Buscar

Gerenciamento de projetos[

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme nossos estudos sobre operações: I. Operação é esforço que sempre gera o mesmo resultado. II. Operação possui hora e data determinada para acabar. III. Operação é um trabalho contínuo e, normalmente, repetitivo. A afirmativa II é falsa.
Segundo Kerzner (2009), diversas pressões externas podem forçar as companhias a adotarem gerenciamento de projetos como forma de realizarem seus negócios. Abaixo estão listadas tipos de pressões, EXCETO a opção: Aspectos religiosos
O PMI considera que para se fazer uma boa gestão de projetos devemos gerenciar 10 áreas de conhecimento. Não faz parte dessas dez áreas: Execução
Qual das alternativas abaixo representam características dos projetos? Ser único e com prazo definido.
Na análise econômica de um projeto obteve-se o fluxo de caixa de recebimentos e pagamentos futuros. Em relação à taxa interna de retorno do projeto (TIR) pode-se afirmar que é: A taxa em que o Valor Presente Líquido do Projeto iguala-se a zero.
O que é Gerenciamento de Projetos? 
É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas as atividades do projeto com o objetivo de atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas (Guia PMBOK®, 5ª edição).
Entre as atuações do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) aponte abaixo a única afirmação incorreta:
O PMI tem como objetivo propor uma linguagem de gerenciamento de projetos diferenciada e adaptada a cada tipo de negócio. 
Qual dos itens a seguir não é um atributo de projeto? Não ter data de término definida.
Qual dos elementos abaixo não pertence às fases do ciclo de vida de um projeto? Integração do projeto
Segundo o PMBoK, todos os tópicos abaixo são verdadeiros em relação ao Termo de Abertura do Projeto (TAP), exceto: É um planejamento detalhado, obrigatoriamente elaborado pelo gerente de projetos.
Os ativos de processos organizacionais fornecem diretrizes e critérios para adequação dos processos da organização às necessidades específicas do projeto. Os fatores ambientais da empresa podem restringir as opções de gerenciamento do projeto. Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deveria:
Selecionar os processos apropriados para cumprir os objetivos do projeto;
No processo de analises de alternativas de uma proposta devemos responder a algumas perguntas, como as relacionadas abaixo, EXCETO uma que é: Quem desenvolverá o projeto?
Processo de revisão de todas as solicitações, aprovação e gerenciamento de mudanças em entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e Plano de Gerenciamento do Projeto. A definição se refere a qual processo de gerenciamento de projeto? Realizar o controle integrado de mudanças.
O que é um Project Charter? 
É um documento que autoriza formalmente o projeto e concede ao gerente de projetos indicado a autoridade para aplicar os recursos disponíveis e define a resposta para o ¿problema¿ tratado com o projeto
O que é um termo de abertura do projeto? Documento que autoriza formalmente um projeto
Um gerente de projetos foi designado para gerenciar um projeto de fabricação de um protótipo de um novo carro. De acordo com as boas práticas de gerenciamento de projetos, qual é o documento que formaliza a alocação desse gerente de projetos para o novo projeto? Termo de abertura do projeto.
Qual a área de conhecimento em gerenciamento de projeto tem por objetivo garantir que o projeto contempla todo e somente todo trabalho para atender aos requisitos do cliente? Escopo
Qual o significado de EAP? Estrutura Analítica do Projeto
As técnicas e ferramentas para planejamento de escopo, na gestão de projetos, incluem:
Análise de produto, análise custo/benefício, identificação de alternativas e opinião de especialistas.
Mariana é gerente de projeto e direcionou a sua equipe para a execução de duas tarefas: a primeira se preocupará com as articulações dos diversos planos que envolvem o projeto e a segunda irá definir todo o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso. Considerando essas tarefas, quais as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos estão envolvidas? Gestão da integração e do escopo
Um determinado projeto concluiu sua Iniciação, Planejamento e está em Execução. Seu gerente precisar executar ações de Monitoramento e Controle. Ele precisa executar o processo de monitorar o progresso do escopo do projeto e do produto, e gerenciar as mudanças feitas na linha de base do escopo. Controlar o escopo.
Com relação aos objetivos dos processos de gerenciamento de projetos, avalie as afirmações seguintes. I. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo que objetiva definir, preparar e coordenar todos os planos auxiliares e integrá-los num plano de gerenciamento do projeto abrangente. II. Criar a estrutura analítica do projeto (EAP) é o processo que objetiva a subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. III. Definir as atividades é o processo que tem por objetivo a identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. IV. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo que objetiva definir o escopo do projeto. V. Criar a estrutura analítica do projeto (EAP) é o processo que tem por objetivo a identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. É correto apenas o que se afirmam em: I, II e III
A área do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que no projeto esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem-sucedida, é denominado gerenciamento de: escopo.
Um determinado projeto concluiu sua Iniciação, Planejamento e está em Execução. Seu gerente precisa executar ações de Monitoramento e Controle. Ele precisa conduzir o processo cujo principal benefício é permitir que a linha de base do escopo seja mantida. Controlar o escopo.
Qual a área de conhecimento em gerenciamento de projeto tem por objetivo garantir que o projeto contempla todo e somente todo trabalho para atender aos requisitos do cliente? Escopo.
Em Gerenciamento de Projetos, como se chama o caminho de maior duração do projeto? Caminho crítico.
O Guide to the PMBOK agrupa processos em nove categorias denominadas Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Assim definir e sequenciar as atividades, estimando os recursos necessários e suas durações, desenvolvendo o cronograma, são processos do grupo de processo de planejamento envolvidos em qual área de conhecimento? Tempo
Ao analisarmos o Gerenciamento de projetos, destacamos algumas características primordiais, e pode-se compreender a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Podemos afirmar que: Na sua estruturação de elaboração deve apresentar o tempo, pois tem prazo definido de começo e fim, por isso é temporário.
Qual das etapas abaixo NÃO FAZ PARTE do trabalho de planejar o tempo do projeto? 
Coletar os requisitos do projeto
Considere as seguintes informações sobre as durações de uma determinada atividade do caminho crítico do cronograma do projeto: Duração mais provável de 6 dias, Duração mais pessimista de 14 dias e Duração mais otimista de 4 dias. Qual é a estimativa PERT desta atividade? 7
Um dos objetivos do Gerenciamento do Tempo é: 
Garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado.
A Prefeitura de uma pequena cidade decide construir um hospital, porém não tem nenhum dado associado ao número de leitos necessários. Estes dados são importantes porque ajudarão a determinar o prazo para terminar obra. A Prefeitura resolve então fazer algumas pesquisas e os dados levantados são incorporados às projeções e ao planejamento. O que a Prefeitura recém criou? Premissas.
Em relação ao termo de abertura do projeto, é INCORRETO afirmar que:
Fornece uma lista detalhada de riscosdo projeto

Outros materiais