Buscar

rotinas de departamento pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES:
Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail, alex.fuza@unigran.br.
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas.
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 19/04/2018.
●Atenção - Envie as questões junto com as respostas.
Atividades da Aula 1 a 4
O Departamento Pessoal e Departamento de Recursos Humanos desempenham a mesma função? Justifique:
Não, o RH é o que se responsabiliza, isto é, verifica se as pessoas estão aptas pela seleção para um determinado cargo da empresa , este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas, cuida da parte de relações humanas entre funcionários, ministram palestras sobre motivação, fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa. Já o DP é responsável pela parte burocrática, é o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras, calcula as guias de INSS e FGTS para pagamento. Cuida da parte demissional, etc..
Até que ponto a rotatividade de pessoal pode atrapalhar o andamento das organizações? 
Com a maior quantidade de vagas disponíveis, os funcionários estão mais exigentes e sempre em busca de novas oportunidades. Principalmente nos casos de colaboradores de qualidade, que sempre conseguem empregos, está cada vez mais difícil reter pessoal e evitar os prejuízos da rotatividade. A Rotatividade tem consequências negativas, aumento dos custos com mão de obra, desestimulo aos colegas da empresa, sobrecarga aos que trabalham no setor. A Rotatividade implica negativamente nas atividades e procedimentos ligados a produção, uma vez sobrecarregado o colaborador prioriza a produção, deixam de seguir procedimentos operacionais e normas que garantem a qualidade e segurança dos serviços e/ou produtos para manter a produtividade. Ao novo colaborador que entra na empresa, há período de adaptação, até que esteja adequado a função, emprega-se tempo para integrar o colaborador e treinamentos.
3. A motivação pode estar ligada diretamente com as faltas e atrasos dos colaboradores? Justifique:
Sim, é a insatisfação com salários e benefícios, falta de um plano de carreira, de motivação, cobranças excessivas, ausência de diálogo, etc.
 
4.Podemos dizer que o FGTS é um benefício? Justifique:
Sim, ele protege o trabalhador demitido sem justa causa, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria, ou em caso de algumas doenças graves.

Outros materiais