulação do capital da Companhia, 
Detalhar e incluir informações adicionais nas informações trimestrais e 
Disponibilizar as demonstrações financeiras anuais no idioma inglês e com base em princípios de contabilidade internacionalmente aceitos 
Desde 2004, a Natura é uma companhia aberta, com ações negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
Apoio e Patrocínio
Desenvolvimento sustentável
Estamos comprometidos com a construção de caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentávele procuramos compartilhar esse compromisso com nossos diversos públicos. Nossas relações com as comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade usados nos nossos produtos contemplam a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento local, porque acreditamos que essa é a forma de manter o equilíbrio da cadeia da vida.
Por isso, nesta área de nosso programa de Apoios e Patrocínios, damos prioridade a iniciativas que estimulem a geração de trabalho e renda, por meio da capacitação de empreendedores para o desenvolvimento de projetos locais e do apoio à implantação desses projetos. Também procuramos subsidiar programas de proteção de áreas e espécies ameaçadas e o desenvolvimento de soluções de gestão ambiental inovadoras.
Empreendedorismo e protagonismo feminino
Projetos que valorizam as ações de mulheres empreendedoras ou protagonizadas por elas recebem nossa atenção especial porque acreditamos que, ao ampliar as suas oportunidades de desenvolvimento, não apenas beneficiamos os indivíduos diretamente envolvidos, mas também a sociedade como um todo. 
O foco do nosso programa de Apoios e Patrocínios para essa área são os trabalhos que tenham por objetivo promover a igualdade para as mulheres de todo o mundo ou ressaltar a atuação daquelas que transformam a realidade. E que também possam inspirar outras ações duradouras, contribuindo, assim, para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Fortalecimento de organizações da sociedade civil e governamentais
	
	Nosso estilo de gestão se caracteriza por uma disposição permanente de mobilizar grandes redes de forma a gerar valor para a sociedade como um todo. Temos convicção de que o envolvimento das organizações sociais, civis e governamentais, é estratégico para o estabelecimento de políticas públicas que contribuam para um modelo de desenvolvimento sustentável. Também é fundamental para levar às comunidades os melhores conceitos de responsabilidade social e ambiental.
Nesse sentido, damos prioridade nos investimentos a projetos de entidades e associações que estejam alinhadas com esses princípios, de acordo com nossas opções estratégicas. Apoiamos, ainda, iniciativas que representem os setores em que atuamos e promovam as atividades da Natura. 
Música
A música dissolve fronteiras, aproxima as relações. Transporta as pessoas para outros estados de espírito, para outras paisagens, para outras culturas. Cria imagens, desperta e embala os sentidos. Emociona, concilia corações e mentes, nos faz sentir a vida. 
Acreditamos que a música capaz de despertar essas sensações é aquela que tem ao mesmo tempo raiz e antena. Raiz como local, ligação íntima e profunda com um lugar, sua gente, sua história, seu momento, seus valores, seu jeito de ser. Antena como global, interação com o outro, com o diverso, com o distante. 
Para identificar e valorizar essa música, apoiamos iniciativas artísticas que dêem visibilidade ao rico patrimônio musical brasileiro.
Programa Natura Campus
A Natura é hoje uma empresa que prima pela geração constante de produtos inovadores, investindo continuamente em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Nos últimos anos, a Natura tem expandido seus negócios através da abertura de novos mercados. Frente aos novos desafios, acredita que o investimento crescente em inovação tornará a empresa mais competitiva no cenário internacional. Como parte desta estratégia, inaugurou um novo laboratório em Paris em Outubro de 2006 e deve expandir ainda mais sua área de Pesquisa e Tecnologia com a construção de um novo espaço que será inaugurado em 2008, em Campinas/SP.
Consciente da importância da geração de inovação, a Natura reconhece que é indispensável não só garantir volumes crescentes de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas também seu uso de forma mais eficiente, mantendo o foco em nossos diferenciais. Assim reforçará a opção de aprofundar a pesquisas sobre a biodiversidade brasileira e sua utilização sustentável em nossas formulações. Ao mesmo tempo, intensificará projetos de pesquisa próprios e a associação com redes de pesquisa científicas e acadêmicas no Brasil e no exterior.
Pensando em inovação a empresa possui uma estrutura voltada para criação de novos conceitos, produtos e tecnologias. A Vice-Presidência de Inovação abriga as diretorias de Marketing, Pesquisa e Tecnologia, Desenvolvimento de Produtos e Serviços Técnicos. Em conjunto essas áreas criam os produtos que chegam até nossos consumidores finais.
Além disso, cada vez mais a busca de parceiros que compartilhem nossas crenças e valores, e que complementam nossos conhecimentos será de fundamental importância para buscarmos uma posição diferenciada no mercado nacional e internacional.
Nossa busca será por inovação radical, de modo que nossa pesquisa gere novas possibilidades e nos coloque cada vez mais à frente na geração de inovação. Para que isso seja possível, investiremos em projetos de pesquisa desenvolvidos em instituições de ciência e tecnologia com aplicação nas áreas de interesse da empresa, em aquisição de novas tecnologias e em projetos de pesquisa desenvolvidos parcialmente na Natura por alunos de mestrado e doutorado. Todo esse investimento em parceria em pesquisa científica será feito através do Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica 2007, que você conhecerá melhor através desse canal de comunicação.
Além desses, Programa Mamãe e Bebe e Ver para Crer.
Sustentabilidade
Acreditamos que é possível construir um mundo melhor e, a cada dia, trabalhamos mais para isso. Em 2005, todos os nossos sabonetes em barra foram vegetalizados, ou seja, deixamos de usar base animal e substituímos por um ativo vegetal.
No final de 2006, inauguramos a nova fábrica da Natura - Unidade Industrial Benevides, no Estado do Pará. Este projeto inovador sinaliza não só a nossa disposição de ampliar a vegetalização de nossos produtos, mas também o nosso compromisso com uso sustentável de ativos da nossa biodiversidade.
Nesta Unidade foi desenvolvida uma nova tecnologia em que não é necessária a extração da glicerina da base do sabonete o que proporciona sensação de pele hidratada e macia, deixando um filme protetor.Este processo só é possível com uma base de sabonetes vegetal, pois a extração de glicerina em uma base animal é fundamental para retirar outras impurezas retidas no processo.
Além disso, estimulamos o cultivo e a produção responsável de matéria-prima para a produção dos sabonetes, além de incentivar a conservação de espécies nativas da região.
Sobre categorias de produtos – Inovação e Segmentação
Abaixo, a evolução do mix de categorias de produtos, o crescimento de 2001 a 2006 e o crescimento médio ponderado de 2001 a 2006.
Posicionamento atual da Natura no ambiente competitivo
O mercado brasileiro de cosméticos vem crescendo em um nível muito superior ao do PIB nos últimos anos, refletindo efeitos demográficos que devem continuar impulsionando este forte desempenho no futuro.
A Natura, por sua vez, vem crescendo acima da média do setor. Seu desempenho superior deve continuar, sustentado pelo reconhecimento da marca, eficiência de operação e uma distribuição direta bem gerenciada. De acordo com a ABIHPEC/Sipatesp, ao final de 2006, a Natura atingiu uma participação de mercado de 22,8%, bem superior aos 14,3% de 2001.
A maior participação da Natura em mercados que apresentaram taxas de crescimento acima da média do setor, dentre os quais fragrâncias e tratamento da pele, explica parcialmente o seu crescimento acima da indústria nos últimos anos.
Na tabela a seguir estão apresentadas informações do setor e da Natura no ano de 2006, por segmento:
Projeção de participação da Natura no Mercado Futuro
A Natura está bem posicionada para atingir maior participação de mercado, já que as expectativas para o mercado apontam para um crescimento superior à média em segmentos onde a Natura apresenta maior exposição, com destaques para fragrâncias e tratamento de pele.Além de representar mais de 70% das vendas da Natura, os produtos desse segmento são adequados para a distribuição direta, uma vez que a interação pessoal entre representantes de vendas e consumidores potenciais abre espaço para sugestões sobre os produtos e seus benefícios.
A tabela a seguir apresenta as projeções de crescimento, por segmento, tabuladas pela Euromonitor. Devido à grande exposição da Natura em fragrâncias e tratamento de pele - dois dos segmentos mais representativos e de maior crescimento projetado -, a empresa deverá continuar a ganhar participação de mercado de maneira consolidada. Além disso, a estratégia da Natura de ganhar maior penetração nos segmentos onde sua participação é baixa pode implicar em um ganho ainda maior de participação de mercado.
Sazonalidade
Na Natura temos dois picos de demanda durante o ano – no mês de novembro por conta do Natal e nas semanas anteriores ao Dia das Mães. Em novembro, por exemplo, tipicamente temos uma demanda aproximadamente 60% mais elevada do que a média dos outros onze meses do ano devido aos pedidos de Natal.
As tabelas a seguir ilustram a sazonalidade da receita líquida consolidada e do EBITDA ajustado* da Natura Cosméticos. Podemos verificar que a receita é mais concentrada no quarto trimestre em decorrência do Natal. Já a sazonalidade do EBITDA ajustado apresenta um comportamento mais volátil. Esta maior flutuação do EBITDA ajustado decorre do fato de certas despesas terem distribuição variável ao longo do ano. 
*EBITDA Consolidado é o lucro antes das despesas financeiras líquidas, imposto de renda e contribuição social, depreciação, amortização, participação das debêntures subordinadas (somente até 2004) e participação dos minoritários.
Panorama do Setor de Cosméticos (fragâncias e produtos de higiene pessoal)
No Mundo
O mercado global de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal totalizou US$ 269 bilhões em 2006, um crescimento de 4,7% em relação ao ano anterior.
Apesar de registrar um crescimento menor do que o apresentado nos anos anteriores, o mercado mundial de cosméticos e produtos de higiene pessoal continua a crescer. Este crescimento deve-se a um conjunto de fatores macroeconômicos e a manutenção do crescimento acelerado em algumas regiões do globo tais como Europa, América Latina e alguns mercados-chave na Ásia.
Entre os fatores macroeconômicos estão o crescimento do poder de consumo em todo o mundo, o envelhecimento da população e o aumento de sua expectativa de vida impactando a preocupação com a aparência das pessoas e, portanto, incentivando o hábito de cuidados preventivos com a saúde e estética. Mudanças climáticas e de estilo de vida também são citadas como impulsionadoras do consumo destes artigos em todo o mundo aliadas ainda ao avanço tecnológico, que aumenta a eficácia dos produtos e, colabora para que os fabricantes desenvolvam cada vez mais estratégias de mercado eficientes.
Abaixo, o comparativo entre as regiões:
Entre as regiões de maior crescimento médio ponderado no período de 2001 a 2006 estão a Europa Oriental, a Australásia e a América Latina. 
Entre os países da Europa Oriental, a região de maior crescimento neste período, os destaques ficaram para a Rússia, o maior mercado de cosméticos e higiene pessoal da região, Romênia, o país de crescimento mais rápido e a Ucrânia, que vem apresentando boas taxas de crescimento e que representa hoje a maior promessa desta região européia. 
O crescimento do mercado mundial no período de 2001 a 2006, entretanto, foi alavancado principalmente pelas seguintes regiões:
Europa Ocidental, que contribuiu com 38% do crescimento do mercado global. Entre os países desta região destacam-se a França, a Noruega e os mercados promissores da Islândia e Holanda.
Ásia, que registrou uma contribuição de 22% e que destaca principalmente o Japão, seu maior mercado de cosméticos e higiene pessoal, a Coréia do Sul, o crescimento mais rápido e a China, que promete registrar um crescimento de mais de 60% no período de 2006 a 2010.
América Latina, com 18% de contribuição para o crescimento neste mesmo período, cujo maior mercado é o Brasil e que representa 47% de todas as vendas latinas.
Além da economia favorável, dois fatores importantes que contribuem para o aquecimento dos mercados emergentes como Brasil e Rússia: a qualificação do consumidor no que diz respeito à preferência crescente por produtos de maior valor agregado – qualidade sobre o preço – e o desenvolvimento crescente do sistema de distribuição, seja no aumento da força de vendas do canal venda direta (ponto importante detalhado mais à frente), seja no desenvolvimento do canal hipermercado para melhores espaços de venda.
Na América Latina
Grande parte do crescimento da América Latina em 2005 e 2006 é justificado pelo bom desempenho do mercado brasileiro. 
Este deve-se entre outros fatores a valorização do Real frente ao Dólar americano que não só proporcionou a manutenção do custo das matérias-primas como trouxe estabilidade aos preços dos produtos premium importados influenciando o crescimento da demanda por esses produtos. 
Entre os fatores responsáveis por essa vitalidade do mercado brasileiro estão o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Sob o ponto de vista do aumento de oferta destacam-se a segmentação dos produtos e o aumento da eficiência do canal de vendas diretas, uma das molas propulsoras do crescimento do mercado de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria.
Sobre as categorias – tendências que seguem as globais
A maior categoria da América Latina ainda é a de produtos para cabelos que detinha em 2006, 24% do mercado de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria. Entre as categorias que apresentaram o maior crescimento médio ponderado entre 2001 e 2006 estão respectivamente tratamento da pele (15%), desodorantes (15%), produtos para cabelos (14%) e produtos infantis (14%).
Na categoria de produtos para cabelos as empresas líderes de mercado são Unilever, Procter & Gamble e L’Oréal que juntas somam 48% do mercado nesta categoria. Em perfumaria, Natura, Avon e Boticário somam 47% do mercado latino sendo a Natura responsável por 20% do total das vendas na categoria. Este resultado é bastante influenciado pelo tamanho da categoria no Brasil. 
A terceira maior categoria da América Latina, tratamento da pele, é também apresentada como uma tendência global de consumo, considerando o envelhecimento da população mundial e o aumento da expectativa de vida. No mercado latino, tratamento da pele detém 13% do mercado de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria e os players com maior participação são Avon, Natura, Nívea e L’Oréal que juntos somam 43% de toda a categoria. A venda direta, representada por Natura e Avon, vêm demonstrando boa receptividade dentro desta categoria em função principalmente do caráter “consultivo” das revendedoras, do acesso diferenciado a todos os segmentos de público e de uma boa relação custo-benefício.
Na tabela abaixo, o comparativo entre as participações de cada uma das categorias no ano de 2006 entre os maiores mercados de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria da América Latina:
No Brasil
Tamanho do Setor – Metodologias
O setor brasileiro de cosméticos é acompanhado basicamente por duas instituições: o Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (ABIHPEC/Sipatesp) e pelo Euromonitor International.
As duas instituições utilizam metodologias distintas para definir o tamanho do mercado. A ABIHPEC/Sipatesp utiliza receita líquida das empresas fabricantes do setor, por outro lado, o Euromonitor utiliza diversas fontes para estimar o mercado total com base no preço praticado junto ao consumidor final.
As diferenças de metodologia para determinação do tamanho do mercado de cosméticos afetam diretamente a participação, por segmento, das diversas empresas que fazem parte desse mercado,inclusive da própria Natura.
Perfil Geral do Mercado e do Setor
A diversidade brasileira no que tange à geografia e à demografia representa desafios e oportunidades únicas para os fabricantes de CF&T. O território brasileiro, com seus 8,5 milhões de Km2, possui diferenças climáticas significativas, e os estilos de vida variam profundamente, das regiões altamente urbanizadas ao longo do Sudeste até as regiões de baixa densidade populacional do Norte. Adicionalmente, os 180 milhões de habitantes no Brasil representam uma complexa mistura de origem Africana, Européia e Asiática. Ainda que o mercado brasileiro contenha milhões de consumidores e produtos para o mercado em massa, tais diferenças fornecem oportunidades para os fabricantes desenvolverem produtos especializados, que freqüentemente podem competir com êxito contra os produtos existentes para o mercado de massa.
Crescimento
O setor de Cosméticos, higiene pessoal e perfumaria registrou um crescimento impressionante nos anos de 2005 e 2006. A boa performance deve-se em parte a estabilização dos preços dos produtos, em geral reajustados abaixo da taxa da inflação, a valorização do Real frente ao Dólar Americano, o crescimento da população jovem, o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, a segmentação eficiente de produtos e ao aumento do canal de vendas diretas.
A melhora significativa observada no crescimento do PIB de 2003 para 2004 e que refletia-se no bom desempenho do segmento, não se repetiu nos anos posteriores. Mesmo com o crescimento mais lento da economia brasileira, o setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria apresentou força e vigor para continuar crescendo. De 2004 a 2005 o setor cresceu 17% e de 2005 a 2006 outros 13% contra 2,9% e 3,7% de crescimento do PIB nestes mesmo períodos. 
Categorias – algumas peculiaridades do mercado brasileiro
Além das macro-tendências globais, que naturalmente desembarcam no Brasil através das grandes fabricantes multinacionais, o mercado brasileiro possui algumas características importantes de serem destacadas.
A adoção da estratégia de segmentação tem em vista públicos ainda não atendidos de forma específica, como o homem, jovens e os consumidores mais maduros, e no Brasil tem ainda uma leitura mais ampla que é a grande parte da população negra. Atender às necessidades étnicas da miscigenação brasileira configura-se como boa oportunidade para os fabricantes presentes no país, não apenas através de produtos, como também em comunicação diferenciada.
Um dado complementar ainda sobre o olhar da segmentação é que o Brasil possui uma das populações mais jovens do planeta. Segundo o IBGE, aproximadamente 60% da população brasileira está abaixo da faixa dos 30 anos de idade. 
O bem-estar vem provando ser uma forte tendência no setor, afetando principalmente a classe média economicamente ativa. Consumidores nesta faixa têm se mostrado bastante interessados em produtos e serviços que promovam sensação de relaxamento e bem-estar. Freqüentam academias, clubes, dermatologistas e spas, e são aqueles que tem impulsionado categorias como cabelos, tratamento e proteção solar.
Um dos fatores que também parece influenciar bastante o desenvolvimento do setor no Brasil é o grande crescimento das publicações voltadas à beleza e estética. O Brasil possui a mais ampla variedade de revistas femininas e masculinas de toda América Latina, com títulos nacionais e internacionais de importância, que favorecem na comunicação de tendências de moda e de anúncios das principais marcas – particularmente impulsionadoras do crescente consumo masculino.
O dinamismo do mercado é ainda evidenciado pelo aparecimento cada vez mais freqüente de linhas específicas para as estações do ano, como o verão, por exemplo. Diversas categorias são desenvolvidas nestes períodos (para cabelo, tratamento de pele, produtos infantis, etc), estimulando o consumo.
A utilização da biodiversidade brasileira ainda é tema recorrente e cada vez mais utilizado pelas diversas marcas como diferencial, em uma espécie de competição pelo ativo/ingrediente mais inédito no mercado.
Canais de venda – mercado especialmente favorável para venda direta
O varejo ainda é o líder absoluto entre os canais, ainda que venha perdendo participação ao longo dos anos. Os hipermercados vêm perdendo espaço para a crescente importância do médio e pequeno varejo – algumas importantes mudanças nos espaços de venda têm ocorrido – e mesmo o canal farmácia têm se mostrado vigoroso no que diz respeito à melhora de seus lay-outs para atender ao consumidor em bens de consumo.
A Venda Direta segue forte como o segundo canal de vendas mais importante do país, graças ao bom desempenho e contínuo desenvolvimento de fabricantes como Natura e Avon. As lojas especializadas também vêm mantendo firme a sua participação, contando com a importante presença de O Boticário como líder entre elas. 
Cenário Competitivo – forte presença de empresas locais 
Em termos de crescimento, a Natura é uma das empresas mais agressivas do setor. Com a plataforma corporativa baseada em “Desenvolvimento Sustentável”, a Natura tem obtido grande reconhecimento nacional e internacional, através da linha Natura Ekos.
No ano de 2006, a Natura passou a ocupar a primeira posição no ranking dos fabricantes em participação de mercado em valor, ultrapassando a ex-líder em higiene pessoal Unilever, que detém marcas tradicionais e de sucesso como Lux, Rexona, Seda e a mais recém conceituada, a marca Dove.
A Avon é a segunda maior empresa de vendas diretas do setor e a terceira no ranking dos fabricantes, tendo perdido espaço essencialmente para Natura. Caracteriza-se pelo amplo portfólio de produtos, que atende aos diversos públicos e às diversas faixas de renda da população, e também pela maior força de vendas em todo o mundo: 1 milhão de revendedoras só no país. Por ano, possui 19 campanhas, distribui cerca de 114 milhões de catálogos e atinge cerca de 25 milhões de consumidores. Assim como a Natura, possui maior força no tripé de categorias cosméticas (core beauty): maquiagem, perfumaria e tratamento de pele.
O Boticário - 100% brasileira assim como Natura – é a maior franquia de perfumaria e cosméticos do mundo. Possui quase 2.300 lojas em todo Brasil, que comercializam cerca de 600 itens, nas diversas categorias. Sua maior força está na categoria perfumaria, a que recebe maiores investimentos em desenvolvimento e mídia. O Boticário ocupa a sexta posição no ranking, atrás da multinacional Colgate-Palmolive .
Importante destacar que a atratividade do crescimento deste mercado faz com que sempre haja novos entrantes, nacionais e internacionais, em todos os canais de venda – varejo, franquia e vendas diretas. No entanto, vale a ressalva: mesmo com todo dinamismo apenas 6 empresas detém 52% do mercado total.
Analisando particularmente as categorias nas quais a venda direta tem sua maior força (maquiagem, perfumaria e tratamento de pele), vale destacar o desempenho ainda mais evidente da Natura em participação de mercado. Os ganhos são provenientes dos 3 principais competidores nestas categorias: Avon, O Boticário e L’Oréal.
�
�PAGE �
�PAGE �18�
_1075483409/ole-[42, 4D, 72, D2, 00, 00, 00, 00]

Continue navegando