Buscar

CUB - Custo Unitário Básico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

12
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
atividade formativa 1
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE OBRAS
Palhoça
2018
1
CUB
Custo Unitário Básico é determinado pelo Sindicato da Construção Civil. É feito um cálculo para o valor do m² de obra, levando em conta materiais de construção, despesas administrativas. Não é considerado nos custos, elevadores, telefone interno, calefação, obras complementares, urbanização, recreação, ligação de serviços públicos, impostos, taxas, projetos. 
 É um custo de orientação para o a Construção Civil, o valor real da obra é calculado com um orçamento com todos os itens que serão utilizados em obra. 
De acordo com a Lei nº 4.591 de 16 de Dezembro de 1964 :
Art. 53 O poder executivo, através do Banco Nacional da Habilitação, promoverá a celebração de contratos com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (A.B.N.T.), no sentido de que esta, tendo em vista o disposto na Lei nº 4150, de novembro de 1962, prepare, no prazo máximo de 120 dias, normas que estabeleçam, para cada tipo de prédio que padronizar 
I – critérios e normas para cálculo de custos unitários de construção, para uso, dos sindicatos, na forma do art. 54;
II- critérios e normas para execução de orçamentos de custos de construção para fins de disposto no artigo 59
Art. 54 Os sindicatos estaduais da indústria da construção civil ficam obrigados a divulgar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, os custos unitários de construção a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais, calculados com observância dos critérios e normas a que se refere o inciso I, do artigo anterior. 
“Art. 53”
Para ser calculado é feito uma verificação do valor do CUB no estado que será feita a obra, de acordo com o tipo de construção e o mês vigente. Após a verificação é multiplicado a área do empreendimento com a do valor do CUB. Somar o valor resultante com o valor investido na obra.
A norma determina o cálculo dos projetos padrão para residencial, comercial, casa e prédios populares e projeto sociais. Em Santa Catarina são calculados 19 valores de CUB para projetos-padrão habitacionais e 6 projetos-padrão comerciais. 
A ABNT NBR 12721:2006 define projetos-padrão como: 
“Projetos selecionados para representar os diferentes tipos de edificações, que são usualmente objeto de incorporação para construção em condomínio e conjunto de edificações, definidos por suas características principais:
a) número de pavimentos;
b) número de dependências por unidade; 
c) áreas equivalentes à área de custo padrão privativas das unidades autônomas; 
d) padrão de acabamento da construção e 
e) número total de unidades. ”
Caracterização dos projetos-padrão conforme a ABNT NBR 12721:2006:
REFERÊNCIAS
CUB. Cartilha principais aspectos CUB. Disponível em: <http://www.cub.org.br/static/web/download/cartilha-principais-aspectos-cub.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.
SINDUSCON-MG. Custo unitário Básico. Disponível em: <http://www.sinduscon-mg.org.br/site/arquivos/cub/tabelas/2005_julho.html>. Acesso em: 19 mar. 2018
SINDUSCON-PR. O que é o CUB. Disponível em: < https://sindusconpr.com.br/o-que-e-o-cub-como-e-calculado-394-p>. Acesso em: 19 março. 2018
SINDUSCON-FPOLIS: Sobre o CUB. Disponível em: < http://rexperts.com.br/orcamento-cub/>. Acesso em: 19 mar. 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?