ESTAGIO  PRONTO EDUCAÇÃO INFANTIL
22 pág.

ESTAGIO PRONTO EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-visualização5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOENVILE \u2013 SANTA CATARINA
CURSO A DISTÂNCIA-LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO DESCRITIVO-REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MARINALDA SILVA CESCA
UNISOCIESC
 ABRIL 2018.
RELATÓRIO DESCRITIVO-REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Relatório Descritivo-Reflexivo do estágio supervisionado apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais, sob a orientação da Profa. Rosane Santa Junkes.
UNISOCIES 
ABRIL DE 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................07
2 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA......................................................................09
3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA.......................................12
4 Etapas do Estagio.......................................................................................15
4.1 Observação .......................................................................................................................16
4.2 Participação.................................................................................................16
4.3 Atuação ........................................................................................................................17
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................................................................21
6 REFERÊNCIAS .............................................................................................22
 1 INTRODUÇÃO
O presente estágio realizou-se na Escola Municipal Nerci Fatima Delani Potrick \u2013 Educação Infantil e Ensino Fundamental localizada à Rua Duque de Caxias, sob o nº 1086, Bairro São Francisco, área urbana, neste município de Ampére, Estado do Paraná e-mailemnercipotrick@gmail.com com CNPJ nº24.623.773/0001-92, é mantida pela Prefeitura Municipal de Ampére, de Funcionamento o Decreto nº 39/2015, com data no Diário Oficial do Estado de 29.09.2015, porém foi construída em 2011 com recursos do, na turma do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) convênios e tem por Autorização com o Governo Federal e desde então vinha sendo utilizado pela secretária de promoção Social, para atender crianças e jovens em vulnerabilidade social em contra turno escolar, em projetos de reforço escolar, musica, esporte e lazer.
O Bairro São Francisco é de caráter residencial, apresentando uma infraestrutura constituída por: uma Escola Estadual a nível de series iniciais e ensino Médio; Centro de\u2013 Educação Infantil, Ensino Fundamental/ Anos Iniciais, Educação Profissional/Inicial \u2013 na Modalidade de Educação Especial. No Setor Saúde: Hospital Municipal Santa Rita; PSF \u2013 Programa de Saúde Familiar; (Empresa de roupas e confecções femininas) No Setor Comercial: Supermercados; Panificadoras; Lojas de roupas e materiais de construção; Pequenos comércios; Refrigeração; Oficinas mecânicas.
 	Também compreende como um momento especial onde os estagiários têm a possibilidade e conhecer a proposta pedagógica da escola, bem como realizar uma prática pautada nas especificidades da escola e da turma a qual irá atuar, lembrando que os registros são instrumentos pedagógicos dos estagiários.
	Nesta questionam bastante e relatam suas ideias e fatos ocorridos, deixando a aula mais interessante e dialogada na hora das atividades, as crianças demonstraram grande interesse no desenvolvimento das mesmas, proporcionando assim grande valorização à aula.
	Na etapa de regência é a possibilidade do desempenho do futuro profissional e este exige uma pesquisa minuciosa por parte qual permite as função de regente e a elaboração do planejamento pedagógico a qual será desenvolvido na turma em que estágio acontecerá.
	É importante durante esta etapa perceber as diferentes maneiras de expressão da criança, seja ela na forma de agir e de interagir com o outro, com o meio a qual ele está, também as suas necessidades, oportunizando assim o desenvolvimento das suas habilidades e competências, tornando-os construtores do seu próprio conhecimento.
	O objetivo dos estágios é de caráter pedagógico, a qual proporciona a aquisição do conhecimento e de competências profissionais. Também contribui para a formação profissional.
	É uma oportunidade para que nós acadêmicos possamos pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando assim vivenciar no dia \u2013 a- dia, a teoria com a pratica.
	O estágio tem a função de proporcionar a nós estagiários o aprendizado social e cultural tendo como resultado, uma reflexão real dos novos cenários sócios- econômicos.
	Enfim, o presente estágio está organizado pelas etapas de estágios que foram de observação, de participação e de regência. As partes do relatório estão estruturadas da seguinte forma; introdução, fundamentação teórica, caracterização da instituição escolar, etapas do estágio, considerações finais e referências.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Sabe-se que a maioria das pesquisas bibliográficas é também classificada quanto aos seus objetivos exploratórios. Essa pesquisa tem como objetivo proporcionar resultados qualitativos, objetivando-o teorizar a prática com o estágio. Neste sentido conforme coloca Ludeke e André (1986) dizem que \u201cpara se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados às evidencias, e as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Esse conhecimento é, portanto fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigada dos indivíduos, a partir e em construção do que já foi elaborado e sistematizado pelos que trabalharam o assunto anteriormente\u201d. 
	O estagio supervisionado em Licenciaturas é uma exigência da (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que entende o estagio com obrigatório e necessário, pois este permite a formação profissional do acadêmico, a fim de adequar essa formação ás expectativas na área a qual o licenciado for atuar. Assim o estágio da oportunidade de aliar a teoria com a prática.
 	De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois esta é a forma de fazer a transição de aluno para o professor, e de alunos de tantos anos descobre-se como professor. Este é um momento de formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo a sua área de atuação.
 O estagio supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar os conhecimentos adquiridos, na vida acadêmica , quanto na vida profissional e pessoal.Sendo assim, o estagio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional a qual ira atuar.De acordo com Guerra (1995), o estagio supervisionado consiste em teoria e pratica tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.
	
	Este estágio forneceu mais amplitude de conhecimentos e experiências diversas, pois em se tratar de um primeiro ano, percebi que deve-se trabalhar de forma mais dinâmica, fazendo com que desperte assim mais interesse nas crianças, utilizando não somente textos xerocopiados e atividades escritas, mas sim desenvolver a forma lúdica, que proporcione prazer na aprendizagem dos alunos, pois o brincar faz parte da educação dos pequenos.
 	A brincadeira é tão importante para o desenvolvimento humano que até mesmo quando ocorrem brigas ela contribui para o crescimento e a aprendizagem. Negociar