Buscar

penal IV semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Nome: Jozelaine Gomes Cornélio Matrícula: 201512994791
Curso: Direito
Matéria: Penal IV Professor: Jorge Viana Doria
Assunto: Respostas dos casos concretos, semana 6
O caso concreto versa a controversa acerca da incidência do princípio da insignificância perante o delito de uso de drogas. Trata-se de um crime formal e de perigo abstrato, sendo que a pequena quantidade de substância entorpecente encontrada com o acusado não descaracteriza o crime, aja vista a presunção de perigo que decorre da sua conduta, pois ao adquirir a droga para seu consumo, realimenta esse comércio pondo em risco a saúde pública. O objeto jurídico da norma em questão ultrapassa a esfera pessoal do acusado e atinge toda a toda coletividade, em face da própria potencialidade ofensiva do delito porte de drogas para uso.
Obs; Jamais esquecer do § 2° do art. 28 da lei 11. 343 ( lei de drogas). Que serve como fiel da balança para o interprete entender e sobretudo classificar quem seja usuário ou traficante. 
Questão Objetiva:
LetraD - poderá ser submetida à pena de advertência sobre os efeitos da droga, de prestação de serviço à comunidade ou de medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Outros materiais