Buscar

GESTÃO DE PROCESSOS Ferramentas de Modelagem Aula 5 exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 5
Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada. Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo.
Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA: I (f ) - Na estrutura por processos, o empregado é responsável apenas pela atividade que realiza diretamente, embora ele deva conhecer o processo como um todo. II (v ) - Em relação à estrutura funcional, o fluxo de informações na estrutura por processos é mais ágil e direto. III (f ) - Em geral, no modelo de estruturação por processos, a tomada de decisão é de responsabilidade do líder do processo, a quem compete decidir de forma autocrática. IV (v ) - Apesar dos diversos métodos existentes para a avaliação do desempenho organizacional, suas estruturas básicas referem- se, em geral, à eficiência no uso dos recursos aliada à eficácia na realização de objetivos. V (f ) - Na gestão estratégica, a análise da situação atual é etapa prévia à implementação das medidas definidas. Já na implementação de novos processos, essa análise deve ser realizada somente após o primeiro ciclo do processo, como instrumento de monitoramento dos resultados. Estão corretas as afirmativas II, IV.
O que é o mapeamento de processos de negócio? Ferramenta de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e de comunicação objetiva.
O Mapeamento de processos é uma ferramenta de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e seu objetivo é: Implantar uma estrutura para melhorar os processos existentes, além de facilitar a comparação da situação atual com a mudança que se deseja implantar.
Sabendo que o IDEFO serve para representar a estrutura do sistema de objetos analisados, podemos afirmar que seus elementos básicos são: Funções, entradas, saídas, controle e mecanismo.
A ferramenta que facilita a observação da situação atual da empresa, gerando tensão estrutural e impulsionando a mudança organizacional é: Mapeamento dos processos
O objetivo do IDEFO é modelar um sistema de objetos em top-down (de cima para baixo), e que os modelos de gráficos gerados criam diagramas hierárquicos para: Gerenciamento de configuração de modelos, análise de necessidades e de benefícios, definição de requisitos e modelos de aperfeiçoamento contínuo.
Ao buscar entender o funcionamento da organização através de suas principais atividades e melhorar a performance dos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, Damião, gerente de processos recém contratado, utiliza uma metodologia que atende essa necessidade. Indique abaixo a metodologia que possibilita entender os processos da organização e que deve ser utilizada por Damião. Mapeamento dos processos;

Outros materiais