Buscar

TRABALHO DE UAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO FIC
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
JAMILLY NOBRE
NAYANA FREIRE
MARNIELLY
RAIMUNDA RUYANE
VÂNGILA FERREIRA
PROFESSORA: CHRISTIANE ZANELLA
ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
FORTALEZA-CEARÁ
2017
Atividade Proposta:
Estudo do meio de RH
Comparativo das respostas levantadas* com as preconizações validas no Brasil (CLT)/Sindicato.
Apresentação e entrega dos trabalhos escritos.
Caracterização da Empresa: Restaurante
Número de Funcionários: 35
Jornada diária de trabalho: 8 horas/ dia
Cargos existentes: 3 cozinheiros, 4 auxiliares de cozinha, 1 barman, 1 confeiteiro e 1 auxiliar, 1 caixa, 2 recepcionistas, 1 almoxarife, 4 serviços gerais, 4 no RH, 10 garçons.
Como é definido o salário dos funcionários*? Recebem salário mensalmente
CLT: Para estabelecimentos comerciais que possuam acima de 15 (quinze) empregados: - 3,5% sobre o salário mínimo nacional.
Como é feito o recrutamento/seleção/admissão dos funcionários*? Realizado pelas 4 pessoas do RH, o processo é dividido em entrevista e teste prático.
CLT: Para o recrutamento e seleção de candidatos é necessário o anúncio de oferecimento do emprego através de jornais, revistas especializadas, internet, agências de emprego etc. Grandes empresas com departamentos próprios para recrutamento e seleção de empregados têm profissionais especializados para entrevistas, aplicação de exames médicos e psicotécnicos etc. Nas médias e pequenas empresas, por não terem um departamento especializado, o candidato ao emprego, é entrevistado pelo responsável pelo departamento de recursos humanos, ou pelo encarregado do departamento ou seção, ou ainda pelo proprietário da empresa onde irá trabalhar.
Quando necessário que o funcionário fique além da sua jornada ele é remunerado ou existe banco de horas*? O funcionário é remunerado conta como horas extras e em possíveis eventos são pagos fora a parte.
CLT: A legislação trabalhista vigente estabelece que a duração normal do trabalho, salvo os casos especiais, é de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, no máximo, todavia, poderá a jornada diária de trabalho dos empregados maiores ser acrescida de horas suplementares, em número não excedentes a duas, no máximo, para efeito de serviço extraordinário, mediante acordo individual, acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa. A remuneração do serviço extraordinário será, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.
É registrada a frequência do funcionário*? Como? O registro é feito através da digital dos funcionários.
CLT: Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatório a anotação de hora de entrada e saída, em registro manual, mecânica ou eletrônica, conforme instruções a serem expedidas pelo ministério do trabalho.
Como/quando é concedido o gozo das férias*? Férias são concedidas anualmente.
CLT: É um deve do empregador de conceder ao empregador após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, 30 dias descanso.
Como e em que situações o funcionário é penalizado*? Em caso de atrasos e faltas em excesso. Se o funcionário chegar atrasado é mandado embora (para casa).
CLT: Determina que o empregador pode ser dispensado por justa causa ao cometer com frequência o desinteresse do desempenho das suas funções.
A empresa fornece algum benefício aos funcionários*? Oferece convênio de saúde, vale refeição e auxílio transporte.
CLT: São obrigatórios apenas o fgts, vale transporte, férias e décimo terceiro.
O que são consideradas ausências justificadas*? Consultas médicas, doenças e morte de familiar.
CLT: -Até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
- Até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;
- Por 5 (cinco) dias, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana;
- Afastamento por motivo de doença ou acidente de trabalho (primeiros 15 dias);
– quando for arrolado ou convocado para depor na Justiça;
– período de licença-maternidade ou aborto não criminoso;
– comparecimento como jurado no Tribunal do Júri;
– nos dias em que foi convocado para serviço eleitoral.
Quais os critérios que a empresa utiliza para caracterizar justa causa na demissão de funcionários*? Discussão entre funcionários e seus superiores, mentiras e não obedecer as ordens passadas.
CLT: 1. Ato de Improbidade ( ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc. )
2. Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento (Ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa. )
3. Negociação Habitual (Ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa. )
4. Desídia (A desídia é o tipo de falta grave que, na maioria das vezes, consiste na repetição de pequenas faltas leves, que se vão acumulando até culminar na dispensa do empregado.)
5. Embriaguez Habitual ou em Serviço (A embriaguez deve ser comprovada através de exame médico pericial)
6. Violação de Segredo da Empresa (A revelação só caracterizará violação se for feita a terceiro interessado, capaz de causar prejuízo à empresa, ou a possibilidade de causá-lo de maneira apreciável)
7. Ato de Indisciplina ou de Insubordinação (A desobediência a uma ordem específica, verbal ou escrita, constitui ato típico de insubordinação; a desobediência a uma norma genérica constitui ato típico de indisciplina)
8. Abandono de Emprego (A falta injustificada ao serviço por mais de trinta dias faz presumir o abandono de emprego)
9. Ofensas Físicas (As ofensas físicas constituem falta grave quando praticadas em serviço ou contra superiores hierárquicos, mesmo fora da empresa. )
11. Lesões à Honra e à Boa Fama (São considerados lesivos à honra e à boa fama gestos ou palavras que importem em expor outrem ao desprezo de terceiros)
O número de funcionários está adequado*? Sim
35 FUNCIONÁRIOS EM UM RESTAUTARANTE
CLT: A quantidade de profissionais necessários está relacionada ao ramo de atuação da empresa, ao porte do empreendimento e o nível de capacidade de produção que se deseja ter. Por isso, não existe uma regra geral: cada tipo de negócio terá características diferentes.
Referencias
http://www.sintrahortuh.com.br/ckfinder/userfiles/files/Convencao%20Coletiva%20-%20SINDREST%202015-2016.pdf
CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

Continue navegando