Buscar

O Papel do Psicólogo nas Organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2016
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Professora: Patrícia Philadelpho
Resenha
1.2 – O Papel do Psicólogo nas Organizações
	Diante da difícil e desafiadora tarefa de atribuir funções à Psicologia Organizacional e do Trabalho no século XXI, percebemos quão ampla se torna a forma de se delimitar o papel do psicólogo atuante nas organizações. Principalmente em tempos onde aspectos políticos, sociais, econômicos e ecológicos se encontram em constante crise caótica mundial.
	Sendo assim, vamos ressaltar os principais aspectos que circundam o ambiente onde ocorre o papel do psicólogo organizacional na atualidade. É importante ressaltar a importância do homem como indivíduo inserido em uma sociedade com modo de produção capitalista que estimula constantemente o consumo. As ciências humanas e ligadas à saúde do homem estão cada vez mais envolvidas na tentativa de compreender, explicar e intervir no comportamento organizacional e na relação particular do homem com o seu trabalho, nos diversos contextos, procurando ainda, dar conta da situação do não trabalho.
	Percebemos que a evolução e construção do papel do psicólogo nas organizações ao longo dos anos foram marcados com a prestação de auxílio lado a lado com administradores de empresas nos recursos humanos, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. Hoje se vê sua atuação no nível de processos organizacionais que afetam e são consequências da relação do homem com o trabalho institucionalizado e de Recursos Humanos, a atividade de linha que dá conta de administrar a atração, a manutenção e o desenvolvimento das pessoas na empresa, para o que conta com o uso e técnicas específicas, baseadas na compreensão do comportamento organizacional.
	Existem três dimensões onde se apresentam o comportamento organizacional, o primeiro é o Microorganizacional que são expressados a partir do indivíduo, onde são abordados as aptidões e características pessoais, além da motivação que influenciam o comportamento e o bem estar de ordem psicológica e física do individuo. O segundo é o comportamento Mesoorganizacional, é a dimensão do individuo inserido em grupos e das relações intermediadas pelos grupos nas organizações, trata de compreender e agir sobre o comportamento do indivíduo nos grupos e o comportamento do próprio grupo, incluindo questões da dinâmica dos grupos e da liderança, além da comunicação interpessoal. O terceiro é o comportamento Macroorganizacional, que trata do comportamento da empresa como um todo e a sua relação com o comportamento individual, abordando tal fenômeno a partir da estrutura organizacional.
	A atuação do psicólogo na área industrial é basicamente necessário para auxiliar a compreender e desta forma melhor coordenar as ações e reações no homem no ambiente das fabricas. Seja no aspecto de como definir o melhor ocupante para determinada função, ou nas maneiras de garantir um desempenho satisfatório e adaptação às condições do ambiente organizacional, o homem é percebido como uma peça fundamental, para o funcionamento do todo, mas não insubstituível. 
	A denominação da Psicologia do Trabalho se amplia para incluir uma organização do trabalho mais flexível, menos estruturada, que inclui diversificados tipos de trabalho, feito em casa, terceirização, meio período, desemprego e o chamado de não trabalho (a ausência do trabalho para a subsistência). A Psicologia do trabalho volta seu foco para a relação única do homem com seu trabalho o que torna tal relação um fenômeno complexo e multifacetado impossível de ser compreendida em uma visão reducionista, por ter além do trabalho uma inter-relação com outros indivíduos, grupos, instituições sociais, cercada por uma ordem econômica e política.
	A identidade profissional do Psicólogo Organizacional pode ser compreendida como algo que é construído ao longo da relação dos fatores subjetivos com as condições objetivas da realidade, como a representação e o papel assumido no ambiente social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais