Buscar

SEGURANÇA OCUPCIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caro Estudante, Quais são os objetivos e no que consiste a saúde e a segurança no trabalho? Diversos questionamentos surgiram com o tempo, desde a revolução industrial especialmente pelo modelo de Ford (produção em massa), pressão hierarquizada e força de trabalho com pouca ou baixa qualificação e salários fixos.
A Saúde e Segurando no Trabalho envolve várias áreas de especialização que necessita de conhecimentos específicos e dedicados em cada aspecto do tema. Em um sentido amplo e concernente, a Saúde e Segurança no Trabalho devem atingir os objetivos básicos:
Prover níveis elevados do bem-estar mental, social e físico dos trabalhadores nos setores de desenvolvimento da atividade;
Ter iniciativa em prevenir os efeitos adversos para a saúde decorrentes das condições de trabalhos dos trabalhadores;
Proteger os trabalhadores dos riscos de condições prejudiciais à saúde;
Prover a manutenção e a colocação dos trabalhadores ao trabalho, ajustado às suas necessidades físicas e mentais, ou seja, adaptação do trabalho ao homem.
Para serem eficazes as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exige-se a colaboração e a participação tanto dos empregadores como dos trabalhadores com relação aos programas de saúde e segurança, ocasionando a igualdade de algumas responsabilidades relacionadas com a medicina e higiene do trabalho, a engenharia de segurança e a ergonomia.
 
Breve Histórico
Estudiosos afirmam que durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra em meados do século XVIII, teve-se aumento notável do número de agravos relacionados ao trabalho, decorrentes da quantidade crescente de máquinas, do grande número de operários em locais confinados, das longas jornadas de trabalho, da utilização de até crianças nas atividades industriais além das péssimas condições de trabalho nos ambientes fabris e até atividades insalubridade.
Figura 1. Trabalhador da Revolução Industrial – Crianças.
Fonte: https://www.google.com.br/. Acesso em: 06/Dez/2015.
A aglomeração de um grande número de assalariados, embora tenha existido desde o mundo antigo, sua transformação e percepção coletiva de que o trabalho desenvolvido era a única fonte de exploração econômica e social, causou danos à saúde e provocou adoecimento de trabalhadores e morte, acarretando numa inevitável e questionamentos crescentes à mobilização social para que o Governo interviesse nas relações entre empregadores e operários, objetivando uma redução drástica dos riscos ocupacionais.
 
Figura 2. Aglomeração de trabalhadores na revolução industrial.
Fonte: https://www.google.com.br/. Acesso em: 06/Dez/2015.
 
Figura 3. Cena do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin – Produtividade.
 
Fonte: https://www.google.com.br/. Acesso em: 06/Dez/2015.
Como exemplifica-se na cena acima, o trabalhado era concedido por forte pressão em termos de produtividade, o que destruía o bem-estar mental, social e até fisiológico dos operários, causando a necessidade de afastamentos sem respaldo do Governo e da empresa – o colaborador que se acidentava ou ficasse doente era substituído sem nenhuma garantia trabalhista.
 
Figura 4. Cena do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin – Problemas Mentais.
Fonte: https://www.google.com.br/. Acesso em: 06/Dez/2015. 
Através desses acontecimentos, surgem as primeiras normas trabalhistas do Governo Inglês a Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes, de 1802, que depois foram berço de outras semelhantes nos países em processo de industrialização.
Com a criação da OIT - Organização Internacional do Trabalho em 1919 logo após o final da Primeira Guerra Mundial alterou bruscamente o ritmo e o enfoque das normas e práticas de proteção à saúde dos trabalhadores, é atualmente é a maior referência internacional sobre o assunto.
 
Para saber mais acesse os materiais abaixo:
Revolução Industrial. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/ . Acesso em 06/Dez/2015.
A Revolução Industrial, o Ambiente e a Saúde do Trabalhador. Disponível em: http://ambientalsustentavel.org/2011/a-revolucao-industrial-o-ambiente-e-a-saude-do-trabalhador/ . Acesso em 06/Dez/2015.
Organização Internacional do Trabalho – OIT. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/content/hist%C3%B3ria. Acesso em 06/Dez/2015.
 
 
Neste primeiro momento vimos que:
A preocupação com a Saúde e Segurança no Trabalho surgiu com a necessidade de melhorias advindas da Revolução Industrial.
A primeira Norma Trabalhista foi feita pelo Governo Inglês – a Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes em 1802.
A criação da OIT – Organização Internacional do Trabalho em 1919 torna-se a maior referência sobre a Saúde e Segurança no Trabalho.
 
Referência bibliográfica
BRASIL. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. 2ª Turma. Recurso de Revista nº 173900-27.2005.5.02.0015. Relator: Renato Lacerda Paiva. Data do julgamento: 07/03/2012. DEJT de 15/03/2012.
SALIBA, Tuffi M.. CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL. 4ª ed. São Paulo: LTR, 2011.
GONÇALVES, Edward Abreu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ª ed. São Paulo: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2003.
Caro Estudante, como já vimos diversos questionamentos surgiram com o tempo, desde a revolução industrial e através desses acontecimentos, surgiram as primeiras normas trabalhistas destacadas pelo Governo Inglês a Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes de 1802, que após sua criação foi uma referência de outras semelhantes nos países em processo de industrialização. A criação da OIT - Organização Internacional do Trabalho em 1919 trouxe mudanças significativas nas normas e práticas de proteção à saúde dos trabalhadores, é atualmente é a maior referência internacional sobre o assunto. No Brasil, aconteceu o mesmo fenômeno, embora de forma mais lenta em relação aos países de economia central.
A preocupação com as condições de segurança e saúde no trabalho era extremamente pequena e essencialmente privada. O desenvolvimento da legislação de proteção aos trabalhadores nasceu com o processo de industrialização, durante a República Velha (1889-1930). Inicialmente esparsa, a legislação trabalhista foi ampliada no Governo Vargas (1930-1945) com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. (BRASIL, 1943).
A fiscalização do trabalho formalmente instituída, só passou a ter ação efetiva vários anos depois. Acesse o link http://www.oitbrasil.org.br/content/oit-no-brasil Acesso em: 07/Dez/2015, para saber mais.
Figura 1. Site da OIT – Escritório no Brasil.
 
Fonte: http://www.oitbrasil.org.br/content/oit-no-brasil. Acesso em 07/Dez/2015.
Qual é a função da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT?
A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT surgiu através da Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, pelo presidente da república Getúlio Vargas, que unificou toda legislação trabalhista existente no Brasil.
O principal objetivo e único é a regulamentação das relações individuais/coletivas do trabalho e continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores. Seus principais tópicos são: Registro do Trabalhador/Carteira de Trabalho; Jornada de Trabalho; Período de Descanso; Férias; Medicina do Trabalho; Categorias Especiais de Trabalhadores; Proteção do Trabalho da Mulher; Contratos Individuais de Trabalho; Organização Sindical; Convenções Coletivas; e Fiscalização.
Figura 2. CLT – Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943.
 Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm. Acesso em 07/Dez/2015.
De acordo com o Ministério do Trabalho, as Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, devem ser observadas pelas empresas públicas e privadas, além disso pelo órgãos públicos cuja administração indireta direta, pelos órgãos nos Poderes Judiciário e Legislativo, que tenham registro de empregados descritos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
Caso o descumprimento dessas disposições legais e regulamentares da saúde e segurança no trabalho
seja evidenciada, ao empregador será aplicado as penalidades previstas de acordo com a legislação pertinente.  As Normas Reguladoras são:
Tabela 1. Normas Regulamentadoras do Trabalho.
 
Para saber mais acesse os materiais abaixo:
A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm. Acesso em 07/Dez/2015.
Organização Internacional do Trabalho. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/content/oit-no-brasil. Acesso em 07/Dez/2015.
Vídeo: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Disponível em: https://www.youtube.com/user/canaltrabalho. Acesso em 07/Dez/2015.
 
 Neste segundo momento vimos que:
A preocupação com as condições de segurança e saúde no trabalho era extremamente pequena e essencialmente privada.
A CLT surgiu através da Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, através do presidente da república Getúlio Vargas e trata-se de instrumento de regulamentação das relações individuais/coletivas do trabalho e proteger os trabalhadores.
O governo brasileiro através do Ministério do Trabalho estabeleceu as Normas Regulamentadoras (NR), que prescreve que à segurança e saúde do trabalho, devem ser observadas pelas empresas públicas e privadas.
 
Referência bibliográfica
SALIBA, Tuffi M.. CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL. 4ª ed. São Paulo: LTR, 2011.
GONÇALVES, Edward Abreu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ª ed. São Paulo: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2003.
Caro Estudante, você já ouvir em falar Ato Inseguro? Com certeza já, as empresas atualmente através de seus programas de conscientização sobre segurança e a qualidade de vida de seus colaboradores. O que é Ato Inseguro? É todo comportamento ou conduta que é gerada por uma decisão desnecessária que pode determinar a ocorrência de acidentes.
 Figura 1. Exemplo de um Ato Inseguro.
 
Fonte: http://www.fotolog.com/segtrab28/34154852/. Acesso em 08/Dez/2015.
De acordo com pesquisas relativas aos acidente de trabalho, cerca de 80% (oitenta por cento) são causados por uma ação de Ato Inseguro, as principais situações geralmente são: Falta de atenção na execução da tarefa e uso de celulares, fones de ouvido etc. Negligência das normas de segurança implantada pela empresa; Não uso de EPI’s quando ninguém está vendo ou sendo utilizado de forma incorreta; Brincadeiras no trabalho e perda do foco entre outras.
Assista o vídeo que retrata as consequências de um Ato Inseguro por um empregado.  O Custo de Acidentes - Segurança no trabalho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZKAEqqvGKM. Acesso em 08/Dez/2015.
Uma forma de evitar Atos inseguros no trabalho é nunca fazer nada com dúvidas e com atitudes pretenciosas, como por exemplo: “Isso nunca aconteceu aqui e não vai ser agora”, além do uso correto dos EPI’s – a prevenção é sempre o caminho mais seguro.
 
O que são EPI’s e qual a sua função?
O EPI, é todo produto ou dispositivo cujo uso é individual utilizado pelo trabalhador, destina-se à proteção de riscos que possa vir a ameaçar a saúde e a segurança dos trabalhadores. 
 
Figura 2. Exemplo de EPI’s.
 
Fonte: http://www.eletrosolda.com.br/images/LinhaEpi.jpg. Acesso em 08/Dez/2015.
A Norma Regulamentadora n.6 define que o equipamento conjugado de proteção individual como todo aquele composto por vários dispositivos que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possa atingir o trabalhador. Assista o vídeo: Use sempre o E.P.I. a apresenta de forma clara a importância para o trabalhador sobre a utilização do equipamento de proteção individual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vwUcMH6cmCU. Acesso 08/Dez/2015.
A NR-6 obriga que o empregador forneça aos empregados EPI adequado de acordo com o risco, em funcionamento e em perfeito estado de conservação, além de exigir o seu uso. Cabe ao empregado usá-lo para a finalidade que se destina o EPI, se responsabilizar pela sua conservação e guarda, comunicar ao empregador quaisquer alteração que o torne impróprio para uso além de cumprir as determinações do empresa sobre o seu uso adequado.
Outro ponto importante é a Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
 
Figura 3. A ergonomia na vida do trabalhador.
Fonte: http://www.crkautomacao.com.br/sites/default/files/1_5.jpg. Acesso em 08/Dez/2015.
Esta Norma Regulamentadora NR-17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Figura 4. Postura correta para levantar objetos.
Fonte: http://safetymed.net.br/blog/wp-content/uploads/2015/01/transporte_manual_de_cargas.jpg. Acesso em 08/Dez/2015.
Com o aumento do absenteísmo nas empresas devido problemas relacionados a postura e movimentos repetitivos, foi um marco para a criação de programas de ginástica laboral nas empresas, que consiste em parar a atividade diária por alguns minutos e realizar exercícios que são prescritos por profissionais especializados de acordo com cada atividade que o trabalhador está desenvolvendo.
Comprovadamente a ginástica laboral traz benefícios para o trabalhador que é aconselhado diariamente pelo profissional contratado pela empresa, a sua qualidade de vida no trabalho tem melhoras significativas, e para a empresa que consegue controlar e até eliminar alguns fatores críticos de absenteísmo.
 
Para saber mais acesse os materiais abaixo:
Vídeo: Segurança e Saúde No Trabalho: Quem é Quem? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T4UyskLL_PQ. Acesso em 08/Dez/2015.
Vídeo: A importância da ergonomia na vida do trabalhador. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A_Odw-2iqr4. Acesso em 08/Dez/2015.
Artigo: Apostila de Ergonomia. Disponível em: http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/Apostila_de_Ergonomia_2.pdf . Acesso em 08/Dez/2015.
Artigo: O que é Ergonomia. Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em 08/Dez/2015.
Artigo: Apostila Equipamentos de proteção individual (EPI). Disponível em: http://www.sesmt.com.br/Blog/Artigo/sesmt-epi-apostila-equipamentos-de-protencao-individual-epi. Acesso em: 08/Dez/2015.
 
Neste terceiro momento vimos que:
Atos Inseguros são praticados constantemente por pessoas cuja concentração lhe é tirada por fatores internos e externos à sua atividade.
A importância do Equipamento de Proteção Individual na vida do trabalhador, suas recomendações e implicações para empregador e empregados.
A importância da ergonomia nas empresas e dos programas de ginástica laboral, a condições e as melhorias da qualidade de vida do trabalhador.
 
Referência bibliográfica
SALIBA, Tuffi M.. CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL. 4ª ed. São Paulo: LTR, 2011.
GONÇALVES, Edward Abreu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ª ed. São Paulo: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2003.
ZILLI, C. M. Manual de Cinesioterapia - Ginástica Laboral: Uma Tarefa Interdisciplinar. 1ª ed. São Paulo: Lovise, 2002.
PEREIRA, E. R. Fundamentos de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais