Buscar

ESCOLA COMUNIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS natalia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA COMUNIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS
	Atualmente podemos notar que os movimentos sociais que acontecem nas escolas visando a integração entre escola e comunidade funcionam como agentes de formação humana. Exemplos de projetos sócias desenvolvidos nas comunidades oficinas de artesanato e de música, gincanas e práticas esportivas, alguns arrecadam doações de roupas e alimentos e com isso a escola consegue trazer a família criando parcerias e a oportunidade de desenvolver temas como valores humanos e a importância de apoiar e acompanhar os estudos dos filhos contribuindo para uma formação humana de qualidade.
	Através de pesquisas e observações de instituições de ensino que trabalham com essas metodologias de projetos sociais é comprovado que quando há integração entre escola e comunidade o ensino aprendizagem ocorre de forma mais eficaz e significativa porque através dos projetos entende-se a unidade de ensino como parte da comunidade. Entendendo o seu dever de zelar por ela e contribuir com o que puder para que a escola se torne um ambiente cada vez melhor, tanto em relação à estrutura física quanto à educação, à qualidade de vida de estudantes, professores e funcionários. Essas concepções desenvolvidas geram cidadania e como consequência redução da pobreza:
No que se refere as escolas e as parcerias, Shiroma (2007, p.63), aponta que essas parcerias tendem, a se efetivar com o intuito de propiciar índices eficazes na sociedade, a autora afirma: “A educação tem um papel decisivo no crescimento econômico e na redução da pobreza”; desta forma as principais circunstâncias que determinam essas prioridades para a educação, são: formar trabalhadores adaptáveis, capazes de adquirir novos conhecimentos sem dificuldades, atendendo a demanda da economia.
Infelizmente ainda hoje encontramos escolas que não veem os movimentos sociais como agentes educativos. São conservadoras e resistentes a ideia de que eles têm um caráter educativo muito forte e que suas práticas objetivam a humanização e reconstrução das identidades sociais. Dessa forma, compreendemos que a interação entre movimentos sociais, escola e comunidade é fundamental para sustentar uma sociedade organizada, que luta para efetivar os direitos e cidadania de sua população.
Referências
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/39221-projeto-social-atua-para-promover-aproximacao-entre-escola-e-comunidade-no-interior-goiano
http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_136.pdf

Outros materiais