Buscar

Alimentação inadequada pode prejudicar desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentação inadequada pode prejudicar desenvolvimento.
É de extrema importância iniciar a formação de hábitos alimentares assim que as crianças começam a conhecer os alimentos.
Quando o assunto é alimentação a preocupação dos pais deve ser constante. Saber se os filhos consomem todos os nutrientes, proteínas, vitaminas de forma adequada e equilibrada é fundamental, independente da idade da criança.
O fato das crianças ficarem muito tempo na escola, ou fora dela, pode desencadear uma série de inquietações por parte dos pais. Nesse período é fundamental atentar-se para a alimentação adequada, pois a falta de nutrientes nessa fase da vida pode prejudicar o bom andamento das crianças na escola e nas atividades do dia-a-dia, causando desânimo e demais doenças como obesidade e anemia.
Desnutrição e obesidade podem parecer que estão em sentido oposto, na verdade, obesidade é um tipo de desnutrição. Muitos confundem obesidade com saúde, quando, na verdade o obeso pode estar muito mais doente que o desnutrido. A obesidade causar doenças cardiovasculares, diabetes, problemas de coluna e muitas outras doenças graves.
É responsabilidade dos pais elaborar um cardápio rico em nutrientes, com alimentos saudáveis e refeições as horas certas e sem exagero. A formação destes hábitos alimentares devem ser iniciados assim que a criança abandona o leite materno.
Altere sempre o cardápio da refeição, mas de maneira que varie a quantidade de carboidratos, que dão energia para as crianças, as preteínas, que são de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento e os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que resultam no bom funcionamento do corpo.
Nesta fase todos os tipos de alimento são importantes, não existe melhor ou pior.
Dicas
A dica do nutrólogo é que os pais abusem da criatividade e introduza aos pratos infantis alimentos coloridos para chamar a atenção das crianças. Uma sugestão é decorar as refeições, para atraí-las. Abaixo algumas propostas que podem seduzir os olhos e fazer muito bem ao corpo na fase do desenvolvimento.
- Preferir carnes magras à vermelhas;
- Insira ao café da manhã iogurte, fibras - para auxiliar na digestão, e frutas;
- Substitua sobremesas calóricas e com muito açúcar, por frutas decoradas, ou gelatinas;
- Evite os refrigerantes, prefira os sucos naturais;
- Escolha um dia da semana para liberar as guloseimas;
- Não insista para que a criança coma, ela procurará o alimento oferecido quando sentir fome;
- Varie o cardápio, mas administre bem as novidades;
- Seguir uma ordem de horário para as refeições e os lanches intermediários;
- Usar a criatividade ao preparar os pratos, abuse dos legumes, para ter um prato colorido e das formas dos lanches para atrair a atenção.

Outros materiais