Buscar

Resumo digestão e absorção de macromoléculas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE MACROMOLÉCULAS (Stryer)
	
	1
3 compostos bioquímicos servem de nutrientes pros humanos: proteínas, carboidratos e lipídeos
Produtos vegetais não processados são ricos em fibras, que não são digeridas por enzimas humanas tampouco das bactérias intestinais
A maior parte de alimentos ingeridos são grandes polímeros que devem ser quebrados a monômeros antes de serem absorvidos e ficarem disponíveis pras células
Pâncreas e Intestino delgado são órgãos de reserva
A secreção de bile pelo fígado é importante pra digestão e absorção de lipídeos, que depende de ácidos biliares
A digestão gástrica não é essencial podendo ser compensada pelo pâncreas e intestino delgado porém, ele ajuda a digestão por sua função de reservatório, sua capacidade de misturar, pelo início da hidrólise de proteínas e lipídeos (estimula a secreção pancreática e biliar no intestino delgado)
As primeiras etapas da quebra são catalisadas por enzimas solúveis dentro do lúmen do estômago e do intestino delgado, que são secretadas pelas glândulas salivares, estômago e pâncreas (maior contribuição e mais importante).
Enzimas pancreáticas junto com a bile são derramadas no lúmen do duodeno descendente, onde acontece a maior parte da digestão intraluminal.
Uma parte dos carboidratos e aminoácidos continuam dímeros e oligômeros, dependendo de enzimas digestivas dos enterócitos que ficam ancoradas na superfície mais externa das microvilosidades (di e oligossacaridases, amino e dipeptidases e esterases) e se projetam no lúmen garantindo a digestão de superfície, gerando nutrientes que possam ser absorvidas pelos enterócitos. Ex: Maltase, Sacarase (isomaltase), Lactase
Essas enzimas escapam da digestão pela sua longa glicosilação, que impede o acesso de proteases as ligações peptídicas.
Enzimas digestivas solúveis são produzidas nas glândulas salivares e do pâncreas (células acinares) e da mucosa gástrica (células principais), as proteínas destinadas a serem enzimas são sintetizadas em polissomos do RER, transportadas pelo CG e armazenadas em grânulos de zimogênio (vesículas de armazenamento no citoplasma apical delimitadas por membrana plasmática típica).
Essas enzimas são produzidas e armazenadas como pró-enzimas inativas (zimogênios). Quando um estímulo é recebido, os grânulos se movem pra membrana plasmática e se fundem com a mesma, liberando as enzimas no lúmen (secreção exócrina). A ativação só acontece após a exocitose.
A secreção de enzimas é regulada e coordenada com a de eletrólitos.
A regulação da secreção ocorre por meio de secretagogos que interagem com receptores na superfície das células exócrinas(interações específicas), ativando eventos de sinalização intracelular que levam a liberação dos conteúdos dos grânulos de zimogênio no lúmen.

Outros materiais