Buscar

Primeira Entrega Administração Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos de Administração Geral II - Tarefa 1
Nome: Felipe Ewerton de Oliveira Rodrigues	 		 	 N° USP: 8966090
Qual é a abordagem gerencial de administração predominante
A abordagem gerencial de administração dominante na AMBEV é a administração por objetivos (APO). A APO é vista como uma técnica de direção de esforços, através do planejamento e controle administrativo, fundamentada no princípio de que para atingir resultados a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. A Ambev, tem sua visão clara, que é ser a melhor plataforma de produção e distribuição de cerveja do mundo. 
“Para nós Ser Melhor é definido, por outro lado, pelo alcance da mais alta rentabilidade na indústria cervejeira. Entretanto, isso vai além dos números. Deve ser conquistado com qualidade”
A APO também pode ser vista como um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento, e um dos focos da Ambev, é a busca constantemente o crescimento sustentável em sua receita líquida, principalmente através de quatro iniciativas distintas: Gestão do portfólio; Aumentar a participação dos gastos do consumidor; Participação de mercado; e Aumentar o consumo per capita.
Por fim, na APO os gerentes, superiores e subordinados de uma organização, em conjunto, definem suas metas comuns e especificam as áreas principais de responsabilidade de cada posição em relação aos resultados esperados de cada um, e utiliza essas medidas como guias para a melhor operação do setor e verificação da contribuição de cada um de seus membros. Na AmBev, o controle dos custos e despesas é uma das prioridades dos funcionários da Companhia. Cada departamento deverá observar o seu respectivo orçamento anual dos custos fixos; os funcionários dos referidos departamentos que excederem o orçamento não tem direito ao bônus. Além disso, a companhia adota um sistema de remuneração variável para todos os empregados, que é vinculado ao cumprimento de metas desafiadoras. Portanto, abordagem gerencial de administração dominante na AMBEV é a administração por objetivos. 
Quais as outras duas que também aparecem
Outra abordagem que também aparece na Ambev é a administração japonesa que foca em fatores como produtividade e alta qualidade de sua produção. Isso pode ser verifado na busca incessante pela alta rentabilidade na indústria cervejeira e também pela preocupação com a qualidade e não somente com os números. O controle dos custos e despesas também é uma das prioridades dos funcionários da Companhia. Cada departamento deverá observar o seu respectivo orçamento anual dos custos fixos; os funcionários dos referidos departamentos que excederem o orçamento não tem direito ao bônus.
Por fim, a terceira abordagem gerencial que aparece na Ambev é a administração empreendedora. Dentre as suas características estão a inovação, risco e criatividade. A valorização da iniciativa empreendedora e do Intraempreendedor, a busca de oportunidades de negócio e a participação nos resultados. Isso está presente na cultura da Ambev, pois a Companhia tem consciência do valor e importância de funcionários altamente qualificados, motivados e comprometidos. As habilidades gerenciais distintas são (i) ética do trabalhador; (ii) avaliações focadas em resultados; (iii) incentivo para que os executivos da AmBev atuem como donos, não apenas como diretores; (iv) liderança através do exemplo pessoal; e (v) apreço por experiências de campo.

Outros materiais