Buscar

Recrutamento e seleção avaliação parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201202368340)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as características que definem o ambiente atual em que estamos inseridos, levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas, a opção que "não" corresponde a um aspecto dos dias de hoje é:
		
	
	Responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente
	 
	Perfil profissional desqualificado e pouco valorizado
	
	Incorporações/fusões
	
	Transformações tecnológicas
	
	Ampliação de terceirização e parcerias
	
	
	2a Questão (Ref.:201202840080)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em se tratando do contexto atual das empresas em um mercado altamente competitivo, pode-se dizer que o conceito de "perenidade", refere-se a:
		
	
	Capacidade de administrar em meio a um mercado volátil e volúvel
	
	Estratégia da gestão de talentos da empresa
	 
	Permanência de uma empresa no mercado a longo prazo
	
	Recrutamento e seleção adequado, visando minimizar custos
	
	Necessidade urgente de treinamento e capacitação dos funcionários
	
	
	3a Questão (Ref.:201202725090)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Neste sentido marque a alternativa correta:
		
	 
	O subsistema de provisão de recursos humanos tem por objetivo estimular a produtividade das pessoas na organização;
	 
	O subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada das pessoas na organização, sendo responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários;
	
	O subsistema de provisão de recursos se constitui de ações voltadas exclusivamente para o bem estar no ambiente de trabalho, não sendo responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários;
	
	todas as alternativas estão corretas.
	
	O subsistema de provisão de recursos humanos funciona como o principal responsável pelo monitoramento do desempenho das pessoas nos seus respectivos setores de trabalho;
	
	
	4a Questão (Ref.:201202781136)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as colocações abaixo e identifique a que não se relaciona com o subsistema de Administração de RH:
		
	
	Um ponto relevante de atenção na administração de RH atual é a atração e retenção de talentos. Neste ambiente competitivo, ações terão que ter efetividade para atrair e reter esses talentos, bem como motivá-los e apoiá-los para a plena aplicação de suas potencialidades.
	
	As empresas são compostas por pessoas que, por meio de seus conhecimentos e habilidades, são decisivas para apoiar a estratégia organizacional de sobrevivência no mercado. Sendo assim, as organizações precisam estabelecer ações para identificar e desenvolver esses ¿profissionais do conhecimento¿, garantindo seu posicionamento competitivo.
	
	Identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, é o desafio que torna-se cada vez maior devido à crescente volatilidade e exigência dos profissionais, que buscam oportunidades de desenvolvimento e carreira desafiadoras, produzindo importantes movimentações no mundo corporativo.
	 
	As pessoas, o mercado, a concorrência, as formas de atrair e reter talentos, não são questões específicas da área de RH, portanto não cabe a área de Recursos Humanos definir estratégias eficazes de pessoas para dar suporte às organizações no alcance dos objetivos estratégicos definidos.
	
	Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação (indústria, serviços, instituições financeiras, entre outros) é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201202712487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No panorama atual, as organizações procuram identificar profissionais com perfil de competências alinhado às demandas e necessidades internas (inputs), que possam pôr sua experiência e competência a serviço da empresa nas atividades a serem desenvolvidas (processamento), gerando um alto desempenho que se refletirá em resultados diferenciados (outputs).
Considerando os estudos realizados sobre competências, assinale a única afirmativa correta:
		
	
	As competências organizacionais dizem respeito aos atributos dos funcionários de uma determinada organização que conferem vantagem competitiva a ela, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de ser imitados pela concorrência.
	
	Podemos afirmar que o modelo de gestão por competências influencia a produção de valor da empresa, restringindo as chances de alcance dos objetivos organizacionais.
	
	As organizações estabelecem competências estratégicas que estejam relacionadas diretamente à visão que cada funcionário tem em relação ao seu futuro profissional e social, refletindo-se em suas atividades diárias, independente de seu nível hierárquico.
	
	No processo seletivo a aderência de um candidato às competências do cargo em questão, bem como às competências organizacionais, é um ponto que deve ser desconsiderado pelo selecionador, uma vez que o destaque deve estar na missão da empresa.
	 
	As competências estratégicas ou organizacionais são as competências que garantem a competitividade e sustentabilidade de uma empresa, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, reforçando sua imagem e reputação no mercado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201202391190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O modelo de Gestão por Competências vem sendo utilizado cada vez mais nas organizações. A seleção nesse modelo consegue captar candidatos mais adequados ao perfil da organização. Baseado nesse fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir e marque a INCORRETA.
		
	
	Caso o Selecionador esteja em dúvida entre dois candidatos, deve escolher aquele que possui atitudes desejáveis para o perfil do cargo.
	
	Atitudes são difíceis de serem mudadas, o mesmo não acontecem com as habilidades.
	
	Conhecimentos, habilidades e atitudes fazem parte da análise de uma Seleção por Competências.
	 
	A importância para a seleção por competências está apenas nas competências do cargo.
	
	O modelo de Gestão por Competências faz uma correlação entre as competências organizacionais, as individuais e as do cargo.
	
	
	7a Questão (Ref.:201202214750)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entendemos por _______________________________ a aplicação de técnicas e ferramentas que objetivam atrair potenciais candidatos com o perfil de competências requerido para as vagas disponíveis em determinada estrutura organizacional. Qual a palavra que completa a frase:
		
	
	habilidade
	 
	recrutamento
	
	seleção
	
	comportamento
	
	Conhecimento
	
	8a Questão (Ref.:201202840124)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao Subsistema de RH, voltado para Recrutamento e Seleção, pode-se dizer que suas principais atividades são:
		
	
	Relaciona-se à política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, objetivando equidade interna e aperfeiçoamento contínuo das práticas aplicadas, tendo em vista a retenção de talentos.
	
	Promove ações de capacitação para garantir a atualização, preparação e desenvolvimento contínuos dos funcionários. Essas ações são estruturadas dentro de um Plano de Desenvolvimento Anual, resultante do levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento de todo o quadro funcional da organização, contemplando os treinamentos que serão ministrados, prazos, locais e custos envolvidos.
	
	Define a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionaise os indicadores que irão monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial.
	
	desenvolve ações para garantir condições físicas e ambientais seguras e adequadas ao pleno exercício das atividades dos trabalhadores.
	 
	Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Em geral, estruturam-se canais de comunicação internos (jornais, revistas, intranet, entre outros) para divulgação de informações e interação com o público interno. Define estratégias de captação e identificação de talentos para  a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
	
	
	9a Questão (Ref.:201202815234)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Apesar de existirem três tipos de Recrutamento, pesquisas mostram que as organizações devem utilizar, sempre que possível, aquele que mais motiva os seus colaboradores. Diante do exposto, podemos dizer que estamos nos referindo ao Recrutamento:
		
	
	Externo.
	 
	Interno.
	
	 Interno e Misto.
	
	Externo e Misto.
	
	Interno e Externo.
	
	
	10a Questão (Ref.:201202815288)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 O Recrutamento Misto é quando utilizamos tanto o Interno quanto o Externo. Imaginem que numa organização há uma vaga em aberto e o profissional de RH optou por fazer o Recrutamento Misto. Põe na mesma sala Colaboradores da empresa e candidatos externos que conversam entre si e percebem que há essa diferença. Diante desta situação, podemos afirmar que o correto é dizer que:
		
	
	 É melhor fazer o Recrutamento misto dessa forma, pois ganha-se tempo para a empresa.
	
	Não há outra maneira de fazer o Recrutamento Misto que não seja simultânea.
	
	Ficou um clima ruim, porém com jeitinho o Selecionador saberá resolver.
	
	Não há nenhum problema que possa ser gerado por esse tipo de Recrutamento ser simultâneo.
	 
	Não é aconselhado fazer simultaneamente esse tipo de Recrutamento, pois pode parecer para os candidatos externos que se dará preferência aos Colaboradores.

Outros materiais