Buscar

PROVA. RECUP. FINAL 2005

Prévia do material em texto

PROVA DE HISTÓRIA – RECUPERAÇÃO FINAL – 2º ANO – PROF. MARCELO GULÃO
QUESTÕES TITULARES – G A B A R I T O
1ª QUESTÃO Valor 10,0 pontos (10 itens)
Leia o texto a seguir referente ao item 1.1
Ora se há coisa que se deve temer, depois de ofender a Deus, não quero dizer que não seja a morte. Não quero entrar em disputa com Sócrates e os acadêmicos; a morte não é má em si, a morte não deve ser temida. Digo que essa espécie de morte por naufrágio, ou então nada mais, é de ser temida. Pois, como diz a sentença de Homero, coisa triste, aborrecida e desnaturada é morrer no mar.
	Fonte: Adaptado de RABELAIS, F. "Gargântua e Pantagruel". 2. vols. Tradução de David Jardim Jr. BH/RJ, Vila Rica, 1991. Livro
IV. Cap. XXI.
1.1) Com base no texto é correto afirmar que
A morte natural ou em terra era a coisa mais triste e aborrecida que a morte no mar.
A morte por naufrágio não era vista como uma morte desnaturada.
Os navegadores seguiam a sentença de Homero, ou seja, feliz daquele que encontra a sepultura nas águas marítimas.
O encontro com a morte no mar suscitava muito pavor.
A "boa morte" era aquela que ocorria no mar.
Leia o texto abaixo referente ao item 1.2
Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: "A História está de luto". Duas figuras aladas, copiadas de um arco-de-triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo. 
1.2) A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa
a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã.
a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país.
a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena.
o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época.
o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades-estados.
Leia o texto abaixo para o item 1.3.
"Um fato saliente chamou a atenção de Adam Smith, ao observar o panorama da Inglaterra: o tremendo aumento da produtividade resultante da divisão minuciosa e da especialização de trabalho. Numa fábrica de alfinetes, um homem puxa o fio, outro o acerta, um terceiro o corta, um quarto faz-lhe a ponta, um quinto prepara a extremidade para receber a cabeça, cujo preparo exige duas ou três operações diferentes: colocá-la é uma ocupação peculiar; prateá-la é outro trabalho. Arrumar os alfinetes no papel chega a ser uma tarefa especial; vi uma pequena fábrica desse gênero, com apenas dez empregados, e onde conseqüentemente alguns executavam duas ou três dessas operações diferentes. E embora fossem muito pobres, e portanto mal acomodados com a maquinaria necessária, podiam fazer entre si 48.000 alfinetes num dia, mas se tivessem trabalhado isolada e independentemente, certamente cada um não poderia fazer nem vinte, talvez nem um alfinete por dia."
	FARIA, Ricardo de Moura et all. "História". Vol. 1. Belo Horizonte: Lê, 1993. [adapt.].
1.3) Pode-se afirmar que o documento sobre a Revolução Industrial, na Inglaterra,
relaciona a divisão de trabalho com a alta produtividade, situação bem diferente da produção artesanal característica da Idade Média.
enfatiza o trabalho em série e as condições do trabalhador nas fábricas, reforçando a importância das leis trabalhistas, no início da Idade Moderna.
demonstra que a produtividade está diretamente relacionada ao número de empregados da fábrica, ao contrário das Corporações de Ofício, em que a produção artesanal dependia do mestre.
destaca a importância da especialização do trabalho para o aumento da produtividade, situação semelhante à que ocorria nas Corporações de Ofício, de que participavam aprendizes, oficiais e mestre.
evidencia as idéias fisiocráticas e mercantilistas, ao realçar a divisão do trabalho, características marcantes da Revolução Comercial.
Leia o trecho abaixo referente ao item 1.4
"O Estado sou eu". Esta frase do Rei Luís XVI justifica, para ele, o seu poder absoluto que é fundamentado em uma teoria. 
1.4) O trecho acima refere-se a teoria do
Liberalismo
Socialismo
Iluminismo
Direito Divino
Calvinismo
Observe o gráfico referente aos ciclos da economia capitalista e a definição dos mesmos para a questão 1.5.
PROSPERIDADE: período do ciclo econômico com crescimento da produção, expansão dos investimentos, aumento dos lucros e queda do desemprego.
RECESSÃO: período de declínio da economia, com queda da produção e da taxa de lucro, combinados com o aumento das falências e do desemprego.
DEPRESSÃO: fase de crise econômica resultante de uma recessão prolongada. 
RECUPERAÇÃO: fim do ciclo depressivo, com a retomada dos investimentos e crescimento da produção.
1.5) Sobre os ciclos da economia capitalista, é CORRETO afirmar que: 
a Grande Depressão de 1929 é a mais longa da história do capitalismo.
a Primeira Guerra funciona como um fator de aquecimento da economia.
o imperialismo do final do século XIX favorece a recuperação do capitalismo.
a Segunda Guerra ocorre numa fase de prolongada recessão econômica.
a economia tem a mais extensa fase de prosperidade após a Segunda Guerra.
Leia os textos abaixo para a questão 1.6.
"Um discurso lançou raízes por todo o mundo, (...). Em poucos anos, ele transformou acontecimentos de fato relevantes numa visão de mundo e, mais precisamente em ideologia. Sobretudo desde a queda do Muro de Berlim e do colapso de todas as formas de pensamento historicista e de política voluntarista, deixamo-nos arrebatar pela idéia de que o mundo era regido pelas leis impessoais da economia..."
"Paralelamente às transformações decorrentes do avanço da industrialização e do desenvolvimento do chamado capitalismo monopolista, as potências européias, acompanhadas pelos Estados Unidos e Japão, deram início a uma vigorosa política anexionista que atingiu seu auge no período compreendido entre 1875 e 1914. Essa política anexionista, dirigida sobretudo para a África e para a Ásia, (...), teve como fundamentos e justificativas os seguintes fatores: a incorporação de áreas onde fosse possível a aplicação de excedente de capitais (...); a superação dos problemas decorrentes da falta de matérias-primas..."
1.6)Em relação aos textos I e II pode-se associar, respectivamente, o 
neocolonialismo e internacionalização.
estado monopolista e pré-capitalismo.
marxismo e modo de produção.
mercantilismo e autoritarismo.
globalização e imperialismo.
Leia o texto abaixo referente ao item 1.7
No final do século XIX deu-se a passagem do capitalismo de livre concorrência para o capitalismo dos monopólios. Neste período situa-se a fase em que, para as grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais importante do que a exportação de mercadorias.
1.7) É correto afirmar que esta é uma das explicações para
a origem do imperialismo.
o pioneirismo industrial britânico.
o surgimento dos bancos.
a eclosão da Guerra Fria.
a formação do mercado comum europeu.
Leia o trecho abaixo para a questão 1.8
"... nunca certas previsões do marxismo pareceram mais verdadeiras do que hoje: o que não deixa de ser o bastante irônico, se considerarmos que isso se dá no momento em que o marxismo está desacreditado como filosofia social"
	(Quentin Skinner, historiador inglês, 1998).
1.8) O que permite ao autor sustentar, respectivamente, a tese de descrédito e da validade do marxismo fundamenta-seno fracasso das experiências socialistas no século XX e no aumento extraordinário tanto da riqueza quanto da pobreza do mundo;
no êxito do capitalismo em eliminar as crises financeiras periódicas e no seu fracasso em fazer diminuir a população mundial;
na capacidade do capitalismo para controlar a pobreza e na sua dificuldade para desenvolver tecnologias que resolvessem problemas ambientais;
no desaparecimento da luta de classes e na intensificação da concorrência e do conflito imperialista entre as potências capitalistas;
no êxito do capitalismo em globalizar a economia e na incapacidade do "Welfare State" (Estado do Bem-Estar Social) para a humanizar o capitalismo.
Leia o trecho abaixo para o item 1.9
A rota de colisão entre civilizações dominará a política mundial, sustenta o cientista político americano Samuel Huntington.
		(Revista Veja 25 anos: Reflexões para o futuro. 1992.)
1.9) Se hoje vislumbra-se um conflito entre civilizações, no início do século XX a reação do ocidente contra a Revolução Russa gerou uma tensão que evidenciava um profundo antagonismo ideológico.
Assinale a alternativa que identifica essa contraposição:
Comunismo x Capitalismo.
Liberalismo x Anarquismo.
Democracia Liberal x Nazi-Fascismo.
Socialismo Utópico x Socialismo Científico.
Capitalismo x islamismo.
Leia o texto e as afirmativas abaixo referentes a racionalidade das relações capitalistas, na Europa no, século XIX , para o item 1.10
 
"As grandes empresas não limitam seu controle ao perímetro da fábrica. Elas tentam estendê-lo à vida cotidiana dos trabalhadores, através de todo um conjunto de instituições e de uma política de ordenamento do espaço, chegando até à constituição de verdadeiras cidades industriais. O objetivo destas cidades-fábricas não é apenas, nem mesmo principalmente, a ordem do trabalho, mas a fixação de uma mão-de-obra, sua manutenção ao melhor custo, sua alocação no trabalho e sua reprodução: pode-se falar de uma eugenética das populações industriais."
	(PERROT, Michelle. "Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros". Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998, p.71)
o controle sobre o operário;
a dispersão espacial do operário;
o desregramento das famílias;
a reprodução e a seleção de um contigente humano apto para o trabalho;
a militarização de homens;
o desestímulo a prática de consumo.
1.10) Estão corretos apenas as afirmativas:
I e IV.
II e V.
III e IV.
I, III e V.
II, IV e VI.
2ª QUESTÃO - Valor 10, pontos (02 itens)
Leia o texto abaixo referente aos itens 2.1 e 2.2
"Existem hoje, sobre a terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos. (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apóia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigí-las, a força e a razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão. O seu ponto de partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos da metade do mundo".
	(Alexis de Tocqueville, A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, 1835)
	
2.1) Comente este texto publicado há mais de um século e meio, com duas características políticas, econômicas e/ou sociais dos EUA no século XIX e mais duas da Rússia no mesmo período. (Valor: 4,0 pontos)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.2) Faça uma relação do mesmo texto com a situação dos dois países a partir da segunda metade do século XX, apontando três características políticas, econômicas e/ou sociais dos EUA e da URSS. (Valor: 6,0 pontos) 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª QUESTÃO - Valor 10,0 pontos (02 itens)
Leia a frase abaixo referente aos itens 3.1 e 3.2
"Guerra improvável, paz impossível."
3.1) Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989? (valor: 5,0 pontos)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.2) Destaque cinco dos principais episódios que marcaram as tensões internacionais após a Segunda Guerra Mundial. (Valor: 5,0 pontos)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando