Buscar

Aula 08 Modelos de Mediação

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Profª.Dra. Stella Aranha
Aula 8 – MODELOS DE MEDIAÇÃO
APRESENTAÇÃO
2
MEDIAÇÃO SATISFATIVA
Este tipo de mediação esteve muito fundamentado em princípios de negociação e, comparando-o com os modelos que surgiram mais tarde, mais voltado para os acordos. 
A Escola de Harvard é uma referência quando falamos desta mediação e vários procedimentos e conceitos são usados pela maioria dos outros modelos de mediação.
3
MEDIAÇÃO SATISFATIVA
1-	Identificar posições e interesses – a primeira considerada como uma atitude polarizada e explícita dos mediandos; o segundo, visto a princípio como contraditório e antagônico, que deverá ser trabalhado na mediação.
2-	Técnicas de criação de opções para a satisfação dos interesses identificados;
4
MEDIAÇÃO SATISFATIVA
3-	Observação dos dados de realidade ou padrões técnicos, éticos, jurídicos ou econômicos;
4-	Separar o conflito subjetivo (relação interpessoal) do conflito objetivo (questões concretas), conforme Fisher, Ury e Patton (1994).
Este modelo foi bastante usado, também, na contribuição para a solução de impasses entre países.
5
MEDIAÇÃO TRANSFORMATIVA
Se afasta, relativamente, da construção de acordos como objetivo e privilegia a transformação do conflito modificando uma postura adversarial para uma postura colaborativa.
Apresenta a contribuição da Escola de Harvard no que diz respeito à compreensão da complexidade, flexibilidade e intersubjetividade das relações. 
6
MEDIAÇÃO TRANSFORMATIVA
. A mediação transformativa tem como objetivo enfrentar o conflito por meio do fortalecimento próprio e do reconhecimento dos outros. 
O fortalecimento próprio – está baseado na identificação dos reais interesses e necessidades de cada um dos mediandos; ao passo que o reconhecimento do(s) outro(s) –– está voltado para a identificação dos reais interesses, necessidades e valores do(s) outro(s). 
7
MEDIAÇÃO TRANSFORMATIVA
A mediação transformativa engloba, portanto, técnicas da mediação satisfativa, aspectos da terapia sistêmica de família e os elementos já citados do modelo de ciência contemporânea, que são: complexidade, intersubjetividade e instabilidade. 
Destaca a importância da pré-mediação e dos conceitos e procedimentos estudados na aula 7.
8
MEDIAÇÃO CIRCULAR-NARRATIVA
Este é um modelo de mediação que adiciona ao modelo satisfativo tradicional conceitos da teoria geral dos sistemas, da teoria da cibernética e teoria da comunicação, entre outras teorias específicas deste modelo.
Sara Cobb, mediadora americana e idealizadora deste modelo, propõe uma forma de trabalhar que inclui , a construção do acordo e, em paralelo, da relação social entre os envolvidos. 
9
MEDIAÇÃO CIRCULAR-NARRATIVA
A mediação circular-narrativa parte do reconhecimento sobre a importância da conversa como o aprendizado mais importante que praticamos. Aprendemos e desenvolvemos nossa arte de conversar com os outros. 
A mediação, neste modelo, é considerada como um processo conversacional que ocorre a partir da comunicação.
10
MEDIAÇÃO CIRCULAR - NARRATIVA
A tarefa do mediador, desta forma, é desestabilizar as histórias antigas e possibilitar que os mediandos construam novas histórias.
11
OUTROS MODELOS DE MEDIAÇÃO
MEDIAÇÃO ESTRATÉGICA - Este modelo é dividido em etapas e estas encontram-se estabelecidas em dez estágios. A desconstrução do conflito e a reconstrução da relação são estágios anteriores à tomada de decisão.
MEDIAÇÃO NARRATIVA - voltada para a linguagem e, principalmente, com as versões dos fatos consideradas como construções particulares de cada sujeito, levando esta compreensão para a prática da mediação.
12
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Profª.Dra. Stella Aranha
ATIVIDADE 
Marque a resposta correta:
Na mediação transformativa, a atenção do mediador se concentra nas necessidades dos disputantes e em sua relação. Os mediadores facilitam um processo pelo qual os próprios disputantes determinam o rumo e o resultado da
14
a) lide e investem em obrigatoriamente obter um acordo, já que este é o objetivo primeiro do processo.
b) mediação, não importando se isto acabará levando a um acordo ou não.
c) disputa, em que quem tiver a opção mais aplicável ganhará prioridade no acordo urgente.
15
d) solução, sendo que não é objetivo, neste momento, desenvolver a consciência social de que conflito e resultados precisam ser em consenso.
e) resolução do conflito, sem que se precise considerar que cada um tem seus motivos, pois o que importa é a assunção de um encaminhamento transformativo.
16
Resposta correta :
b) mediação, não importando se isto acabará levando a um acordo ou não.
17

Continue navegando