Buscar

Avaliação Parcial PESQUISA E PRATICA II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201410694840)
	sem. N/A: Tipos de Conhecimento
	¿É um tipo de¿ conhecimento¿ intuitivo da realidade,que dispensa argumentos e fundamentações. Decorre da tradição cultural de um povo, não se justifica e não se fundamenta, ou seja é um conhecimento espontâneo, que não se coloca em questionamento,à dúvida, à análise crítica. Portanto pressupõe a aceitação por parte do indivíduo.¿ Com base no texto acima, podemos afirmar que se trata do:
		
	
	Conhecimento Científico
	
	Conhecimento Filosófico Conhecimento 
	
	Conhecimento Artístico 
	
	Conhecimento Empírico ou Senso Comum
	
	Conhecimento Mítico 
	
	 2a Questão (Ref.: 201410694845)
	sem. N/A: Tipos de Conhecimento
	
	"Configura-se como um conhecimento desprovido de critérios rigorosos de observação, preso a um recorte da realidade, contaminado de preconceitos e conclusões apressadas."( Alves,2003).Podemos identificar, com base no texto acima ,um tipo de conhecimento bastante comum na nossa sociedade. Assinale a resposta correta:
		
	
	Conhecimento Científico
	
	Conhecimento Filosófico
	
	Conhecimento Mítico 
	
	Conhecimento Empírico ou Senso Comum 
	
	Conhecimento Artístico 
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201410813695)
	sem. N/A: Senso Comum e a Ciência
	
	Complete as lacunas com a alternativa correta: O ________________ é o resultado da vida prática, do contato direto com fenômenos e fatos sociais. Já o ___________________é um saber rigoroso que busca investigar os fenômenos.
		
	
	Senso comum / conhecimento filosófico.
	
	Conhecimento científico / o conhecimento filosófico. 
	
	Senso comum / conhecimento científico. 
	
	Senso comum / conhecimento religioso. 
	
	Conhecimento religioso / conhecimento científico. 
	
	 4a Questão (Ref.: 201410813698)
	sem. N/A: Senso Comum e a Ciência
	Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Segundo Koche (2009, p.24), O ______________ é a forma mais usual que o ser humano utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e ao universo. É chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.
		
	
	Conhecimento religioso. 
	
	Conhecimento acadêmico.
	
	Senso comum. 
	
	Conhecimento filosófico. 
	
	Conhecimento científico. 
	
	 5a Questão (Ref.: 201410646610)
	sem. N/A: pré-socráticos
	 
	Os primeiros pensadores que romperam com o mito, tinham como preocupação explicar a natureza não a partir do sobrenatural (como fazia o pensamento mítico-religioso), mas a partir dela mesma. Para esses filósofos a physis (natureza) é uma realidade originária e fundamental. Desta forma, procuraram encontrar o princípio (arché) das coisas existentes. Esses filósofos foram denominados de: 
		
	
	sofistas
	
	socráticos
	
	pré-socráticos
	
	racionalistas
	
	platônicos
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201410312398)
	sem. N/A: filósofos pré-socráticos
	 
	Os primeiros pensadores que romperam com o mito foram denominados filósofos pré-socráticos. Cada um dos pré-socráticos acreditava que todas as coisas derivavam de um único elemento, o arché. Tales pensava que estava na água a origem do universo. Para Anaxímenes esse elemento original era o ar; para Heráclito, o fogo. Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar racionalmente a natureza (a physis) a partir: 
		
	
	da própria natureza
	
	do amor pela verdade
	
	da realidade cultural
	
	do sobrenatural
	
	da arte argumentativa
	
	 7a Questão (Ref.: 201410793658)
	sem. N/A: Revolução Científica
	 
	Analise as afirmativas abaixo sobre as grandes transformações que levarão à revolução científica. I) a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; II) a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa. III) A ciência ativa moderna rompe com a separação antiga entre ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Estão corretas: 
		
	
	I, II e III
	
	Apenas a I 
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	 8a Questão (Ref.: 201410797898)
	sem. N/A: A Ciência na Idade Média e na Transição do Feudalismo para o Capitalismo
	 
	A sociedade medieval era dividida em três classes sociais: o clero, a nobreza e o povo. Assinale a alternativa que corresponde à descrição da nobreza. 
		
	
	Função religiosa.
	
	Classe proprietária de terra, cujos títulos e propriedades eram hereditários.
	
	Proprietários de terras que foram doadas por reis ou nobres aos conventos.
	
	Era constituído pelos servos, vassalos e camponeses.
	
	Representavam a classe culta.
	
	 9a Questão (Ref.: 201410813718)
	sem. N/A: O Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna
	
	Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático:
		
	
	O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados. 
	
	A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre. 
	
	O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica. 
	
	O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante. 
	
	A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados.
	
	 10a Questão (Ref.: 201410813706)
	sem. N/A: O Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna
	 
	Observe as palavras do astrofísico Marcelo Gleiser em entrevista à revista Época e marque a opção correta: ÉPOCA - Você diz que a Ciência emancipa, liberta as pessoas. Como? Gleiser - Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão,porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final. A Ciência ensina a pensar sobre o mundo e, por isso, você se transforma numa pessoa capaz de construir sua visão de mundo. Hoje, há tantas coisas importantes acontecendo na Ciência, como a engenharia genética e a clonagem, que, para ser um cidadão ativo no processo democrático, você tem de ter uma idéia do que está ocorrendo em Ciência. Senão vai ser politicamente manipulado, como está acontecendo nos EUA e no Brasil. ÉPOCA - É possível conciliar espiritualidade e Ciência? Gleiser - Claro. O papel da Ciência não é roubar Deus, mas aliviar o sofrimento material do homem. Se as pessoas querem usar a Religião para aliviar o sofrimento espiritual, tudo bem. Há lugar para as duas. O perigo é quando a Religião quer tomar o lugar da Ciência e passa a dizer que a Bíblia, interpretada literalmente, explica como o mundo foi feito. (Adaptado Revista Época. Edição 346. 03/01/2005) 
		
	
	A ciência utiliza conhecimentos irracionais sem o uso de método de comprovação. 
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos irracionais, obtidos ao acaso e verificáveis, opondo-se ao pensamento filosófico. 
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos assistemáticos, obtidos metodicamente, mas não verificáveis, convergindo no pensamento religioso. 
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos na pura abstração e não verificáveis, opondo-se ao pensamento objetivo.
	
	A ciênciaé um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos metodicamente e verificáveis, opondo-se ao pensamento religioso.

Continue navegando