Buscar

CONT.MET.PRAT.ENS.CRECHES ED.INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV CONT.MET.PRAT.ENS.CRECHES E ED. INFANTIL – JUNHO 2015
Emília é educada numa creche pública que diz apresentar uma proposta de formação integral, incluindo no seu cotidiano atividades de recreação, momentos para brincadeira livre, passeios ecológicos e pelas redondezas do bairro, idas às bibliotecas, plantio na horta, entre outros. Nesta creche as crianças brincam muito e aprendem a escrever a partir da necessidade da comunicação, ou seja, quando precisam escrever um bilhete, uma listagem de compras, um recado para um amigo. A escrita não é imposta e nem é cobrada a correção da língua, pois eles estão em processo de construção da escrita aos 4 anos de idade. Escrevem da forma como sabem e ficam bastante atentos às características de cada portador textual: carta, bilhete, listas, receitas entre outros. Você avalia que esta creche tem uma proposta pedagógica voltada para a escrita como práticas de letramento? Justifique.
Gabarito: Sim, essa escola trabalha com a escrita com a função social que ela apresenta na sociedade e nos contextos discursivos em que poderia ser utilizada. Não há treinamentos nem visão mecanicista do processo, ao contrário, há uma produção cognitiva e reflexiva por parte das crianças.
A "creche Jabuti" está estruturando o seu trabalho do próximo ano, e a equipe vem planejando suas ações baseada nas ideias de que: "as crianças necessitam correr, pular subir e expressar suas emoções pelo movimento". Ao considerarmos as afirmativas acima é possível afirmar que a equipe deverá considerar que:
	as atividades não devem ser planejadas em locais variados.
	movimentos amplos não estão associados a facilidade de expressar-se com o corpo.
Certa	é importante que a criança adquira o conhecimento de seu próprio corpo até a possibilidade de se mover com eficiência.
	o corpo não deve ser valorizado como instrumento de expressão das crianças.
	o importante é garantir que as crianças não corram para não se machucar.
De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
Certa	os negros
	os brancos
	os filhos de colonos
	os nobres
	os índios
As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil constituem-se na doutrina sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação que irão orientar as instituições de Educação Infantil na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
	compartilhar princípios de responsabilidades, num contexto de flexibilidade teórico-metodológica, de ações pedagógicas, planejamento e avaliação do processo educacional
Certa	reconhecer que as aprendizagens são construídas na interação entre os processos de Princípios éticos da autonomia, estéticos da sensibilidade, criatividade e políticos dos direitos e deveres de cidadania.
	valorizar as identidades pessoais, no sentido do reconhecimento das diversidades e peculiaridades básicas e às variações sócioeconômicas.
	conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã;
	ter necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários e planos de carreira.
 A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.
Certa	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanos que vão interferir no desenvolvimento das crianças.
o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
Em relação ao perfil do educador que irá trabalhar com crianças, existem algumas condições estruturais que irão refletir na qualidade do trabalho que será oferecido para as crianças. Abaixo estão citadas algumas delas EXCETO:
	formação continuada
	reuniões de equipe
Certa	planejamento rígido
	supervisão pedagógica
	observações sistemáticas do trabalho pedagógico
Piaget considera o brincar como fundamental para o desenvolvimento da criança. O autor classifica o jogo em:
	Jogo sem interação
Certa	Jogo de exercício, jogo simbólico e jogo de regras
	Brincadeira sem intenção
	Brincadeira sem regras
	Jogo de pares, jogo de mesa, jogo de palavras
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem princípios que devem ser considerados pelos educadores. Dentre os aspectos abaixo,marque o que NÃO deve ser destacado como um desses princípios:
	o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento de suas capacidades de expressão, à comunicação e interação social;
Certa	o atendimento aos cuidados essenciais associados ao acompanhamento de distúrbios comportamentais;
	o direito à uma educação de qualidade, um ambiente sadio e que promova o bem estar e a segurança da criança.
	o respeito à dignidade e os direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
	o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
O letramento deve ser pensado como uma atividade que exige que a criança seja inserida em um processo cultural, em que ela domine símbolos e instrumentos de nossa sociedade. Pensando nesse aspecto está INCORRETO afirmar:
	o teatro faz parte da história da humanidade. Faz parte da nossa construção tanto quanto a leitura para um dia ler e inserir-nos na sociedade
	A linguagem da criança é resultado de fatores orgânicos e sócio-culturais
	Pesquisas realizadas em diversos países demonstram que meninos e meninas que desde cedo escutam histórias lidas e/ou contadas por adultos, ou que brincam de ler e escrever adquirem um conhecimento sobre a linguagem escrita antes mesmo de estarem alfabetizadas
	Não precisamos temer atrasos hipotéticos em crianças que tenham brincado bastante durante o processo de aquisição da escrita
Certa	é importante haver uma superalfabetização e matematização de nossas crianças, pois elas devem ser preparadas para entrar na escola de ensino fundamental.
Cite 3 razões e justifique porque é importante valorizar o papel do professor como um mediador brincante?
Gabarito: 1) Pelo fato da importância que tem a brincadeira no período da vida em que se encontram as crianças. 2) O educador brincante consegue se aproximar e construir um vínculo seguro, permitindo com que as crianças sintam-se a vontade para expressar e colocar suas hipóteses. 3) Esse adulto que trabalha por meio de atividades lúdicas conseguirá maior respeito e suas atividades terão mais sentido para o grupo infantil.

Outros materiais