Buscar

AVALIANDO DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 3

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0037_SM_201503383661 V.1 
	Aluno(a): LUENES DOS SANTOS ALMEIDA SILVA
	Matrícula: 201503383661
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	14/05/2018 18:19:09 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504176522)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	 
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504176588)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Lei nº 13.105/2015 estabeleceu um sistema amplo de estabilização da jurisprudência e de mecanismos prevenção de divergência no âmbito dos Tribunais. O incidente de assunção de competência, neste sentido, tem como objetivo permitir ao órgão colegiado competente fixar entendimento prévio acerca de questões relevantes e com repercussão social nos respectivos tribunais. Acerca da assunção de competência assinale a alternativa correta:
		
	 
	É cabível incidente de assunção de competência, de ofício ou a requerimento da parte, no julgamento de ação rescisória.
	
	A tese fixada no incidente vincule os juízes e órgãos colegiados do respectivo Tribunal e não está sujeito à revisão.
	
	O relator do recurso não tem legitimidade para suscitar o incidente.
	
	Não se admite o incidente nas hipóteses de remessa necessária e processos de competência originária dos Tribunais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504176706)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No julgamento de determinado Mandado de Segurança foi suscitado conflito de competência entre a 10ª Vara Cível do TJ/RJ e a 08ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora/MG. Considerando as discussões realizadas em sala acerca do conflito de competência assinale a alternativa correta:
		
	
	O conflito de competência deverá ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
	
	Não há conflito de competência, considerando que os órgãos jurisdicionais são vinculados a Tribunais diversos.
	 
	Considerando os órgãos envolvidos no conflito a competência para julgamento será do Superior Tribunal de Justiça.
	
	Deverá o respectivo conflito de competência ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas de Gerais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504168719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
		
	 
	D) apelação, 22/05/15, temporal, reforma, apenas devolutivo
	
	A) embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento.
	
	nda
	
	C) embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento.
	
	B) apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504176579)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, diante da multiplicidade de recursos extraordinários com fundamentos em questões de direito idênticas, selecionou 02 recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal com o objetivo de viabilizar o julgamento de recursos repetitivos. O Ministro relator determinou a suspensão de processos pendentes em todo território nacional que versem sobre a mesma questão. André, advogado, verificou que dois processos que patrocina foram suspensos indevidamente, pois não possuem nenhuma relação com as questões discutidas nos recursos representativos. Considerando que os processos tramitam no primeiro grau, André formulou requerimento ao juiz visando o prosseguimento dos processos os quais atua como advogado, o que foi indeferido de plano. Diante da situação retratada assinale a alternativa correta:
		
	
	Neste caso deverá o advogado interpor agravo interno para o Presidente do respectivo Tribunal de Justiça para invalidar a decisão que determinou o sobrestamento do processo.
	
	O advogado deverá interpor ação cautelar perante o Supremo Tribunal Federal para demonstrar o equívoco do juiz e obter a respectiva liminar para dar prosseguimento ao feito.
	 
	Deverá o advogado interpor agravo de instrumento, que será julgado pelo respectivo Tribunal de Justiça.
	
	O advogado deverá impetrar Mandado de Segurança considerando que a decisão violou direito líquido e certo da parte em obter a apreciação judicial de sua pretensão.

Continue navegando