Buscar

11111032.1378 Aula01 518275

Prévia do material em texto

Atividades da Aula 01
1. Os carboidratos são classificados de acordo com a velocidade de digestão e grau no qual são absorvidos após a passagem através do trato gastro intestinal humano (GI). Sobre a absorção dos carboidratos, qual dos seguintes carboidratos é considerado facilmente digerível ? (0,25)
amido
glicogênio
sacarose
celulose
fibras alimentares
2. As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais. As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos- são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005). A carência das vitaminas K, D, B1 e A, na sua ordem devida, pode resultar em: (0,25)
a) Beribéri - dificuldade na coagulação sanguínea - raquitismo e cegueira noturna
b) Raquitismo - dificuldade na coagulação sanguínea - cegueira noturna - beribéri 
c) Cegueira noturna - dificuldade na coagulação sanguínea - raquitismo e beribéri
d) Dificuldade na coagulação sanguínea - raquitismo - beribéri e cegueira noturna
e) Raquitismo- beribéri - dificuldade na coagulação sanguínea e cegueira noturna
3. Em 1937, Pedro Escudeiro, um médico argentino, introduziu o estudo da nutrição nas escolas de medicina, divulgando as Leis da Alimentação. Sua abordagem racionalista (partindo de premissas ou hipóteses) expandiu o estudo da nutrição, complementando os estudos empíricos (que partem da experiência e coleta de dados). Ainda hoje, as quatro leis da alimentação, são consideradas como a base de uma alimentação saudável para qualquer individuo. 
Considerando o contexto acima elabore um texto dissertativo, comtemplando os seguintes aspectos: 
Quais são as quatro leis da alimentação? Explique (no mínimo) duas leis da alimentação. (0,25)
R: As quatro leis são: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação.
A Lei da Quantidade corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido, na qual a quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo. A Lei da Qualidade refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo, na qual a alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo. A Lei da Harmonia menciona sobre a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto. Deve haver uma proporção adequada de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Já na Lei da Adequação, a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.
Atividades da Aula 02
A aparência do corpo na sociedade tem-se tornado cada vez mais um fator de valor para o bem-estar físico e psicológico do ser humano, em especial nas jovens do sexo feminino. Cirurgias, estresse intenso, doenças graves e principalmente as dietas restritivas que priorizam determinados alimentos em detrimento de outros, podem acabar privando seu organismo de um nutriente essencial e causar danos até irreversíveis às chamadas Desordens estéticas.
Considerando o contexto acima elabore um texto dissertativo, comtemplando os seguintes aspectos: 
a)- Porque a alimentação ocidental tem contribuído para a formação das desordens estéticas? (0,15) 
R: Para falar em desordens estéticas, falaremos sobre a inflamação. A inflamação tem um papel importante nas doenças cardiovasculares, no câncer, diabetes, alterações estéticas: envelhecimento cutâneo, gordura intra-abdominal, flacidez, acne e fibroedemagelóide e outras tantas com caráter assintomático estéticas. O corpo humano controla o processo inflamatório por meio de hormônios. Todos os alimentos têm função nos níveis hormonais, logo, podem ativar “pró-inflamatórios” ou inibir “anti-inflamatórios” a inflamação. Os alimentos pró-inflamatórios são ricos em ômega 6, gorduras saturadas, gorduras trans e alimentos com alto índice glicêmico (IG) e os anti-inflamatórios são ricos em ácidos graxos ômega 3, fibras, vitaminas, minerais e alimentos de baixo IG (níveis de glicose no sangue). Os alimentos pró-inflamatórios vêm sendo nos dias de hoje consumidos de 20 a 50 vezes mais do que os alimentos anti-inflamatórios. Este hábito provoca um desequilíbrio entre as substâncias que controlam a inflamação no organismo, levando a uma maior produção de substâncias que estimulam a inflamação. Com isso, podemos dizer que o processo inflamatório pode ser desencadeada ou agravada nas desordens estéticas em: obesidade, envelhecimento cutâneo, gordura intra-abdominal e acne, por exemplo.
 b)- Quais alimentos devem ser mais utilizados para o tratamento das desordens estéticas? (0,10)
R: Alimentos ricos em Ômega-3 (anti-inflamatório), fibras (baixa produção do tecido adiposo), vitaminas A, “carotenóides” e D (modulam o sistema inflamatório), minerais, principalmente, magnésio e zinco (dão equilíbrio ao sistema imunológico), alimentos de baixo índice Glicêmico como os grãos integrais, frutas e verduras (diminuem a produção do tecido adiposo). Além destes a utilização de nutracêuticos que podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos herbais e alimentos processados.
A maioria das dietas e dos planos alimentares disponíveis no mercado contribui para surgimento das carências nutricionais. Atualmente, vêm se desenvolvendo novos produtos que visam garantir a saúde e a melhora nutricional das pessoas que possuem má alimentação e também para aqueles que desejam uma melhora estética de forma fácil e adequada, dentre os quais os nutricosméticos. Baseado no texto, a alternativa que melhor define nutricosméticos é: (0,25)
São formulações a partir de ingredientes nutracêuticos que tem o propósito de melhorar aspectos estéticos da pele e apêndices. São conhecidos como pílulas da beleza, cujo destaque é a beleza de dentro para fora.
são alimentos ou parte dos alimentos que possuem propriedades terapêuticas, incluindo prevenção de doenças crônicas e devem auxiliar na promoção da saúde e melhora do estado nutricional.
São formulações cosméticas e farmacêuticas. Seu uso é tópico e tem a capacidade de alterar a estrutura da pele.
São formulações cosméticas e farmacêuticas na forma de cremes, sprays, loções e xampus, mas não agem como medicamento.
A castanha do Pará, o salmão, o óleo de linhaça é considerado nutricosmético. Esses alimentos podem ser encontrados desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos e produtos herbais até alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.
A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. É a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. Estudos indicam que a ingestão de aproximadamente 6 g de canela diariamente pode resultar na diminuição de até 29% em níveis de glicose, mobilizar gordura corporal e aumentar o metabolismo basal. (0,25)
Considerando os benefícios da canelapara a saúde, o termo que diz respeito a um alimento que acelera o metabolismo e mobiliza a gordura corporal é?
Alimento funcional
Alimento diet
Alimento termogênico
Alimento diet
Alimento simbiótico

Continue navegando