Buscar

Avaliação de Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0355_AV_201201854369 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201854369 -IZA BERNADETE FORECHI DIAS
	Professor:
	JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/08/2014 18:09:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201202029606)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas aulas de educação física escolar, quais conteúdos de conhecimentos corporais devem ser utilizados para que sejam significativos para os alunos ?
		
	
Resposta: A cultura dos alunos, seus conhecimentos e habilidades. O professor deve construir um ambiente que estimule os alunos a conhecer, descobrir, explorar a diversidade de movimentos, suas possibilidades e limitações, levando-os a compreenderem que não se trata de um momento de lazer, mas de construção de conhecimento.
	
Gabarito:
Os que façam referência à história de vida ou ao contexto sociocultural no qual os alunos estão inseridos, que sejam vivenciados de forma ativa e tragam prazer e satisfação para os alunos, que guardem correspondência direta com experiências concretas dos alunos e que estejam vinculados a cultura corporal do aluno.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202029711)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Na Escola MMR, da rede particular de ensino, todos os sujeitos sociais envolvidos podem participar desde o planejamento, a execução e avaliação de políticas e práticas educacionais. Segundo essa proposta de atuação, que princípio básico, em relação ao Projeto Pedagógico, o referido estabelecimento de ensino põe em prática?
		
	
Resposta: Que é importante o envolvimento de todos para que haja êxito nos abjetivos traçados dentro do projeto.
	
Gabarito: A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202028310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade:
		
	
	do uso da prática esportiva de rendimento.
	 
	da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história.
	
	da programação visual que vai revelar a prática pedagógica.
	
	da prática de exercícios que estimulem a oralidade.
	
	do desenvolvimento de conteúdos que docilizem o homem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202028722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Falar de ética é algo cada vez mais obrigatório no mundo globalizado de hoje. Quando assistimos à sociedade dilacerada, por ações cada vez mais violentas expressas na corrupção política, assassinatos hediondos, agressões ao meio ambiente, uso de drogas, que apontam para a destruição do ser humano, cada vez mais sentimos a necessidade de nos refugiarmos em ideais éticos. Em função do que acontece de desastroso, a humanidade precisa ter suas condutas orientadas por normas e princípios que levem em conta o homem, a sociedade e o planeta. Por isso, assinale a ALTERNATIVA CORRETA que representa uma reflexão compatível sobre a questão ética:
		
	
	O homem é um ser cultural, mas só se realiza exercendo plenamente todas as suas faculdades físicas e biológicas
	
	A ética consiste num conjunto de ações indispensáveis à reprodução biológica do homem
	
	A ética é uma preocupação da ciência filosófica e reflete sobre as questões de natureza religiosa
	 
	O ser humano se realiza plenamente pela cultura e na cultura -
	
	O homem é um ser plenamente biológico e a cultura é um fenômeno que só se verifica nos dias de hoje e nas sociedades mais complexas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202028910)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
Marque a alternativa correta.
		
	 
	Somente a afirmativas I está correta.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II, III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202194066)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique as teorias que foram identificadas por Saviani como ¿Teorias crítico-reprodutivistas¿, assinalando a alternativa correta. I - concebe a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material. II- Neste quadro a espiritualidade é entendida como um fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade. Nesse contexto, a educação é compreeendida como inteiramente dependente da estrutura social geradora da espiritualidade, cumprindo aí a função de reforçar a dominação e legitimar a paz. III - A escola ¿não poderia ser diferente do que é¿, até por este motivo, essas teorias não construíram nenhuma proposta pedagógica, elas apenas queriam explicar os mecanismos de funcionamento da escola enquanto instituição que é determinada pelo capitalista.
		
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202171819)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos anos iniciais faz-se necessário que o professor (a) construa um ambiente estimulante para os alunos levando-os a conhecer, descobrir, explorar a diversidade de movimentos, suas possibilidades e limitações. Neste sentido cabe ao professor (a) intervir de modo a:
		
	
	Promover uma aprendizagem fragmentada e esvaziada de significado para os alunos.
	
	Organizar formas de ensino voltadas para padrões estabelecidos.
	
	Valorizar a reprodução e padronização de gestos estereotipados.
	
	Adotar uma metodologia com ênfase nos aspectos técnicos dos movimentos
	 
	Propiciar aprendizagem que parta de situações globais, simples e diversificadas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202029898)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Freire (2010), em seu livro Educação de corpo inteiro: teoria e prática de Educação Física, no capítulo Motricidade, faz uma reflexão histórica sobre a prática da Educação Física. Assinale V (verdadeiro) ou F(falso), para as afirmativas abaixo, com relação ao desenvolvimento da motricidade humana de acordo com o autor.
(___) O homem está dotado de uma orientação e de uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia.
(___) O que está faltando, numa concepção de Educação Física que privilegie, acima de tudo o humano, é ver além do percebido: é enxergar o movimentocarregado de intenções, de sentimentos, de inteligência, de erotismo. É ver o rumo do movimento, sempre em direção de buscar, no mundo, as partes que faltam ao homem para ser humano.
(___) Uma prática de Educação Física humanista, privilegia heranças militarescas, isto é, preparar as crianças para campeonatos esportivos competitivos onde a prática baseia-se em quem comanda e o que obedece.
(___) Uma Educação Física significativa valoriza a atividade cultural da própria criança, por exemplo, um brinquedo ou jogo, para desenvolver movimentos considerados básicos como: andar, correr, saltar, girar, lançar, pegar etc.
(___) A Educação Física precisa desenvolver atividades repetitivas para desenvolver as habilidades motoras.
		
	
	V V V F F
	
	V F V V F
	 
	V V F V F
	
	V F V F F
	
	V F V F V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202194488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos em nossas aulas que ¿o lazer, ao ser veiculado nas mídias de massa como elemento do desejo e produzido para o consumo, impõe-se por todo o mercado globalizado como uma mercadoria capaz de oferecer inúmeras possibilidades que se ajustam a todos os gostos e desejos, todos os orçamentos, classe social¿ (trecho retirado de aula). Esta estrutura é mantida por uma indústria cultural que cresce a cada ano, influenciando diretamente nossas escolhas.Quanto às relações sobre indústria cultural e lazer, é correto afirmar que:I ¿ A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.II ¿ O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.III ¿ A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.IV ¿ A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e IV.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202171802)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É quando a criança tem presente, ao mesmo tempo, as representações de dois objetos. Por exemplo, um carro e um bloco de espuma. A criança é capaz de captar as semelhanças e diferenças dessas representações; ela está consciente que está brincando de 'faz de conta', denotando a capacidade de se colocar no lugar de outro personagem. Esta visão se enquadra numa perspectiva do jogo:
		
	
	perceptivo
	 
	Simbólico
	
	de regras
	
	de Exercício;
	
	de Papéis;

Outros materiais