Buscar

lista de competencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aceitação á regras – respeitar e cumprir regras impostas.
Agilidade – rapidez nas tarefas executadas.
Auto Confiança - consciência do seu valor exteriorizada através de comportamentos que denotam firmeza, assertividade e convicção.
Autonomia - Capacidade de agir de forma autônoma, sem necessidade de apoio.
Capacidade de priorização- ordenar ações segundo sua importância e influência nos resultados.
Capacidade de trabalhar sob pressão – selecionar alternativas e implementar soluções diante de problemas identificados, dentro de prazos curtos de tempo.
Capacidade empreendedora - facilidade para identificar novas oportunidades de ação, propor e implementar soluções aos problemas e necessidades que se apresentam, de forma objetiva, inovadora e adequada.
Comprometimento - Estar totalmente alinhado ao pensamento estratégico da empresa, atuando orientado aos resultados, de forma responsável e proativa.
Comunicação – capacidade de ouvir, processar e compreender o contexto da mensagem. Expressar-se de diversas formas e argumentar com coerência, visando facilitar a interação entre as partes.
Cooperação - capacidade para manter-se acessível e disponível a equipe, tendo em vista os objetivos grupais.
Criatividade – conceber soluções inovadoras, viáveis e adequadas para as situações apresentadas. 
Cultura da qualidade, foco no cliente – postura orientada para a busca contínua de satisfação de necessidades e superação das expectativas dos clientes internos e externos.
Dinamismo - emprego adequado de atividade e energia nas situações apresentadas.
Diplomacia - Tratar com delicadeza, firmeza, discrição e ponderação;  facilitando as coisas, conduzir as relações entre pessoas, negociar e ceder em troca da paz.
Empatia- Colocar-se no lugar de outra pessoa e compreender seus sentimentos ou reações, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Equilíbrio Emocional - controlar a expressão dos afetos e emoções, tendendo a atuar no meio com estabilidade e auto critica.
Flexibilidade - habilidade para adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio e capacidade de rever sua postura diante de argumentações convincentes.
Foco em resultados – preocupação mais voltada para a efetividade, para os resultados positivos dos atos e as suas conseqüências concretas .
Imparcialidade – não tomar partido de apenas uma das partes, sempre ser justo aos objetivos gerais sem preferências.
Iniciativa – capacidade para atuar de forma proativa, antecipar-se diante de situações diversas.
Integridade ou ética - qualidade do caráter ligado a retidão de princípios, honestidade e comprometimento.
Liderança – capacidade para unificar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe. 
Motivação – energia para o trabalho - capacidade de demonstrar interesse pelas atividades a serem executadas, tomando iniciativas e mantendo a atitude de disponibilidade, e de apresentar postura de aceitação que indica energia para o trabalho.
Lidar com conflitos – capacidade de expressar e de ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflito de interesses.
Negociação - Ser capaz de persuadir, argumentar, buscar um acordo de forma que nenhuma das partes envolvidas saiam prejudicadas. 
Objetividade – atingir o ponto ao qual se destina a intenção, de forma direta ou sem rodeios.
Organização – capacidade de organizar as ações de acordo com o planejado, para facilitar a execução.
Perseverança - capacidade de persistir em um propósito.
Planejamento – capacidade para planejar o trabalho, atingindo resultados por meio do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios de desempenho válidos.
Relacionamento interpessoal – habilidade de interagir com as pessoas de forma empática, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos.
Resistência a Frustração - capacidade de suportar um alto grau de não satisfação das necessidades, sem desenvolver padrões de comportamentos confusos ou prejudiciais, conseguindo adiar a obtenção de gratificações.
Trabalho em equipe – disposição e capacidade para interagir, cooperar e se solidarizar com as pessoas, dentro de uma relação de troca na busca por resultados.
Tomada de Decisão - selecionar alternativas de forma sistematizada, obtendo e implementando soluções adequadas diante dos problemas identificados, considerando limites e riscos.
Visão sistêmica – capacidade para perceber a integração e a interdependência das partes que constituem o todo.
Vontade de ensinar – capacidade de compartilhar seus conhecimentos e comprometer-se com a disseminação do conhecimento na organização.
Vontade de aprender – compromisso com o auto desenvolvimento, atuação voltada para a melhoria do desempenho e evita erros futuros.

Continue navegando