Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; 2 Pedro 1:2
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Art. 205 : A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
		
	
	promoção física e intelectual.
	
	liberdade de aprender, ensinar e pesquisar.
	
	garantia ao direito a padrões de qualidade.
	 
	qualificação para o trabalho.
	
	formação intelectual, física e religiosa.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I. foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II. tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III. O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV. foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V. Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
		
	 
	Todas são corretas
	
	Somente II, III, IV são corretas
	
	Somente I é correta
	
	Somente V é correta
	
	Somente I, II são corretas
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A lei 5692 tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964, e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir. A referida lei foi criada por um grupo de trabalho instituído por qual Presidente?
		
	
	Figueiredo;
	 
	Médici;
	
	Geisel;
	 
	Castelo Branco;
	
	Costa e Silva;
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
		
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	
Explicação:
Em 1969, por determinação do Ministro Jarbas Passarinho, é criado o primeiro Grupo de Trabalho com o objetivo de propor a reforma do ensino primário e médio no Brasil. Através do Decreto nº 65.189, de 18-9-69 esse Grupo de Trabalho teria sessenta dias para concluir os estudos e projetos, constituindo uma matéria de relevante prioridade.
Prevalece, entretanto, a visão autoritária nas ações de governo sobre a educação brasileira, reconhecidas inclusive pelo próprio Jarbas Passarinho, marcada pela imposição de leis e reformas, contrariando qualquer iniciativa democrática, como sinalizavam os discursos que fundamentavam a reforma em questão. O projeto, demarcava ainda mais o centralismo nas ações governamentais e na condução da questão educacional, típicas desse momento.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, qual a modalidade de ensino que pode ser realizada simultaneamente com o ensino médio?
		
	
	Ensino Superior
	
	Ensino Fundamental
	 
	Ensino Profissionalizante
	
	Educação Infantil
	
	Educação Básica
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acessado em 28.04.2012. Adaptado) O texto apresenta uma organização comum aos estatutos e leis em geral, que é a distribuição da mensagem em:
		
	
	receituários, indicando o passo a passo de com tratar as crianças e os adolescentes.
	
	tópicos, para narrar algumas experiências vividas por jovens e seus familiares.
	
	parágrafos, para dar bons conselhos às crianças e aos adolescentes brasileiros.
	 
	artigos, para determinar quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado.
	
	estrofes, para expressar opiniões sobre como a sociedade deveria tratar os jovens.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A reforma do ensino superior instituiu o sistema de créditos que obrigava os alunos a realizarem a matrícula por disciplinas, o que impedia a formação de grupos nas mesmas turmas, como no tradicional curso seriado, dificultando a organização de grupos de pressão. Sua finalidade era:
		
	
	Desmobilização dos pais dos alunos
	 
	Desmobilização dos estudantes universitários
	
	Desmobilização dos alunos do ensino básico
	
	Desmobilização dos metalúrgicos
	
	Desmobilização dos operários
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito da A lei 5540/68, é correto afirmar que:
		
	
	foram anos marcados por uma intensa atividade educativa que visavam a mobilização e organização dos estudantes
	 
	determinou que as disciplinas nas Universidades passassem a ser agrupadas por departamentos, deixando de se organizar por cursos, reforçando o caráter da fragmentação
	
	o Poder Executivo Federal desconcentrava poderes, além de ser eleito de forma direta pelo Congresso Nacional.
	
	o governo ditatorial afirmava sua proibição ao ensino livre e passava a controlar à ação da iniciativa privada
	
	autorizava mais vagas nas universidades públicas, com ênfase na liberdade de expressão