Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AV 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0241_AV_201301015369 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS 
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/11/2013 11:30:29 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301047817)
	3a sem.: desenvolvimento psicossexual
	DESCARTADA 
	Em se tratando da fase fálica, marque a alternativa que apresenta uma importante característica desta fase do desenvolvimento na formação da personalidade das crianças.
		
	
	Descoberta da relação de obediência às regras sociais
	
	Medo de perder o poder por não usar mais a fralda
	
	Medo de perder o amor dos pais por estar crescendo
	
	Descoberta dos gêneros: masculino e feminino
	
	Descoberta das relações de poder e submissão
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301044181)
	14a sem.: DISCALCULIA
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Sabemos que a Discalculia é um transtorno de Aprendizagem que acomete crianças de várias inserções culturais, pois suas causas são neurobiológicas. Das características abaixo, qual NÃO faz parte do quadro de Discalculia? 
		
	
	Interpretar os textos que antecedem os problemas matemáticos.
	
	Entender os princípios de medida. 
	
	Contar através de números cardinais e ordinais
	
	Controlar os gastos financeiros por utilização impulsiva do dinheiro.
	
	Montar operações matemáticas. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301047216)
	15a sem.: Processos Psicológicos Básicos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas. Está INCORRETO afirmar que: 
		
	
	os bebês durante os seus primeiros 6 meses de vida jamais armazenam novas lembranças.
	
	a capacidade de armazenar informações e recuperá-las dias, meses e anos após é muito fraca.
	
	a maioria dos adultos não consegue recordar eventos específicos de seus primeiros anos de vida.
	
	com menos de 6 meses de vida, bebês recordam apenas por um limitado período.
	
	um adolescente tem capacidade para resgatar informações armazenadas aos 10 anos de idade. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301047825)
	3a sem.: estagios cognitivos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Há várias teorias de aprendizagem e cada uma explica de forma diferente como a criança passa para estágios mais sofisticados de inteligência e desenvolvimento. Leia o texto abaixo e marque a questão que preenche corretamente as lacunas. "As diferentes etapas cognitivas apresentam características próprias e cada uma delas constitui um determinado tipo de equilíbrio. Ao longo do desenvolvimento mental, passa-se de uma para outra etapa, buscando um novo e mais completo equilíbrio que depende, entretanto, das construções passadas." A teoria acima se refere à teoria de desenvolvimento humano, proposta por _______________ e trata do conceito de __________________________. 
		
	
	Jean Piaget - Estágios de desenvolvimento cognitivo
	
	Carl Rogers - Empatia
	
	B. F. Skinner - Condicionamento Operante
	
	Lev Vygotsky - Zona de desenvolvimento proximal
	
	Jean Piaget - Egocentrismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301089596)
	4a sem.: LEV VYGOTSKY
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal inaugura uma nova forma de estruturar o trabalho com crianças, tendo em vista que elas aprendem muito no trabalho com pares coetâneos (mesma idade, mas em fases diferentes de desenvolvimento) e com pares que apresentem pequena diferença de idade, pois esta aprendizagem estimula o seu desenvolvimento. A partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, marque a resposta correta. 
		
	
	A brincadeira é importante para o desenvolvimento infantil em seu aspecto global, entretanto, em situações escolares a brincadeira não gera a zona de desenvolvimento proximal, pois não trata de conceitos científicos. 
	
	A Zona de desenvolvimento proximal poderá ocorrer quando houver uma interação entre pares que tenham uma diferença de idade de no máximo 2 anos, pois a diferença de idade levará a criança a precipitar o seu desenvolvimento para acompanhar a outra criança. 
	
	Quando pensamos em zona de desenvolvimento proximal com crianças da mesma idade, pensamos que ela pode ser gerada a partir de trocas de conhecimento que são feitas mediante as avaliações sistemáticas feitas pelos educadores. 
	
	Trabalhar com pares na mesma idade tem a vantagem de pressupor que todas as crianças terão as mesmas habilidades cognitivas construídas e amadurecidas e poderão realizar as mesmas atividades sem problemas de execução. 
	
	O conceito de Vygotski pressupõe que a interação entre crianças deve ser bastante controlada para que haja trocas eficazes e que gerem a zona de desenvolvimento proximal. Caso contrário, toda a atividade escolar pode virar uma brincadeira. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301089589)
	3a sem.: Freud
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Das características abaixo qual se relaciona à fase de desenvolvimento psicossexual descrita por Freud como fase Anal:
		
	
	Na fase anal, as regras morais que começam a ser apresentadas para a criança têm relação com a descoberta do órgão fálico e da projeção dos sentimentos de amor nos progenitores. 
	
	A retirada da fralda na fase anal acontece porque a criança já apresenta maturidade tanto no controle dos esfíncteres quanto na compreensão da higiene. Informações que são transmitidas e processadas graças ao desenvolvimento de linguagem. 
	
	As fraldas são percebidas pelas crianças como um elo entre elas e suas mães. No momento em que tão importante atividade afetiva é transformada, a criança se torna mais independente e se afasta da mãe. 
	
	As fraldas são substituídas por mais desenvolvimento na linguagem oral, o que torna a criança mais independentemente para se higienizar, se alimentar e até se proteger sozinha. 
	
	Com ou sem fraldas, a fase anal inaugura um conhecimento muito importante sobre identidade sexual das crianças. A partir dos 2 anos de idade, os meninos começam a compreender o universo masculino e as meninas, o feminino. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301044251)
	14a sem.: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Ao entrar na educação infantil com 4 anos de idade e fazer um pequeno teste para avaliar seus conhecimentos e habilidades construídas, Pedro não apresentou um bom desempenho num jogo de blocos lógicos que tinha como objetivo testar a capacidade de identificação das formas, nomear as cores, diferenciar tamanhos e encaixar nos devidos lugares correspondes. Quando ingressou no terceiro ano do Ensino Fundamental, Pedro com 8 anos de idade não conseguia nomear o valor do dinheiro, dizer a hora e realizar operações matemáticas como soma e subtração. Foi encaminhado para uma psicopedagoga para avaliação de um quadro de transtorno de aprendizagem. Qual área de conhecimento Pedro apresenta como deficitária e de qual transtorno estamos falando? 
		
	
	Raciocínio Lógico/Afasia 
	
	Habilidades Sociais/Discalculia 
	
	Habilidade Matemática/Discalculia 
	
	Raciocínio Lógico/Dislexia 
	
	Habilidades numéricas/Dislexia 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301047812)
	3a sem.: Piaget
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João,que estava do lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste estágio, a saber: 
		
	
	irreversibilidade
	
	antropomorfismo
	
	egocentrismo
	
	animismo
	
	intuição
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301047609)
	4a sem.: Modelo vigotskiano
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Marta é uma educadora da região metropolitana de São Paulo e recebeu Tadeu - um aluno portador de uma síndrome genética rara que causa déficit cognitivo e atraso em todo o desenvolvimento psicomotor. Tadeu com 7 anos de idade tem demonstrado evolução bastante positiva do seu quadro cognitivo e abre a possibilidade de reflexão sobre a importância do ambiente e das interações sociais para o desenvolvimento humano. Como Vygotsky poderia nos explicar o sucesso do desenvolvimento deste menino tendo como base a teoria sociocultural? 
		
	
	Nascer com uma síndrome genética é um dado irrelevante para a teoria de desenvolvimento elaborada por Vygotsky, já que, para o autor, a aprendizagem depende exclusivamente de fatores aprendidos no ambiente social. 
	
	Para Lev Vygotsky, mesmo tendo nascido com uma síndrome que levasse a prejuízo no desenvolvimento, Tadeu poderia se desenvolver graças às interações que acontecem em sua vida e a riqueza do seu ambiente cultural.
	
	Para Vygotsky, nascer com uma síndrome é uma fatalidade que afeta totalmente o desenvolvimento e só com muita sorte pode ser modificada ao longo da vida de uma criança.
	
	Para Vygotsky, o aprendizado somente se inicia quando a criança é capaz de imitar seus pares e, assim, progredir no desenvolvimento das habilidades cognitivas e relacionais.
	
	Vygotsky descreveu vários trabalhos sobre crianças deficientes em que defendia um tratamento diferenciado e particular para elas, pois somente poderiam aprender na interação com crianças igualmente deficientes e com os mesmos prejuízos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301067051)
	4a sem.: Vygotsky
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O filme Orquestra dos Meninos (2009), dirigido por Paulo Thiago, apresenta uma produção baseada em fatos reais, com história passada nos anos 1980, em Pernambuco, sobre o maestro Mozart Vieira. Na história, Mozart é um jovem que decide ensinar música para crianças e adolescentes que trabalham no campo e tem como resultado de sua ação: a ira de alguns políticos locais e o sucesso na formação sensível e apurada dos jovens músicos. Como explicar, utilizando a teoria de desenvolvimento de Lev Vygotsky, que crianças lavradoras conseguiram atingir tão sofisticado nível de desenvolvimento da habilidade musical? 
		
	
Resposta: As crianças mesmo sendo lavradoras, poderam se densenvolver devido as interações pessoais e ambientais trazidas pelo maestro, inserindo estas crianças no ambiente musical.
	
Gabarito: Para lev Vygotsky tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem são processos interligados e que ocorrem nas dinâmicas sociais. sendo assim, crianças lavradoras têm total potencialidade para tocarem instrumentos musicais desde que tenham bons mediadores ou pares mais capazes que possam cooperar com elas nessa função.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301067033)
	9a sem.: APRENDIZAGEM significativa
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Ao organizar uma visita ao museu de mineralogia em Outro Preto, o professor de geografia tinha como objetivo que os alunos aprendessem sobre a função da mineralogia na economia de Minas Gerais. Os alunos pesquisaram sobre o tema com os seus familiares de mais de 60 anos de idade e perguntaram como acontecia a extração das pedras. Fizeram um debate na sala de aula. Depois foram conhecer o museu e, por fim, trabalharam com pesquisa na internet sobre como está acontecendo esta extração atualmente. Avalie se essa proposta do professor de geografia contempla a aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. Explique a sua resposta. 
		
	
Resposta: O professor teve uma otima proposta, pois tais atividades, farão com que os alunos mesclem os novos conhecimentos com os conhecimentos já existente e levaram os alunos a produzirem suas visões sobre o tema e não apenas ter um trabalho que se tornara apenas mecânico e engessado.
	
Gabarito: Sim,pois foram exploradas as concepções prévias dos alunos e eles construíram conhecimento a apritr de uma experiência em que puderam somar novos conhecimentos às estruturas prévias já existentes.

Outros materiais