Buscar

ESTAGIO GESTAO ESCOLAR

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
RAYANA MARQUES MEDEIROS
RU: 1035941
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR
Relatório Estágio Supervisionado: Gestão Escolar Apresentadono curso de licenciatura em Pedagogia. Tutor local: Maria do Socorro Centro Associado: Monte Dourado-Pará.
MONTE DOURADO-PARÁ
2016
DEDICÁTORIA
Dedico este Trabalho a todos os Tutores que participam da minha formação acadêmica em especial a Tutora Mº do Socorro, na qual me possibilitam um aprendizado teórico significativo vivenciando a pratica e adquirindo mas conhecimentos, construindo uma perspectiva profissional com segurança, para atuar como docente.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus, pela oportunidade de esta vivenciando esta formação, a minha mãe, ao meu pai, padrasto e namorado pelo incentivo e apoio, que foi determinante para chegar a este objetivo.
EPÍGRAFE
“Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)
INTRODUÇÃO
Neste relatório pretendo documentar a experiência vivida no período em que observei na prática todo o aprendizado adquirido na teoria. Apresentarei toda a dimensão do local da realização do estágio assim como a duração de todas as atividades desenvolvidas chegando a um total de 30 horas.
No período de 25 de abril a 4 de maio de 2016, onde acompanhei todo o processo na gestão escolar da referida escola observando a atuação dos profissionais que estão ligados direto ou indiretamente a ela.
Neste relatório serão abordadas as condições estruturais das referidas escolas, e a forma com que acontecem as ações no contexto escolar como: trabalhos pedagógicos, gestão e relações internas nas escolas. Contudo será ressaltada também a formação acadêmica dos educadores, analisando o contorno com que as atividades são desenvolvidas.
	Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz para sua absorção pelo mercado de trabalho.
Visou-se ainda contribuir, experiências para a minha formação. Penso que essas experiências vivenciadas através dos estágios tiveram grande relevância para mim enquanto acadêmica e muito importante para o meu futuro agora como pedagoga.
1-BREVE HISTORICO DA ESCOLA FLÁVIA SMITH DE MORAES
O Estagio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Prof° Flávia Smith de Moraes, situada á rua Travessa Ulisses Guimarães, numero 510, no bairro do Buritizal, CEP 68230-000, localizada na cidade de Almeirim, no estado do Pará. O contato com a Escola pode ser realizado através do contato (93)981032683.
A Escola oferta atendimento nos níveis de Ensino Fundamental, nos período da manhã, intermediário e tarde e a Educação de Jovens e Adultos no período da noite.
A Instituição atende um numero total de 505 alunos, sendo que estão distribuídos nos referentes horários manhã, intermediário, tarde e noite.
A estrutura física dispõe de 6 salas de aula, 1 bloco administrativo com sala dos professores, diretoria que está cedida para o AEE a (Atendimento Educacional Especializado), secretaria, biblioteca onde funciona o programa mais educação, laboratório de informática, e ainda 1 bloco ondeestá a copa, o refeitório 3 banheiros femininos e 3 masculino, também possui uma quadra poliesportiva coberta sendo por enquanto a primeira do município coberta.
A sua composição é toda adaptada para acessibilidade, com pisos, rampas e corrimãos construídos com recursos do governo federal para esse fim, recebidos no ano de 2008, sendo os trabalhos conduzidos pelo conselho escolar.
OAEE (Atendimento Educacional Especializado) é um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela, deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. Se destina a alunos com deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total).
Hoje a escola conta com 36 Professores, 5 Aux. Administrativo, 3 porteiro, 2 zelador, 9 Aux. Operacionais (servente e merendeira) e 1 vigia Educacional fazem parte do corpo administrativo desta escola 1 gestor, 3 coordenador e 1 secretaria. . A escola é bem conservada, sua área é ampla e limpa, suas instalações funcionam e o atendimento émuito bom, existem algumas deficiências em relação à ventilação eiluminação na área da escola, que é proveniente da atuação de vândalos segundo relatos de servidores.
No contexto social e pedagógico a escola busca a integração das famílias no desenvolvimento dos educando e trabalha de acordo com o que está prescrito no PPP revisado e alterado anualmente quando necessário. Possui Conselho Escolar que tem a responsabilidade de gestar os recursos recebidos do Governo Federal através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e que participa nas tomadas de decisões que são provenientes das atividades administrativas realizadas.
Segundo o PPP (Projeto Político Pedagógico), a escola enfrenta muitos problemas junto a sua clientela, levando em conta a fragilidade familiar, a repetência e o abandono são desafios a serem vencidos. A cada ano se traça metas para atingir esses alunos que começam e não terminam o ano letivo, principalmente na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Portanto constantemente procura organizar seus tempos e espaços, incorporando manifestações culturais, palestras educacionais, criando momentos de integração entre escola e comunidade, buscando parcerias com instituições e organizações compromissadas com as questões educativas.
Nas suas concepções pedagógicas tem como missão garantir uma educação de qualidade com a participação efetiva de toda a comunidade escolar, visando excepcionalmente o desenvolvimento integral dos educando, pois percebe a educação como um processo permanente e tem o compromisso de oferecer ao educando oportunidades de desenvolver a autonomia, a ação, reflexão e criatividade, interagindo na construção de conhecimentos e saberes compatíveis com valores comprometidos com o desenvolvimento humano, social e ambiental.
1.1-PROJETOS EDUCATIVOS 
 Projeto lendo e Cantando o Brasil, idealizada pelo gestor escolar Elielson Matos, desde 2014, da um mês antes da semana da Pátria, com a finalidade de arraigar na escola o conhecimento das letras e musicas dos Hino do Brasil, do Pará, de Almeirim, da Proclamação da Republica, da Bandeira e da Independência; ensinando a cantá-los, fazendo leitura de seus conteúdos, explorando seu simbolismo, seus significados e sua importância para educação do povo Brasileiro.
O aluno deve perceber através desta concepção, que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade produtiva e com realização. Sabemos que, do habito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéiaprincipal do texto.
Objetivos: Despertar o prazer da leitura, promover o desenvolvimento do vocabulário, proporcionar aos alunos através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação critica e emancipadora. Conhecer as composições e cantar as melodias do Hino da nossa Pátria enraizando seus conteúdos e informações.
Projeto Brincar, Aprender e Soletrar a temática deste projeto foi escolhido, devido ao levantamento de dados sobre evasão, reprovação e o baixo coeficiente do IDEB escolar.Surgiu visando conscientizar a criança da importância da leitura e escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e forma a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável. 
Objetivos Diagnosticar o desempenho de cada alunos do 1° ao 5° ano sobre a leitura, Soletrar palavras com diferentes graus de dificuldades, Identificar as letras corretamente as letras a serem usada nas palavras etc.
Projeto Intervalarte surgiu da necessidade dos educando ampliarem suas noções artísticas e se conscientizarem sobre o vasto repertorio cultural que os rodeia. O recreio não é só o espaço de lazer, descanso e de lanchar, mas também é momento de aprendizagem, onde os alunos criam novos significados em um espaço apreciado que, oportunizar desenvolver conceitos. O horário do recreio é o tempo propicio para que os alunos possam interagir e se integrar as demais turmas, construindo relações sócio afetiva.
O mentor do Projeto Intervalarte é o professor Jesiel Eduardo, mas também esta sob a organização da direção, coordenação pedagógica, demais professores e alunos. 
Objetivos proporcionar aos alunos a convivência com apresentações artísticas, organizada por meio de monitoria e orientação na realização das atividades e materiais oferecidos durante o espaço e tempo de recreio, Diminuir a ocorrência de brigas, confusões, violência e danos ao patrimônio durante o período do recreio, fortalecer relações sociais entre alunos nas diversas turmas, desenvolvendo atitudes de cidadania e respeito ao meio e aos colegas.
2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
O estágio é a oportunidade de o acadêmico conhecer a realidade do cotidiano da prática docente e contribuir com a instituição socializando o aprendizado adquirido.
Observar como se dá o desenvolvimento da rotina escolar e as diferentes atividades desenvolvidas, é imprescindível para aprender a exercer a profissão de educador vivenciando a prática conhecendo a realidade da escola e a forma de buscar o conhecimento dos profissionais ligados a essa instituição para atender as peculiaridades de cada um, com o objetivo de prepará-los para viver em sociedade. Para Pimenta:
Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estarem atentas às particularidades e as interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade. Onde a escola está situada? Como são seus alunos? Onde moram? Como é a comunidade, as ruas, as casas que pertencem a adjacências da escola? (PIMENTA, 2010, p. 111)
Nesse contexto, a observação feita através do convívio promove uma reflexão positiva no fazer pedagógico, na forma de atuação do novo profissional a partir de experiências vivenciadas . De acordo com Oliveira e Cunha (2006 p.6): Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz para sua absorção pelo mercado de trabalho. Para Gomes:
Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de aprender a(s) teoria(s) que a sustenta(m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009, p.75)
Com esse entendimento propõe-se uma formação que venha de fato desobstruir qualquer barreira existente no ato de ensinar e de aprender, com a perspectiva de melhoramento intensivo no desenvolvimento Partindo desse pressuposto, deduz-se que a prática de estágio está diretamente ligada a formação do educador e que oferece meios para este se dedicar em buscar novas estratégias para alcançar o aluno desenvolvendo seu conhecimento.
2.1-ATIVIDADES REALIZADAS
No dia 25 de abril me apresentei na Escola de Ensino Fundamental Professora Flavia Smith de Moraes solicitei a coordenação para que meapresentasse aos servidores e já observando toda a estrutura física e seus departamentos.
Dia 26 de abril iniciei o estágio de gestão, a mesma encontra-se na direção do gestor Elielson Matos fui muito bem recebida fiquei na secretaria e em outros espaços da escola, o gestor teve uma conversa com os pais de um aluno a respeito de seu comportamento inadequado. Apesar de não ter merenda os alunos estão sendo liberados no horário normal.
No dia 27 dando sequencia na observação pela manha a secretaria da escola e sempre bem organizada todos que trabalham procuram sempre esta organizando, limpando mesmo que não seja seu papel tudo para manter sua organização apesar de ser pequena a diretoria e ocupada para o atendimento do AEE pois não tem sala pra eles, mas os outros locais como banheiro, corredores, portas estão tudo adaptados.
No dia seguinte dia 28 os alunos foram liberados mas cedo devido a reunião pedagógica onde todos os funcionários participaram, para se tratar da comemoração do dia das mães e da festa junina onde todos esporam suas opiniões e ideias. 
Dia 29 opedagogo conversou com um aluno que estava demonstrando um mau comportamento com seus colegas, no recreio teve o momento do Projeto Intervalarte onde os alunos do quinto ano fizeram uma apresentação sobre a higiene em forma de uma parodia muito bem elaborada com a ajuda de seus professores ao termina apresentação terminou o recreio e todos voltaram as suas salas.
Dia 02 de maio teve uma palestra sobre higiene bucal com a participação de um dentista e sua auxiliar onde ensinaram para as crianças a maneira correta de escovar os dentes, distribuíram escovas de dente para as crianças e colocaram flúor nos dente de cada aluno com a presença de todos funcionários, professores e o gestor participando da palestra.
Dia 3 o gestor recebeu a provinha Brasil que será aplicado para as crianças, o pedagogo conversou com uma aluna que não estava se sentindo bem e depois foi chamado os pais da criança para busca-la.
Dia 4 o pedagogo foi a casa de um aluno que estava faltando muito segundo as informações seu pai disse que todo dia o aluno saia de casa mas não chegava na escola foram procurar resolver o problema .
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado nos permite a integração ao meio escolar de forma evidente, pelo fato de convivermos diariamente com a escola e suas especificidades.
Portanto o fato de aprender e ensinar ao mesmo tempo tem sido uma experiência valiosa, para compreender o processo de ensino aprendizagem com envolvimento, reflexões, respeitando as vivências de cada um, propondo intervenções que ajudam na melhoria do desenvolvimento do educando. Para Libâneo .
“Então educamos e somos educados ao compartilharmos, no dia-a-dia do ensinar e do aprender, idéias, percepções, sentimentos, gestos, atitudes e modos de ação, sempre resignificados e reelaborados em cada um, vamos internalizando conhecimentos, habilidades, experiências, valores, rumo a um agir crítico-reflexivo, autônomo, criativo e eficaz, solidário. Tudo em nome do direito a vida e á dignidade de todo ser humano, do reconhecimento das subjetividades, das identidades culturais, da riqueza de uma vida em comum, da justiça e da igualdade Social”. (LIBÂNEO, 1999)
Após o estágio de observação, aprendi que os gestores são aqueles que exercem diferentes tarefas, devendo ter uma visão democrática, participativa, orientando e mobilizando os educadores e os demais servidores com a finalidade de qualidade e eficiência na educação, com o objetivo de formar cidadãos capazes de melhorar sua qualidade de vida numa sociedade.
Com essa concepção, temos consciência da importância que foi a realização do estágio supervisionado, para a absorção de conhecimentos da práxis docente, sintetizada de forma holística e objetiva do papel do educador no contexto escolar, na mediação de conhecimento,participando efetivamente da formação dos alunos.
Finalizamos mais um ciclo de aprendizagens com a convicção de ter adquirido muitos conhecimentos, conhecimentos estes de grande relevância para nossa vida profissional e também acreditando que é vivenciando a pratica que descobrimos cada vez mais a importância de estarmos revendo a própria prática.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Eloisa da Silva Gomes de; CUNHA, Vera Lúcia. O estágio supervisionado na formação continuada do docente a distância: desafios a vencer e Construções de novas subjetividades. Publicaciónen línea. Murcia (España). Año V. Número 14. – 31 de Marzo de 2006. Disponivel em <WWW.um.ed/ead/red/14/ oliveira
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos ... Educar, Curitiba, http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16690&Itemid=1113
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16690&Itemid=1113
CABRAL, V. L. A; ANGELO, C. B; Reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na prática docente, 2010.
PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Flávia Smith de Moraes 2016
ANEXOS

Continue navegando