Buscar

História da educação do Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Avaliação Parcial: CEL0242_SM_201609012046 V.1 
Aluno(a): MATHEUS ARAUJO CAETANO QUINUPA	Matrícula: 201609012046
Acertos: 10,0 de 10,0	Data: 16/04/2018 20:35:08 (Finalizada)
Código de referência da questão.	1a Questão (Ref.:201609717289)	Acerto: 1,0 / 1,0
A Reforma Protestante foi um movimento religioso, no século XVI, que mudou consideravelmente os rumos da sociedade e da educação na Europa. Um dos motivos desse fato ter acontecido refere-se:
	à insurgência dos padres católicos em função da postura repressiva do Vaticano;
 Certo	às severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero à venda de indulgências e de relíquias religiosas;
	ao empenho dos burgueses em construir uma sociedade na qual a religião não tivesse lugar;
	às constantes mudanças no comando da igreja católica criando uma grande instabilidade;
	ao surgimento de um outro princípio religioso baseado no politeísmo;
Código de referência da questão.	2a Questão (Ref.:201609654587)	Acerto: 1,0 / 1,0
Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
	O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
	O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
 Certo	O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
	O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
	O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
	Gabarito Coment.	
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201609604772)	Acerto: 1,0 / 1,0
: Marque V (verdadeiro) e F (falso):
 
( )A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características submeter os indígenas ao domínio português.
( )Acostumados ao modo de vida dos europeus que baseava-se numa existência sedentária, os indígenas compreendiam a diferença entre a sua cultura e a outra.
( )Pela abundância de alimentação existente em terras brasílicas, pela produção e coleta de alimentos e, pela habilidade do indígena como caçador, pode-se considerar como um forte indicativo que a antropofagia, arraigada fortemente entre os costumes de algumas tribos, tinha o objetivo apenas de matar a fome.
( )No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
( )As Missões acabaram por transformar os índios nômades em sedentários, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura deles pelos colonos.
 Certo	V, F, F, V, V
	F, F, F, V, V,
	F, F, V, V, V
	V, V, V, F, F
Código de referência da questão.	4a Questão (Ref.:201609599533)	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com o contexto histórico do Brasil na era pombalina é correto afirmar que:
 Certo	As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado, secularizar a educação e padronizar o currículo.
	Mesmo com a organização de uma a educação financiada pelo Estado, os jesuítas que ministravam o conhecimento nas aulas régias.
	Em 1772 criou-se o ¿subsidio literário¿ para manutenção do ensino superior no Brasil, pois a educação elementar e secundária já tinha recursos para atender a demanda.
	Inspirado nos ideais e nos princípios da Igreja, Pombal empreende uma profunda reforma educacional em Portugal que tem seus desdobramentos na efetivação de uma educação catequética no Brasil.
	Com a transplantação da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, abriu-se uma nova chamada para educação jesuítica no Brasil. Desse modo, a Companhia de Jesus retomou suas práticas catequéticas.
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201609599532)	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com as principais medidas implantadas pelo marquês de Pombal, por intermédio do Alvará de 28 de junho de 1759, marque a única altenativa que não corresponde a essas medidas:
	Instituição de aulas de gramática latina, de grego e de retórica.
	Realização de concurso para escolha de professores para ministrarem as aulas régias.
	Destruição da organização da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal.
 Certo	Introdução das aulas régias, que tinha as mesmas características das aulas de humanidades criadas pelos jesuítas.
	Tem início, então, o embrião do ¿ensino público¿ no Brasil. Uma educação mantida pelo Estado e sem atrelamento a uma ordem religiosa.
Código de referência da questão.	6a Questão (Ref.:201609654585)	Acerto: 1,0 / 1,0
Em 1759, expulsou os jesuítas de Portugal e de suas colônias, inclusive do Brasil, por entender que eles se opunham às suas reformas educacionais. Trata-se de:
 Certo	Marques de Pombal
	D. João VI
	Inácio de Loiola
	Francisco Xavier
	Padre Antonio Vieira
Código de referência da questão.	7a Questão (Ref.:201609717402)	Acerto: 1,0 / 1,0
Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental, que proibia os países do continente europeu de comercializarem com a :
	Holanda
	Espanha
	França
 Certo	Inglaterra
	Itália
Código de referência da questão.	8a Questão (Ref.:201609654595)	Acerto: 1,0 / 1,0
O ano de 2008 assinala os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre isso assinale a alternativa correta.
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	Chegando ao Brasil, o monarca trabalhou muito para a ampliação da cidadania.
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
 Certo	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
Código de referência da questão.	9a Questão (Ref.:201609734922)	Acerto: 1,0 / 1,0
No período do Império , com a criação da seção feminina na Escola Normal da Província as moças puderam se profissionalizar na carreira do magistério. No final do século, a classe docente começou a se tornar predominantemente:
	de professoras portuguesas
	de freiras
	mista (homens e mulheres)
	masculina
 Certo	feminina
Código de referência da questão.	10a Questão (Ref.:201609250222)	Acerto: 1,0 / 1,0
(ENEM, 2007) Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida 'civilizado', marca que distinguia as classes cultas e "naturalmente" dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais
que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. (Paul Singer. Evolução da economia e vinculação internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.) Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país:
	se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no país sem trazer ganhos para a infraestrutura de serviços urbanos.
	se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcançado no período colonial.
 Certo	se tornou dependente da economia europeia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países.
	extinguiu a produção colonial baseada na escravidão e fundamentou a produção no trabalho livre.
	teve sua industrialização estimulada pela Grã-Bretanha, que investiu capitais em vários setores produtivos.
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais