Buscar

resumo virologia

Prévia do material em texto

Características dos vírus: podem ou não ser considerados vivos pois para ele ser considerado vivo ele tem de ter a capacidade de se multiplicar . Ele pode não ser considerado vivo pois depende de outra célula para se replicar. 
São considerados extremante pequenos , são parasitas intracelulares obrigatórios, possuem um acido nucleico com cobertura proteica envolvida.
 Espectro do hospedeiro: é a variedade de células que ele pode infectar, com isso dependera dos receptores se são capazes de interagir com as proteínas do capsídeo e com isso a célula possuir fatores para a multiplicação.
Tamanho dos vírus: 20 a 1000 nanômetros.
Viron: é uma partícula viral composta de ac. Nucleico envolta por uma cobertura proteica que a protege do meio ambiente.
Acido nucleico: pode ser DNA de fita simples ou dupla e RNA de fita simples ou fita dupla.
Capsídeo: é uma capa proteica que pode ser envolta por um envelope que algumas vezes os vírus adquirem ao saírem da célula hospedeira.
Capsômero: é responsável pela característica de cada tipo de vírus .
Espiculas: estrutura que liga o hospedeiro para ter a infecção .
Hematoaglutinação: é quando o vírus se liga com os eritrócitos formando pontes.
Helicoidais: longos bastonetes rígidos ou flexíveis que o seu genoma é encontrado dentro do capsídeo oco com a estrutura helicoidal.
Poliédricos: 20 face e 12 vértices , os capsômeros de cada face formam um triangulo equilátero.
Complexo: possuem capsídeo com estrutura adicionais como caudas de fibra e bainha.
Genoma do DNA: produz dentro da célula uma molécula de RNA que produzira as proteínas que irão ajudar na duplicação do DNA viral.
Genoma do RNA: dentro da célula esse vírus produzira outra molécula de RNA que irá ajudar na produção de enzimas e proteínas essenciais na duplicação do RNA viral.
Genoma do RNA polaridade: vírus que tem RNA e a transcriptase reversa , que faz com que o RNA produza uma molécula de DNA que irá produzir outra molécula de RNA para ajudar na replicação do vírus.
Replicação positiva: vírus entra RNA+ se transforma em RNA- que ele é um molde de novas fitas adicionais, com isso a partir do molde da para sintetizar varias cadeias de RNA+ no qual uma parte delas serão lidas pelo ribossomo e a outra vai ser colocada dentro do capsídeo para formação de cadeias positivas.
Replicação negativa: o vírus entra RNA- e uma parte se transforma em RNA+ para gerar o código genético para síntese do capsídeo , já a outra parte que continua RNA- ela ira formar novos vírus.
Ciclo lítico: adsorção o sitio de ligação dos vírus se liga ao receptor e formam ligações fracas. Penetração o vírus injeta seu material genético e a cauda libera a lisosina que destrói uma parte da parece bacteriana. Biossíntese o material genético do vírus é duplicado mas a célula hospedeira tem de interromper a síntese de suas proteínas para isso acontecer. Maturação formação dos vírus com seus componentes se organizando. Liberação a lisosina destrói a parede bacteriana e libera novos vírus.
Ciclo lisogênico : o DNA do vírus incorpora no DNA da bactéria não interferindo no material da bactéria depois continua reproduzindo para transmitir o DNA viral a outras bactérias.
Consequências da lisogenia: são imunes a reinfecção pelo mesmo fago. A célula hospedeira pode ter novas propriedades.
Possibilita a transdução especializada que é quando o vírus é transcrito no RNA mensageiro e vai para o citoplasma para interagir com RNA transportador e ribossomo e depois ser montado.

Continue navegando