Buscar

RELATORIO 5 SEMESTRE ANHANGUERA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
INTRODUÇÃO
Este material trata-se de um relatório de estágio curricular na educação infantil e foi realizado pela aluna na escola Prevê Objetivo Junior, situado na cidade de Pederneiras, com o intuito de cumprir com os requisitos obrigatórios para o 4° semestre do curso de Pedagogia. O estágio foi realizado em 4 turmas de ensino infantil da instituição, que tem atualmente 40 alunos de 0 a 5 anos de idade.
O estágio contou com a supervisão das professoras Adriana, Isabel, Ana Claudia e Juliana e também da Diretora Pedagógica da instituição, Susi Mansano Mendonça, que durante o período de convivência, orientou a realização de atividades previstas no plano de estágio.
Ao todo somaram-se 100 horas de estágio, divididas em aproximadamente 6 semanas. Tendo início no dia 11 de setembro de 2017 com leitura do manual do estágio e aulas de autoestudo e posterior as observações das turmas e planos de aula e regência, terminando em 26 de outubro de 2017.
Juntamente com as professoras, observou-se a natureza das crianças e seus interesses, para posterior realização dos planos de aula.
Durante o período de observação foi possível perceber que as aulas são ministradas de maneira descontraída e dinâmica, fazendo assim, com que os alunos se sintam inseridos nas atividades propostas pelos professores e que sempre fazem uso de jogos pedagógicos e brincadeiras lúdicas.
Prosseguindo ao conteúdo, realizou-se os planos de aula, momento onde todo o conhecimento e práticas adquiridas durante o convívio com a escola, foram desenvolvidas.
A experiencia desde o princípio conta como positivo, pois somente vivenciando a rotina de uma escola, é possível compreender os desafios diários e quão se faz necessários a atuação de professores qualificados para uma excelente educação inicial.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola Prevê Objetivo Junior fica situada na cidade de Pederneiras, no endereço: Tv. Anchieta, S-40 - Centro, Pederneiras - SP, 17280-000.
A instituição de ensino possui uma coordenadora e conta com 4 salas de aulas sendo, maternal I (7 alunos) e maternal II (10 alunos) e Infantil II (10 alunos) e infantil III (13 alunos), divididas por faixa etária, totalizando 40 alunos
As salas de aula contam com uma auxiliar juntamente com a professora titular, além de funcionários sempre atentos e a disposição dos professores. Os alunos demonstram uma afetividade muito grande com os funcionários e este afeto por parte de todos os funcionários também é notado.
Os professores são qualificados e bem ativos. Utilizam regularmente a estrutura que a instituição oferece, além de realizarem com frequência atividades externas como passeios ao teatro municipal, cinema e parque para atividade ao ar livre.
O horário de funcionamento se dá no período vespertino: 13h ás 17h, com carga horaria de 6 horas para os professores.
Durante todo o período do estágio, é perceptível que o corpo docente é muito bem preparado, interagem bastante com os alunos, prendendo sua atenção com atividades lúdicas e diferenciadas dos métodos convencionais que muitas vezes são cansativos, já que nesta faixa etária as crianças tendem a perder a atenção com mais facilidade. O resultado parece positivo pois as crianças são bem participativas e interagem bastante.
Em sala de aula acompanhando a professora, é possível observar os alunos que possuem mais dificuldade de aprendizagem e os alunos com mais facilidade, podendo assim auxiliar da melhor maneira, orientando onde as dúvidas são mais frequentes.
As avaliações são realizadas por meio de realizadas diariamente. Dentro das salas, além do espaço habitual para a realização de atividades manuais e de escrita, também são disponibilizados cantinhos da leitura e colchonetes para as crianças descansarem, já que nesta idade, principalmente até os 3 anos, as crianças tendem a ficar mais cansadas e necessitam muitas vezes dormir para repor suas energias.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola proporciona uma boa estrutura para os alunos, sendo o espaço físico bem amplo. A instituição conta com: parque com brinquedos em excelente estado, brinquedoteca, quadra para as aulas de educação física e atividades livres, laboratório de informática com disponibilidade de 1(um) computador por aluno, rampa para cadeirantes, refeitório, secretaria e sala dos professores. 
A maioria das salas de aula possui ar condicionado, além de amplo espaço interno. O acesso a área administrativa é privativo, pois barra a entrada não autorizada a escola. 
A sala dos professores é ampla, existem banheiros na parte interna próxima as salas de aula, e banheiros na área externa, próximos a quadra e o refeitório. 
Os lanches no refeitório são separados por turmas, começando dos menores para os maiores para evitar assim tumulto entre os alunos. 
A sala da coordenação e o acesso interno a secretaria ficam no mesmo corredor, facilitando a troca de informações entre os funcionários e professores e melhor acompanhamento da Diretora Pedagógica.
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
1° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:19/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: ISABEL Nível/Ano: Turma Infantil 1/1 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Fui recepcionada pela professora Isabel, que me apresentou a turma, no começo eles ficaram um pouco apreensivos com uma presença estranha, a professora pediu para que cada um dissesse seu nome e aos poucos, após apresentados, eles foram se soltando. A professora conduziu a aula com bastante clareza, soube lidar individualmente com os alunos, e propôs atividades lúdicas e que chamou a atenção das crianças, interesse e interatividade entre os alunos. A turma é bastante agitada por conta da idade, porém a professora conseguiu na maior parte do tempo prender a atenção deles. Logo após o lanche 3 crianças dormiram e a professora seguiu a aula com os demais, com atividades explorando as formas geométricas. Os alunos ficaram durante toda a aula sentados numa mesa coletiva, interagindo uns com os outros juntamente com a professora. Não foi utilizado lousa, já que as atividades eram lúdicas. Ao final da aula a professora deixou 10 minutos de tempo livre para que eles descansassem ou brincar livremente socializando com os amigos. 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
( ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
(X) Em grupos. 
( ) Em duplas. 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( x ) Jogos. 
(X) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( ) Lousa e giz. 
( ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
( ) Outros recursos. ________________________ 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( ) Números e sistemas de numeração. 
(x ) Espaço e forma. 
( ) Grandezas e medidas. 
( ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral, a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
(x) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
( ) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
( x) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio
necessários. 
( x) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
( x ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
(x ) Demonstraram interesse. 
( x ) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
( x) Cooperaram entre si. 
( x) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( x) Foi realizada pelo professor. 
( ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( ) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
( x) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
( ) Salas de recursos multifuncionais. 
( ) Atendimento multidisciplinar. 
( x) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula.
Observou-se que a professora tem bastante domínio sobre os alunos, já que nesta idade eles são bastante ativos e inquietos, soube ocupar o tempo com atividades variadas e que despertam interesse. 
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
2° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:20/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: Adriana Moreira Nível/Ano: Turma Infantil 1/2 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Nesta turma fui recepcionada pela professora Adriana, que muito atenciosa me apresentou para a sua turma, como não poderia ser diferente, eles se sentiram um pouco envergonhados quando a professora pediu para que se apresentassem. Durante a aula eles ficaram mais à vontade com a minha presença. Durante toda a aula as turminhas ficaram sentadas em dupla e realizaram algumas atividades impressas. Interagiram bastantes uns com os outros já que as atividades propunham a sugestão deles com relação ao certo e errado. Através das imagens a professora os questionava e ia corrigindo-os ao mesmo tempo, fazendo comparações para que fixassem o conteúdo da melhor maneira. A professora também fez um passeio pela escola mostrando objetos e fazendo comparações. Ao fim da aula foi oferecido um tempo para que eles brincassem livres, porém com supervisão. 
 2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
( ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( x ) Em grupos. 
( Em duplas. 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( x ) Jogos. 
( x ) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( ) Lousa e giz. 
( ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
( ) Outros recursos. ________________________ 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( ) Números e sistemas de numeração. 
( ) Espaço e forma. 
( x) Grandezas e medidas. 
( ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral, a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
( ) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
(x) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
( x) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
( x) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
( x) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
(x ) Demonstraram interesse. 
( x) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
( x ) Cooperaram entre si. 
( x ) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( x ) Foi realizada pelo professor. 
( ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( ) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
(x ) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
( ) Salas de recursos multifuncionais. 
( ) Atendimento multidisciplinar. 
( x ) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula. 
Nessa idade as crianças são bastante inquietas, porém a professora conseguiu com as atividades desenvolvidas prender a atenção dos alunos na maior parte do tempo. Foi possível perceber que ela tem domínio com as crianças e o respeito delas com a professora ajudam muito.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
3° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:21/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: Juliana Ferreira Nível/Ano: Turma Infantil 2 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Fui recepcionada pela professora Adriana que me acolheu muito bem! Em seguida me apresentou aos alunos. A maioria se sentiu bem à vontade com a minha presença e a aula começou um pouco tumultuada porque eles queriam ficar conversando comigo. A professora começou explicando o conteúdo da aula e apresentando algumas formas geométricas para eles. Fez um momento de bate papo verificando com eles quais formas eles conheciam e identificaram dentro da própria sala as formas geométricas. Também fez um comparativo com frutas e alimentos. Em uma atividade impressa eles identificaram algumas formas e coloriram. Mais ao final da aula a professora entregou formas geométricas variadas a cada um para colorirem, e com auxilio recortaram e colaram para dar forma. Ao fim da aula a professora deixa um tempo livre para que eles possam interagir entre si. 
 2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
( ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( ) Em grupos. 
( x ) Em duplas. 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( x ) Jogos. 
(x ) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( x ) Lousa e giz. 
( ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
( ) Outros recursos. ________________________ 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( ) Números e sistemas de numeração. 
( x ) Espaço e forma. 
( ) Grandezas e medidas. 
( ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral,
a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
( ) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
(x ) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
(x ) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( x) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
( x) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
( x ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
( x ) Demonstraram interesse. 
( x ) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
(x ) Cooperaram entre si. 
( x ) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( ) Foi realizada pelo professor. 
( x ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( ) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
(x ) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( x ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
(x ) Salas de recursos multifuncionais. 
( ) Atendimento multidisciplinar. 
( ) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula. 
A Professora demonstrou muito conhecimento e soube conduzir a sala com firmeza e clareza. Fez uso de atividades lúdicas e interessantes, prendendo assim a atenção dos alunos. As atividades oferecidas contribuíram para auxiliar na fixação da aula.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
4° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:22/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: ANA CLAUDIA Nível/Ano: Turma Infantil 3 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Fui recebida no dia 22 pela professora Ana Claudia, que prontamente me apresentou a turma de 10 alunos, fui muito bem recepcionada e acolhida, os alunos são bem desenvoltos e não se intimidaram com a minha presença. A professora começou a aula, fazendo a correção da tarefa de casa. Ela expunha as questões e ia perguntando aos alunos a resposta, e na lousa ela registrou as respostas corretas. Logo após inseriu na lousa a rotina do dia, e as crianças copiaram. Percebe-se que alguns alunos já fazem uso da escrita cursiva e os demais fazem uso da escrita bastão, estão bem desenvolvidos para o ingresso no primeiro ano. A professora passou uma atividade onde dotou 10 números e eles registraram no papel, após realizou a correção pedindo o auxílio de todos os alunos. A outra atividade se baseou em contar os macaquinhos que estavam num bosque (quantos sentados, em pé, de costas e de frente), após eles coloriram a atividade e a professora realizou a correção na lousa com o auxílio das crianças. Como de sexta-feira é dia do brinquedo para a sala, na última aula eles brincaram livremente com supervisão da professora. 
 2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
(X ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( ) Em grupos. 
( ) Em duplas. 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( ) Jogos. 
(X ) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( X ) Lousa e giz. 
( ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
( ) Outros recursos. ________________________ 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( X ) Números e sistemas de numeração. 
( ) Espaço e forma. 
( ) Grandezas e medidas. 
( ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral, a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
( ) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
(X) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
(X) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
(X ) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
(X ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
( X) Demonstraram interesse. 
( X ) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
( X) Cooperaram entre si. 
( X ) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( ) Foi realizada pelo professor. 
( X) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( ) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
( X ) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
( X ) Salas de recursos multifuncionais. 
( X) Atendimento multidisciplinar. 
( X ) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula. 
A professora é muito experiente e sabe conduzir a sala de aula. Os alunos á respeitam e a aula flui de maneira positiva. A professora propõe atividades variadas para que os alunos não se sintam cansados.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
5° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:25/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: ISABEL Nível/Ano: Turma Infantil 1/1 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Retornei ao maternal 1 fase 1 para mais um acompanhamento. Hoje os alunos estavam bastante agitados pois é começo de semana, e a professora contou que se segunda-feira eles chegam bem agitados. Um aluno chorou, pois, queria ir embora com a mãe, mais com jeitinho a auxiliar Etelvina e a professora conseguiram dispersar a sua atenção e o acalmaram, os demais se sentem preocupados quando veem um amigo chorando, e alguns também ajudaram a convence-lo a ficar na sala. A
professora cantou juntamente com os alunos em roda a canção dos 7 dias da semana, a maioria sabe cantar a música e a aula começou bem animada. A professora distribuiu folhas em branco e pediu para que eles desenhassem como foi seu final de semana ele explica que mesmo que eles não consigam realizar traços e formas é importante para exercitar a memória e a fala, já que eles se expressam verbalmente antes do desenho para se lembrarem do dia anterior. A outra atividade foi baseada nos números, pois durante o ano todo eles estão sendo apresentados as crianças. Hoje foi dia do número 8. A professora entregou aos alunos uma folha com o número 8 e com o auxílio da estagiaria e da professora, os alunos colaram bolinhas de papel crepom ao redor do número. Na outra atividade a professora fez com fita crepe o número no chão e todas as crianças andaram sobre o número 8 contornando. Mais ao final da aula em roda novamente eles cantaram por algumas vezes a música “Mariana conta”, para auxiliar na fixação dos números de 1 a 10. 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
( ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( ) Em grupos. 
( ) Em duplas. 
( ) Em trios. 
(x ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( ) Jogos. 
( ) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( ) Lousa e giz. 
(x ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
(x ) Outros recursos. Material impresso 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( X) Números e sistemas de numeração. 
( ) Espaço e forma. 
( ) Grandezas e medidas. 
( ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral, a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
(X) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
( ) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
(X) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( X) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
( ) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
( X) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
( X) Demonstraram interesse. 
( X) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
(X) Cooperaram entre si. 
( X) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( ) Foi realizada pelo professor. 
( ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( X) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
( X ) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
( ) Salas de recursos multifuncionais. 
( X) Atendimento multidisciplinar. 
( X) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula. 
 A professora se mostrou bem preparada para a aula, sabe conduzir bem os alunos, já que nesta idade eles são bem agitados. A aula foi bem produtiva, e a professora utilizou muito bem os recursos para a fixação da atividade proposta. 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação Instituição
6° dia Instituição: Prevê Objetivo Junior Data:26/09/2017 Local: sala de aula Hora de início/término da aula: 13h/17h Professor(a) regente: ANA CLAUDIA Nível/Ano: Turma Infantil 3 Estagiário(a): Babieli de Oliveira Travain Retornei hoje ao infantil 3 para mais uma observação. A professora como da outra vez me recebeu muito bem, juntamente com todos os alunos. Toda terça-feira é dia de parquinho, então ao chegarem na escola eles já se dirigem ao parque e ficam brincando por cerca de 20 minutos com supervisão da professora. Logo após foram para a sala de aula onde houve primeiramente a correção da tarefa na lousa, e os alunos puderam expor suas respostas e a professora foi corrigindo conforme necessidade. Logo após foi passada a rotina do dia e os alunos copiaram em seus cadernos. A professora começou a aula mostrando a eles um calendário, que aliás, eles já conheciam pois já estudaram sobre o assunto em outras aulas, e questionou eles fazendo com que respondessem qual o dia e mês dos seus aniversários. Alguns conseguiram se lembrar do mês e dia, outros apenas o mês e outros não souberam informar. Logo depois a professora entregou um quadradinho de papel e pediu para que eles escrevessem seus nomes. Após 1 a um com o auxílio da professora foram até ao calendário para colarem seus nomes em suas respectivas datas. Os alunos que não se recordavam, a professora auxiliou, pois, tem registrado essas informações. Ao final, com todas as datas inserida no calendário, a professora foi questionando-os quanto aos resultados que chegaram como: se existe mais de um aniversariante no mesmo mês, qual mês há mais aniversariantes, se tem alguém que faz aniversário no mesmo dia que o outro, e quantos meses faltam para o aniversário de cada um. 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO 
 
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
( x) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( ) Em grupos. 
( ) Em duplas. 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
( ) Jogos. 
( ) Livros didáticos.
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
( x) Lousa e giz. 
( x) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
( ) Outros recursos. ________________________ 
 
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: 
 
( ) Números e sistemas de numeração. 
( ) Espaço e forma. 
( ) Grandezas e medidas. 
(x ) Tratamento da informação. 
d) De modo geral, a aula: 
 
( ) Partiu do conhecimento dos alunos. 
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). 
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios. 
( ) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. 
( x) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. 
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
( x) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. (x) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
( ) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
( ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. 
( ) Tem apoio para atendimento aos
alunos com deficiência. 
 
f) Durante a aula, os alunos: 
 
( x) Demonstraram interesse. 
( x ) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
( x) Cooperaram entre si. 
( x ) Respeitaram o professor. 
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
( ) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
g) Quanto à avaliação: 
 
( ) Foi realizada pelo professor. 
(x ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). 
( ) Houve observação pelo professor. 
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________ 
( ) Não ocorreu avaliação. 
 
h) Quanto ao ambiente da instituição: 
 
( x ) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
( ) Salas de recursos multifuncionais. 
( ) Atendimento multidisciplinar. 
(x ) Limpeza. 
( ) Poluição sonora. 
( ) Poluição visual. 
 
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para um melhor desenvolvimento da aula. 
Acredito que a professora tenha usado bem os recursos em sala de aula, ela conseguiu manter os alunos na maior parte do tempo concentrados e participativos. A aula fluiu bem e ao final percebeu-se que os alunos absorveram bem todas as informações transmitidas.
PLANOS DE AULA
MODELO DE PLANO DE AULA 1
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a): 
Estagiário (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Ana Claudia de Paula
Nível: Infantil 3
Período: Vespertino
Número de alunos: 13
Data: 09/10/2017
Tema da aula: Água, bem essencial para a vida.
 
II) Objetivos 
 
Conscientizar quanto á importância da água para os seres humanos e todos os seres vivos, demostrar o quanto esse bem é precioso, despertar a curiosidade dos diversos usos da água. Identificar no ambiente escolar onde podemos encontrá-la. Verificar a existência de desperdício.
 
III) Síntese dos procedimentos 
 
1)Leitura de um texto explicando a importância e utilidade da água no nosso dia a dia. 
2) Socializar com os alunos, fazendo com que eles descrevam em quais locais está presente a água na escola e em suas casas.
3) Após o bate papo, fazer um passeio pela escola, identificando os pontos onde existem água e qual sua finalidade (hidratação, higiene, etc.)
4) Retornando para a sala, os alunos deverão fazer uma atividade onde eles irão identificar através dos desenhos, quais são os usos conscientes e usos abusivos com relação a utilização da água.
5) Ao final da aula, será confeccionado uma gota (com carinha feliz), que os alunos poderão levar para a casa e explicar aos pais/responsáveis sobre o que aprenderam em sala. 
 
IV) Recursos 
 
Serão utilizados data show para a leitura do texto e visualização de imagens de rios, lagos, mar entre outros lugares onde podemos encontrar água. Material impresso para registro da atividade do uso consciente e matérias diversos como: e.v.a, cola, tesoura e tinta, para confecção da atividade de artes.
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
A fixação do tema, se dará a partir da atividade onde eles irão identificar o uso consciente ou não da água e através da atividade de artes (gotinha feliz) que levarão para a casa.
 
VI) Referências 
UOL, Escola Kids, A água. Disponível em: <� HYPERLINK "http://escolakids.uol.com.br/a-agua.htm" �http://escolakids.uol.com.br/a-agua.htm�>. acesso em: 09 de outubro de 2017. 
Portal do professor, A importância da água para a vida. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22611>. acesso em: 09 de outubro de 2017. 
MODELO DE PLANO DE AULA 2
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a):
Estagiário (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Isabel Cristina Soares Ricci
Nível: Infantil 1/1
Período: Vespertino
Número de alunos: 7
Data: 10/10/2017
Tema da aula: Quem sou eu?
 
II) Objetivos 
 
Identificar e se familiarizar com a imagem do seu corpo; se expressar através de gestos e movimentos. Interpretar livremente seus sentimentos e emoções naquele momento; construir sua identidade.
 
III) Síntese dos procedimentos 
 
1) começar a aula colocando-os em frente a um grande espelho e incentiva-los a se movimentarem e se expressarem fisicamente de várias maneiras. 
2) Fazer a leitura do clássico “O Patinho Feio”, explicando ao final da leitura a importância de saber respeitar as diferenças de cada um.
3) Após a leitura e explicação, realizar uma atividade com músicas que explorem as partes do corpo como: “Fui ao mercado”, “os dedinhos”, “Pop, Pop”.
4) Posteriormente (para se acalmarem) coloca-los sentados em roda e brincar de seu mestre mandou, utilizando os comandos das partes do corpo) Ex.: Seu mestre mandou colocar a mão na boca! Seu mestre mandou coçar a cabeça e fechar os olhos! Seu mestre mandou cruzar as pernas e os braços!
5) Ao final da aula confeccionar máscaras de bichinhos diversificadas para que possam levar para a casa. 
 
IV) Recursos 
 
Serão utilizados espelho, radio, livro de contos, material impresso (mascaras) e giz de cera.
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
A fixação de dará através das atividades de movimento e expressão corporal, momento da historinha do conto do “Patinho Feio”, bem como a confecção das máscaras.
 
VI) Referências 
Esperto 1, O papel de um espelho no desenvolvimento da criança. Disponível em: <� HYPERLINK "http://esperto1.top/o-papel-de-um-espelho-no-desenvolvimento-da-crianca/" �http://esperto1.top/o-papel-de-um-espelho-no-desenvolvimento-da-crianca/�>. acesso em: 10 de outubro de 2017. 
Luzziane Soprano, Estágio do espelho na identificação da imagem. Disponível em: <� HYPERLINK "http://luzzianesoprani.com.br/site/personalidade-identificada-ao-estagio-do-espelho/" �http://luzzianesoprani.com.br/site/personalidade-identificada-ao-estagio-do-espelho/�>. acesso em: 10 de outubro de 2017. 
Nova escola, Somos mais parecidos do que imaginamos. Disponível em: <� HYPERLINK "https://novaescola.org.br/conteudo/5731/como-desenvolver-identidade-e-autonomia-em-criancas-maternal-ii" �https://novaescola.org.br/conteudo/5731/como-desenvolver-identidade-e-autonomia-em-criancas-maternal-ii�>. acesso em: 10 de outubro de 2017. 
Ensinar a aprender, Atividade de identificação. Disponível em: < http://ensinar-aprender.com.br/2012/01/atividade-de-identificacao-para.html>. acesso em: 10 de outubro de 2017. 
MODELO DE PLANO DE AULA 3
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Juliana Ferreira da Fonseca
Nível: Infantil 2
Período: Vespertino
Número de alunos: 10
Data: 11/10/2017
Tema da aula: Escovar é os dentes legal!
 
II) Objetivos 
 
Conscientizar a criança de que escovar os dentes é uma questão de saúde. Fazer com que o momento da escovação seja prazeroso e divertido. Destacar a importância de escovar os dentes sempre após as refeições, demonstrar as maneiras corretas da escovação.
 
III) Síntese dos procedimentos 
 
1) Ouvir o Texto: “Daniel e a escova de dente”. 
2) Socializar com as crianças questionando-as quanto aos seus hábitos de escovação em casa. Qual o sabor de seus cremes dentais, se gostam de escovar os dentes, qual a sensação após a escovação, o que eles acham que acontece com os dentes se não forem escovados, etc. 
3) Após a explicação, ensaiar com o auxílio da professora a música: “Meus dentinhos”, seguindo o ritmo da canção “Meus dedinhos”. (os alunos levarão a música impressa para a casa para colorir e cantar com os pais/responsáveis).
4) A música ensaiada deverá ser apresentada pelo grupo todo, para outra sala do ensino infantil, repassando assim de forma simplificada uma pequena explicação de como escovar os dentes.
5) Ao final a turma
confeccionara uma boca com dentinhos e uma escova de dente, que poderão levar para a casa.
 
IV) Recursos 
 
Serão utilizados material impresso para o ensaio e atividade para a casa, radio, e materiais diversos como e.v.a, cola e papel crepom.
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
A avaliação e fixação de dará através do ensaio sobre a maneira correta da escovação e atividades de artes (boca e escova de e.v.a)
 
VI) Referências 
Blog Sorridents, Incentivando a higiene bucal. Disponível em: <� HYPERLINK "https://sorridents.com.br/blog/incentive-a-higiene-bucal-brincando-de-escovar-os-dentes/" �https://sorridents.com.br/blog/incentive-a-higiene-bucal-brincando-de-escovar-os-dentes/�>. acesso em: 11 de outubro de 2017. 
Viver Bem, Saúde e bem estar. Disponível em: <� HYPERLINK "http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/filhos/saude-bucal-escovacao-mais-alegre/" �http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/filhos/saude-bucal-escovacao-mais-alegre/�>. acesso em: 11 de outubro de 2017. 
Pinterest, imagens bocas artesanato. Disponível em:<� HYPERLINK "https://br.pinterest.com/pin/686165693196193728/" �https://br.pinterest.com/pin/686165693196193728/�>. acesso em: 11 de outubro de 2017. 
Google, Música escovação infantil. Disponível em:< � HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?q=musica+escova%C3%A7%C3%A3o+infantil&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-9JyN0r3XAhVIGJAKHVEvBRAQ_AUICygC&biw=1366&bih=662" \l "imgrc=1f-252iNPqU0MM" �https://www.google.com.br/search?q=musica+escova%C3%A7%C3%A3o+infantil&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-9JyN0r3XAhVIGJAKHVEvBRAQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=1f-252iNPqU0MM�>. acesso em: 11 de outubro de 2017. 
Professora Daniela, Higiene e saúde bucal. Disponível em:<� HYPERLINK "http://professoradanii.blogspot.com.br/2013/08/plano-de-aula-higiene-e-saude-bucal.html" �http://professoradanii.blogspot.com.br/2013/08/plano-de-aula-higiene-e-saude-bucal.html�>. acesso em: 11 de outubro de 2017. 
MODELO DE PLANO DE AULA 4
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a): 
Estagiário (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Adriana Moreira P. dos Santos
Nível: Infantil 1/2
Período: Vespertino
Número de alunos: 10
Data: 16/10/2017
Tema da aula: Minha hortinha
 
II) Objetivos 
 
Estimular o contato com a terra; discutir sobre alimentação e incentivar o habito saudável e a sustentabilidade; observar o desenvolvimento das plantas. Construir uma relação de respeito com o meio ambiente. Demonstrar a importância de plantar e consumir. 
III) Síntese dos procedimentos 
 
1) Começar a aula com questionamentos, fazendo com que os alunos demonstrem o que sabem sobre o assunto, perguntando o que são plantas, para que servem e se existem plantas que se comem. 
2) Demonstrar através de imagens, os tipos de legumes, verduras e frutas também imagens de hortas e plantações e algumas formas de colheita. Levantar questões sobre o interesse das crianças em manusear a terra.
3) Após a socialização, em ambiente externo, realizar o plantio de uma muda de alface para cada um. Demostrando o passo a passo (colocar a terra, adubo, a muda de alface e regar).
4) No momento do lanche (tendo realizado uma programação antecipada, já deixando tudo preparado com o auxílio do pessoal do refeitório e da nutricionista), oferecer porções salada de frutas e fazer a degustação de uma sopa de legumes saborosa, explicando aos alunos que todos os alimentos que estão sendo consumidos, foram plantados e colhidos e hortas ou plantações conforme ilustradas no começo da aula. 
5) No retorno a sala, aplicar uma atividade para colorir e identificar dentre as imagens apenas os alimentos saudáveis.
 
IV) Recursos 
 
Utilização de data Show e materiais diversos para plantio como: vaso, terra, pás e mudas. 
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
Através da atividade de plantio realizada no ambiente externo, contato com a terra e atividade demonstrando o que memorizaram sobre alimentos saudáveis.
 
VI) Referências 
Educacão e crianças, Projeto horta escolar. Disponível em: <� HYPERLINK "http://educacao-e-criancas.blogspot.com.br/2016/05/projeto-horta-escolar-montada-em.html?m=0" �http://educacao-e-criancas.blogspot.com.br/2016/05/projeto-horta-escolar-montada-em.html?m=0�>. acesso em: 16 de outubro de 2017. 
Projeto educando com a horta, cores e sabores. Disponível em: <� HYPERLINK "http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/17_11_2010_14.10.24.5d31a53b4a07dad1a761a2b1372be193.pdf" �http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/17_11_2010_14.10.24.5d31a53b4a07dad1a761a2b1372be193.pdf�> acesso em: 16 de outubro de 2017. 
Pensamento Verde, Importância da horta escolar. Disponível em:<� HYPERLINK "http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/importancia-projetos-horta-escolar-educacao-ambiental/" �http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/importancia-projetos-horta-escolar-educacao-ambiental/�> acesso em: 16 de outubro de 2017. 
Projeto escola na horta, Sustentabilidade. Disponível em<� HYPERLINK "https://stenovaitamarati.wordpress.com/projetos/ano-2015/projeto-escola-na-horta-tema-sustentabilidade/" �https://stenovaitamarati.wordpress.com/projetos/ano-2015/projeto-escola-na-horta-tema-sustentabilidade/�> acesso em: 16 de outubro de 2017. 
MODELO DE PLANO DE AULA 5
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a): 
Estagiário (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Ana Claudia de Paula
Nível: Infantil 3
Período: Vespertino
Número de alunos: 13
Data: 17/10/2017
Tema da aula: Nossa cultura, nosso país.
 
II) Objetivos 
 
Desenvolver a identidade cultural; aprender sobre algumas culturas, músicas e culinária; conscientizar quanto a tolerância e preconceitos. Discutir sobre 3 etnias encontradas no Brasil.
III) Síntese dos procedimentos 
 
1) Leitura de um texto explicando sobre 3 etnias encontradas no Brasil (índio, branco e negro). Criar uma roda de bate papo, explicando as principais particularidades de cada um, questionar os alunos quanto as suas origens, se o assunto já foi abordado em família. Enfatizar quanto a individualidade das pessoas e a questão do preconceito.
 
2) Através do recurso de data show, fazer a demonstração de itens culturais das 3 etnias, suas origens e as regiões que mais abrigam. 
3) Promover um momento de descontração, deixando as crianças livres para dançarem ao som dos diferentes tipos de músicas envolvendo a cultura musical das 3 etnias.
4) no momento do lanche (previamente organizado), fazer a degustação de alguns tipos de comidas típicas como: cuscuz, mandioca frita, caldo verde e a demonstração de alguns temperos utilizados por eles.
5) Para finalizar a aula, os alunos deverão fazer uma atividade de colorir identificando de acordo com a etnia os seus costumes. 
 
IV) Recursos 
 
Data Show, radio e material impresso.
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
Se dará através do momento de interação com as músicas e culinária(degustação) e através da atividade onde deverão identificar as particularidades de cada etnia, de acordo com o que aprenderam durante a aula.
 
VI) Referências 
Eduqa, Falar sobre cultura. Disponível em: <� HYPERLINK "http://naescola.eduqa.me/atividades/por-que-falar-sobre-cultura-na-educacao-infantil/" �http://naescola.eduqa.me/atividades/por-que-falar-sobre-cultura-na-educacao-infantil/�>. acesso em: 17 de outubro de 2017. 
Meu artigo, A importância da cultura. Disponível em: <� HYPERLINK "http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm" �http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm�>. acesso em: 17 de outubro de 2017. 
UOL, A importância da cultura na formação da criança. Disponível em: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2014/08/25/a-importancia-da-cultura-local-na-formacao-das-criancas/>.
acesso em: 17 de outubro de 2017. 
Impactos, A importância de trabalhar a diversidade cultura. Disponível em: < http://www.impactosmt.com.br/index.php/artigos/16-a-importancia-de-trabalhar-a-diversidade-cultural-na-escola>. acesso em: 17 de outubro de 2017. 
Mundo educação, s etnias no Brasil. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm>. acesso em: 17 de outubro de 2017. 
MODELO DE PLANO DE AULA 6
 
I) Dados de identificação 
 
Nome da Instituição: Prevê Objetivo Junior
Diretor (a): 
Estagiário (a): 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Juliana Ferreira da Fonseca
Nível: Infantil 2
Período: Vespertino
Número de alunos: 10
Data: 18/10/2017
Tema da aula: Vamos fazer arte!
 
II) Objetivos 
 
Desenvolver a criatividade e o autoconhecimento, fazer a criança se expressar criando uma arte com sua própria habilidade, aprender a reproduzir, interpretar seus conhecimentos.
III) Síntese dos procedimentos 
 
1) Começar a aula demonstrando algumas obras de arte mais conhecidos no Brasil como: Baile Popular Di Cavalcanti; Painel Antropofagia, Tarsila do Amaral; ciganos, 1940, Di Cavalcanti; Operários, 1933, Tarsila do Amaral. Explicando a importância da arte no Brasil e no Mundo.
2) Em duplas, entregar massinha de modelar e deixá-los criar livremente, auxiliando na medida do possível. 
3) Realizar um passeio à Estação Ferroviária, onde semanalmente há exposição de artistas da cidade e região.
4) No retorno a sala de aula, pedir aos alunos que ilustrem no papel fazendo uso de tinta e alguns acessórios, tudo o que observaram na exposição. 
5) Montar uma exposição com todas as artes elaboradas pelas crianças, para que os outros alunos apreciem.
 
IV) Recursos 
 
Data Show, tinta, pincel, esponja, massinha de modelar.
 
V) Avaliação e/ou fixação 
 
A fixação se dará através das atividades elaboradas em sala de aula, reproduzindo as artes.
 
VI) Referências 
Neuro saber, Como trabalhar a coordenação motora. Disponível em: <� HYPERLINK "https://neurosaber.com.br/como-trabalhar-a-coordenacao-motora-na-educacao-infantil/" �https://neurosaber.com.br/como-trabalhar-a-coordenacao-motora-na-educacao-infantil/�>. acesso em: 18 de outubro de 2017. 
Eduqa.be, Atividades criativas. Disponível em: <� HYPERLINK "http://naescola.eduqa.me/atividades/5-atividades-criativas-de-artes-para-educacao-infantil/" �http://naescola.eduqa.me/atividades/5-atividades-criativas-de-artes-para-educacao-infantil/�>. acesso em: 18 de outubro de 2017. 
Espaço educar, artes visuais. Disponível em: <� HYPERLINK "http://www.espacoeducar.net/2014/08/plano-de-aula-para-educacao-infantil.html" �http://www.espacoeducar.net/2014/08/plano-de-aula-para-educacao-infantil.html�>. acesso em: 18 de outubro de 2017. 
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
1° Dia – Turma Infantil 3
A aula começou num clima animado, através da apresentação pelo recurso de data show de imagens de mares, rios, lagos, cachoeiras, mostrando como em nosso planeta a água é abundante. Os alunos ficaram admirados com a quantidade de água existente no mundo. Logo em seguida foi realizada a leitura de um texto que aborda a importância da água, os seus tipos de uso (hidratação, higiene, lazer, na indústria), e que mesmo a água sendo abundante, estamos fazendo mal-uso dela e que se continuarmos desperdiçando dessa maneira ela acabará. Foi questionado aos alunos onde eles encontram água e qual o uso que eles fazem dela nas suas casas. Alguns se lembraram apenas do chuveiro e da torneira, outros foram mais afundo se lembrando também que é encontrado água nas privadas, que é utilizada para fazer comida e lavar roupa. Foi questionado também no ambiente da escola e a maioria participou dizendo alguns locais como: banheiro, bebedouro e pia.
Foi proposto o passeio pela a escola para verificarem de perto os locais ondem tem água, e os alunos foram muito participativos e conseguiram ao longo do caminho identificando todos os locais. Aproveitando o momento foi explicado a questão do desperdício na hora de escovar os dentes e lavar as mãos. Ao final da aula os alunos confeccionaram em e.v.a uma gota de agua com carinha feliz para levarem para a casa e repassarem a mensagem da água para seus pais.
2° Dia – Turma Infantil 1/1
Já no início da aula foi apresentado aos alunos um grande espelho, onde eles foram orientados um a um a se olharem e realizarem movimentos na frente dele. A intenção da aula é fazer com que eles se identifiquem através da sua própria imagem. Todos gostaram da ideia, porém alguns se sentiram bem tímidos em se expressar fisicamente. Logo após foram colocados sentados em roda para ouvirem a leitura da estória “O Patinho feio”. Alguns alunos se emocionaram, outros disseram que já tinham ouvido em casa. Com a leitura foi possível explicar a eles a questão do respeito com os colegas, respeitar as diferenças, que ninguém é igual a ninguém, e nem melhor ou pior que o outro. Foi colocado para a turminha a música “POP POP” que explora as partes do corpo, e todos foram convidados a levantar e dançar ao ritmo da música. Foi bem produtivo pois repetimos a música e as crianças tiveram a oportunidade de fixar bem as partes do corpo. Em seguida, para descansarem um pouco da agitação, eles foram colocados em roda e brincaram de “Seu mestre mandou”. Todos deveriam seguir os comandos do mestre que dizia: seu mestre mandou coçar a cabeça, seu mestre mandou acenar as mãos, seu mestre mandou cruzar os braços, etc. A atividade foi bem divertida e eles adoraram. Mais ao final da aula eles coloriram mascaras com desenhos variados de bichos e puderam usar e levar para a casa.
3° Dia – Turma Infantil 2
A aula começou com a leitura de um texto infantil chamado Daniel e a escova de dente”, que conta a estória de amizade de um menino e sua escova de dente. Após o texto e identificado o tema da aula, foi questionado aos alunos sobre seus hábitos de escovação em casa, e eles responderam que o papai e mamãe ajudavam eles escovarem os dentes quando acordavam e antes de dormir, outro aluno também falou que era importante escovar após as refeições. Foi perguntado se eles gostavam de escovar os dentes, alguns disseram que sim e outros disseram que não. Falamos sobre as pastas de dente se eram docinhas ou ardidas e o que eles achavam que acontecia com o dente de quem não escova. A resposta foi única! Disseram que o dente fica podre e cai! Por esse motivo foi enfatizada a questão da importância de se escovar sempre ao acordar, após todas as refeições e antes de dormir. Num momento bem divertido foi ensaiado com as crianças uma música bem curtinha que fala sobre escovar os dentes e mandar embora as bactérias. As crianças adoraram e após ensaiar algumas vezes os alunos á apresentaram a turma do infantil 3. No retorno para a sala, foi desenvolvida uma atividade com e.v.a, confeccionando uma boquinha com dentinhos de papel crepom.
4° Dia – Turma Infantil 1/2
A aula começou com um bate papo com os alunos questionando-os sobre o que são plantas, se já viram o papai ou a mamãe plantando alguma coisa ou se na sua casa tem alguma coisa em casa plantado. Alguns responderam que em casa tem vaso de flor. Foi mostrado através do recurso de data show algumas imagens de plantações, hortas e também imagens de legumes, verduras e frutas variadas, conforme as imagens iam passando automaticamente eles iam respondendo o que era. Foi explicado as eles a importância de se alimentar com alimentos saudáveis e que se plantar legumes e verduras em casa eles podem consumir e que é muito saudável, Todos os alunos foram orientados a sair para a parte externa da escola (no jardim) onde fizeram uma atividade de plantar sementes de alface. Foi explicado a eles todo o processo até aquela sementinha se transformar num lindo pé de alface. Os alunos puderam ajudar a colocar a terra no vaso e plantar as sementes, logo após foi regado e colocado num saquinho raso para que eles pudessem
levar para a casa para acompanhar o desenvolvimento do pé de alface. 
Voltando para a sala de aula, foi entregue uma atividade impressa, para que eles identificassem dentre as figuras os alimentos saudáveis e pintassem apenas eles. A aula foi muito produtiva.
5° Dia – Turma Infantil 3
A aula começou com uma leitura de um pequeno texto explicando sobre 3 etnias encontradas em nosso pais (branco, negro, índio) e suas origens. Foi realizado um momento de bate papo questionando os alunos quanto as suas origens, se eles sabiam e se os pais já haviam falado com eles sobre esse assunto. Todos ficaram em dúvida quanto a resposta e eles foram orientados a perguntarem aos pais ao chegar em casa. Também foi abordado a questão da individualidade e do respeito ao próximo, já que dependo das suas origens cada pessoa é diferente da outro e possui traços diferentes das outras. 
Com o recurso de data show foi apresentado aos alunos algumas imagens demonstrando particularidades das 3 etnias, em que regiões do pais são mais encontrados e seus costumes.
Num momento de descontração eles foram convidados a dançar ao som de músicas variadas, típicas das 3 etnias. Foi um momento bastante divertido e as crianças souberam aproveitar bem. Mais ao final da aula eles realizaram uma atividade onde puderam identificar de acordo com a etnia quais os seus costumes, e depois coloriram.
6° Dia – Turma Infantil 2
Através do recurso de data show foi apresentados aos alunos algumas imagens de obras de artes mais famosas no Brasil, como dos artistas: Tarsila do Amaral e Di Cavalcante. Foi questionado aos alunos se eles já tinham vistos essas pinturas e alguns reconheceram e disseram já ter visto em algum lugar. Também foi levantada a questão da importância da arte no Brasil e no mundo. Os alunos foram colocados em dupla e com massinha de modelar, foram orientados a fazer algumas esculturas do que quisessem, animais, objetos, etc. A maioria optou por modelar animais e alguns fizeram carrinhos e flores. Eles realizaram um passei a estação ferroviária municipal, onde puderam apreciar uma exposição de um artista local, que faz desenhos a lápis de pessoas (famosas ou não). As crianças ficaram impressionadas com os trabalhos e gostaram muito.
Ao retornarem à sala de aula, eles foram orientados a pintar com tinta num papel em branco tudo o que observaram no passei a estação ferroviária.
Ao final da aula eles expuseram seus desenhos e modelagens no pátio da escola para que todos os alunos apreciarem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A tarefa de educar não é algo simples, exige acima de tudo esforço e dedicação, além de muita paciência. E é por esse motivo que se torna tão louvável essa profissão. O resultado muitas vezes vem a longo prazo, porém são duradouros e satisfatórios.
Saber que você pode ser responsável por formar e muitas vezes transformar a vida de um ser humana é algo inexplicável e de muito valor. A atuação plena do educador faz toda a diferença na vida e no desenvolvimento do aluno o auxiliando a traçar o seu futuro.
Somente vivenciando o dia a dia escolar e estando inserido no ambiente, é possível entender e compreender as dificuldades e desafios que uma escola e os educares passam. Lidar com os alunos e presenciar o seu desenvolvimento dia após dia é algo fenomenal.
Ao longo dos dias e da observação das aulas foi possível conhecer e se aprofundar nas aulas ministradas pelas professoras, bem como os métodos e atividades que foram realizadas.
Outro fator que não poderia deixar de citar é a união da escola com a família, pois essa parceria é de fundamental importância para ao aluno e faz toda a diferença no aprendizado.
O estágio trouxe uma enorme experiencia e foi algo muito prazeroso. Durante o estágio foi possível desenvolver de maneira satisfatória todas as atividades propostas, de acordo com os conhecimentos adquiridos até momento. 
REFERÊNCIAS
Anhanguera Educacional, AVA, Brinquedoteca e o Elemento Lúdico. Acesso em: 01 de agosto de 2017. 
Anhanguera Educacional, AVA, Didática de contar histórias. Acesso em: 10 de agosto de 2017. 
Anhanguera Educacional, AVA, Literatura Infanto-juvenil. Acesso em: 14 de agosto de 2017. 
Anhanguera Educacional, AVA, Multimeios aplicados à educação. Acesso em: 21 de agosto de 2017. 
Anhanguera Educacional, AVA, Manual do Estágio Curricular. Acesso em: 11 de setembro de 2017. 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CUURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pederneiras
2017
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof. Ma. Renata de Souza França Bastos de Almeida
Pederneiras 
2017
 o desenvolvimento do aluno o auxiliando a traçar o seu futuro.
Somente vivenciando o dia a dia escolar e estando inserido no ambiente, é possível entender e compreender as dificuldades e desafios que uma escola e os educares passam. Lidar com os

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando