Buscar

Tecnicas de Seleção 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0531_AV_201703186265 » TÉCNICAS DE SELEÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201703186265 - 
	Professor:
	MARIA LUCIA LAM
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 19:20:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201704048883)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Entrevista por competências deve ser utilizada quando o selecionador tem como objetivo identificar no perfil do candidato frente às exigências que a empresa necessita e que são adequadas para aquela posição em particular. Baseado nesta afirmativa, explique como a Entrevista precisa ser embasada, para considerarmos que estamos verificando as Competências do Candidato
		
	
Resposta: A entrevista deve ser embasada com as perguntas sobre sua formação profissional, suas experiências anteriores. Aplicar testes teoricos, simulações e práticos para verificar as competências do candidato.
	
Gabarito: Nesse caso, procura-se informações e dados relacionados aos resultados obtidos pelo candidato através de fatos concretos. As perguntas devem ser direcionadas a situações reais vivenciadas, focando ação e resultado. Assim, o selecionador poderá averiguar como o candidato coloca-se nas diversas situações profissionais/pessoais apresentadas, observando seu padrão de comportamento, atitude e os resultados concretos obtidos, além de perceber como reage em momentos de frustração e como lida com as suas emoções.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Nesse caso, procura-se informações e dados relacionados aos resultados obtidos pelo candidato através de fatos concretos. As perguntas devem ser direcionadas a situações reais vivenciadas, focando ação e resultado. Assim, o selecionador poderá averiguar como o candidato coloca-se nas diversas situações profissionais/pessoais apresentadas, observando seu padrão de comportamento, atitude e os resultados concretos obtidos, além de perceber como reage em momentos de frustração e como lida com as suas emoções.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704048919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que tudo o que o Selecionador propõe para que os Candidatos executem durante uma Dinâmica de Grupo, possui um objetivo específico na sua avaliação, o que poderíamos reconhecer como sendo possível analisar quando são utilizadas as Técnicas de Apresentação e de Desenvolvimento?
		
	
Resposta: Na Técnicas de Apresentação e Desenvolvimento podemos observar a forma do candidato se expressar, seus gestos, sua timidez, modo de comunicar, modo de agir, seu vocabulário.
	
Gabarito: Essas técnicas permitem avaliar a capacidade de argumentação e influência, criatividade, facilidade de exposição de ideias, iniciativa, fluência verbal, desenvoltura e nível de interação em grupo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Essas técnicas permitem avaliar a capacidade de argumentação e influência, criatividade, facilidade de exposição de ideias, iniciativa, fluência verbal, desenvoltura e nível de interação em grupo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703820633)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mercado de trabalho é flutuante; ora apresenta mais oportunidades ora não. As últimas pesquisas mostraram que o mercado apresentava mais vagas do que candidatos preparados para preenchê-las. Este é um importante indicador para que os profissionais investam em sua qualificação. Isso significa afirmar que:
		
	 
	O mercado atual está exigindo muito mais além de curso de línguas e a parte técnica desenvolvida, mas que os profissionais possuam outras competências tais como: facilidade em trabalhar em equipe, foco nos resultados entre outras.
	
	Os profissionais que já possuem curso de línguas, e a parte técnica desenvolvida não precisam se preocupar, terão chance no mercado de trabalho.
	
	Os profissionais estão investindo apenas em cursos de línguas e esquecendo a parte técnica.
	
	O profissional que souber inovar, trabalhar em equipe, boa comunicação, foco em resultados, não precisará mais nada para ser desenvolvido.
	
	O profissional que tiver uma formação superior será fácil de ser empregável, pois as empresas valorizam mais essa formação que outras competências.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703907820)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Requisição de Pessoal deve reunir informações relacionadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes do futuro ocupante do cargo, contemplando os aspectos desejáveis e imprescindíveis. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que define corretamente a que se refere o termo desejáveis mencionado no enunciado.
		
	
	O conjunto das afirmativas de resposta oferecido, atende plenamente ao exigido pelo enunciado
	
	Algo que pode ser reconhecido como uma exigência plena, sem a qual o candidato será eliminado do processo
	 
	Algo considerado como diferencial mas, não tem caráter de exclusão do candidato, caso ele não apresente este aspecto
	
	O termo desejável significa o mesmo que imprescindível não havendo, portanto, necessidade de maiores explicações sobre o significado
	
	Este é um termo que é muito utilizado na literatura teórica sobre os processos seletivos mas que, na prática não possui relevância alguma
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703847961)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Muitas organizações estão substituindo o tradicional processo seletivo focado em cargos pelo processo centrado em competências individuais. [...]. Nessas empresas, o processo seletivo não funciona como provedor de ocupantes de cargos específicos, mas como provedor de competências para toda a organização e não necessariamente apenas para a posição requerida. As competências funcionam como a base do processo de comparação e decisão sobre os candidatos" (CHIAVENATO, 2009). Marque a única alternativa que NÃO está de acordo com competências requeridas em um processo seletivo.
		
	 
	Tendência para a excelência do trabalho individual, especialização em uma área, passividade.
	
	Capacidade para a inovação, multifuncionalidade, comunicabilidade.
	
	Capacidade de negociação, , visão de processos, domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
	
	Capacidade de trabalhar em equipe, liderança, relacionamento interpessoal.
	 
	Orientação para resultados, empreendedorismo, pensamento sistêmico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703781836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre a etapa de planejamento das atividades para o processo seletivo e a etapa de aplicação propriamente dita deve haver um momento para o selecionador organizar a logística da dinâmica: Local, horário, data, materiais a serem utilizados, convocação dos candidatos etc. Essa etapa recebe o nome de:
		
	
	Ordenação
	 
	Preparação
	
	Consolidação
	
	Montagem
	
	Planificação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703234753)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A primeira fonte de referências de um candidato experiente deve ser escolhida com cuidado. Em geral é:
		
	
	seu médico e dentista
	 
	seu chefe na empresa anterior
	
	documento de identidade
	 
	sua família
	
	seu clube
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703249123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um gestor de RH aplicando uma dinâmica de grupo para seleção de pessoas utilizou a técnica dos autógrafos no início da dinâmica. Qual a sua intenção?
		
	
	c) Suscitar reflexões
	 
	b) Apresentar os participantes
	
	a) Aplicar um trabalho em equipe
	 
	d) Promover uma maior aproximação e conhecimento entre os participantes
	
	e) Trazer o debate do grupo e observar a argumentação dos participantes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703955591)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à dinâmica de grupo, utilizada no processo seletivo e com foco voltado para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio sobre o tema, assinale a questão correta:
		
	
	O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como"estudo de caso".
	 
	O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como "Dinâmica de Grupo".
	
	O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como "Recrutamento".
	
	O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como "Motivacionais".
	
	O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como "Casos e Simulações".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703818107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O setor de Recursos Humanos da empresa ABC ltda. está realizando um processo de seleção para a vaga de Gestor Comercial, ao todo, 10 candidatos participaram das dinâmicas de grupo, mas somente 5 seguirão para a próxima etapa que são as entrevistas individuais. O RH da empresa deve entrar em contato com os candidatos para realizar o feedback da primeira etapa. O RH decidiu fazer da seguinte forma: os 5 aprovados para a entrevista receberão um telefonema comunicando a aprovação para a segunda etapa do processo e os 5 não selecionados receberão um e-mail. Assinale a opção que contém o conteúdo correto para realização do feedback via e-mail:
		
	 
	Aviso que a 1ª etapa do processo foi concluída; Agradecimento pelo interesse em trabalhar na empresa; A informação que o currículo permanecerá na organização para uma próxima oportunidade.
	
	A informação que o currículo permanecerá na organização para uma próxima oportunidade.
	
	Aviso que o candidato não foi selecionado para a próxima etapa pois não apresenta conhecimento suficiente para a função; Agradecimento pelo interesse em trabalhar na empresa.
	
	Agradecimento pelo interesse em trabalhar na empresa; A informação que o currículo permanecerá na organização para uma próxima oportunidade. Descrição das competências necessárias a vaga e que não foram encontradas no candidato.
	
	Agradecimento pelo interesse em trabalhar na empresa.

Outros materiais