Buscar

201631 191125 Biodisponibilidade+de+nutrientes

Prévia do material em texto

Biodisponibilidade de nutrientes
“Proporção de nutrientes nos alimentos que é absorvida e utilizada nos processos de transporte, assimilação e conversão à forma biologicamente ativa”. O fato de ter ingerido o alimento, contendo tal nutriente, não garante que este seja utilizado pelo organismo.(COZZOLINO, 2012).
Biodisponibilidade da Vitamina B12
Alimentos de origem animal: lácteos, carnes, peixes, fígado e ovos são as únicas fontes naturais de B12 pois adquirem indiretamente das bactérias (a contaminação dos alimentos pela B12 contida no solo, associada à atividade das bactérias ali presentes, é a principal forma de transporte da vitamina pela cadeia alimentar até chegar aos animais no topo, como os humanos). 
As únicas fontes vegetais de B12 são as algas, como a nori (Porphyratenera e Spirulina), que contêm grandes quantidades da vitamina, entretanto a biodisponibilidade encontrada nesses vegetais é questionável. (SLYWITCH, 2010, p. 59).
Poucos estudos avaliaram a biodisponibilidade da B12.Uma refeição com 1,3 a 2,4 mcg satura os receptores localizados no íleo, limitando a absorção. 
Carne bov. coz.=2,5 Coração coz.=14 Fígado bov. Coz.=112(mcg/100 g) 
Biodisponibilidade do Retinol e Carotenóides
Em condições normais – 70 a 90 % do retinol da dieta são absorvidos.
Absorção de β-caroteno é cerca de 20 a 50% de 1 dose teste sob condições normais, diminuindo quando aumenta a ingestão, chegando a apenas 10% do ingerido. 
Fatores que interferem: matriz alimentar, tipo de preparação do alimento e o conteúdo de lipídio na alimentação. Taxa de bioconversão de β-caroteno em vitamina A: espinafre 21:1e cenoura 15:1 cozidos e amassados. (COZZOLINO, 2013).
Influência da Quantidade de Lipídeo Ingerido
Vegetais amarelos e folhosos verde-escuros:necessitam de uma quantidade mínima de lipídio (2,4 g por refeição) para que os carotenóides sejam bem absorvidos e para melhorar o status do indivíduo em relação à vitamina A. (COZZOLINO, 2013).
Fatores que afetam a biodisponibilidade
Concentração do nutriente
Fatores dietéticos (matriz alimentar e componentes)
Forma química
Interações nutriente –nutriente
Digestão, transferência, distribuição e armazenamento
Condição nutricional e de saúde do indivíduo
Perdas por excreção
Metabolismo e utilização biológica
Concentração do nutriente
A eficiência da absorção da vitamina A continua alta, mesmo quando a quantidade de vitamina ingerida está acima das necessidades fisiológicas. (MOURÃO et al., 2005).
Os pescados são ricos em Selênio porém têm biodisponibilidade de 20 a 50%. Os vegetais (exceto casta-do-brasil e cogumelos) são em geral pobres em selênio, mas tem alta biodisponibilidade: 85 a 100%. (COZZOLINO, 2012).
Fatores dietéticos 
(matriz alimentar e componentes)
A eficiência de absorção da vitamina K pode ser muito variada, sendo menos eficiente em folhas verdes, nas quais a vitamina está intimamente ligada às membranas dos tilacóides nos cloroplastos, e sendo mais eficiente nos alimentos processados, como no caso dos óleos, margarina e produtos lácteos. (MOURÃO et al., 2005).
Forma química
Fe-heme – absorção relativamente independente da composição da refeição e é pouco afetada pelos fatores facilitadores e/ou inibidores da alimentação, e pelo estado nutricional.
Fe-não heme – secreção gástrica de HCl necessária para solubilização
dos sais de Fe e sua manutenção na forma ferrosa. (COZZOLINO, 2012). 
Interações nutriente –nutriente
A absorção de retinol é apreciavelmente reduzida com a ausência ou redução de proteínas e lipídios na dieta;
A presença da vitamina E, ingerida com a vitamina A, aumenta a absorção dessa última, sendo que seu efeito antioxidante protetor nos lipídios carreadores da vitamina A pode ser uma das explicações desse fenômeno. (MOURÃO et al., 2005).
Condição nutricional e de saúde do indivíduo
O estilo de vida, especialmente com relação aos hábitos alimentares, consumo de álcool, fumo, estresse, resultando em altos níveis de radicais livres no organismo, tem sido apontado como um dos fatores que mais interferem na biodisponibilidade das vitaminas, principalmente as antioxidantes. (MOURÃO et al., 2005).
	A absorção de Fe é maior na sua deficiência, tendo se verificado absorção maior (~30%). (COZZOLINO, 2012). 
Exemplos de Biodisponibilidade
Vitamina E
Nos alimentos fontes de lipídios, como sementes oleaginosas, a biodisponibilidade é maior.
A absorção é aumentada por triacilgliceróis de cadeia média e inibida por ácidos graxos poliinsaturados.
Cromo
Dietas ricas em açúcar refinado (35% do VET) aumentaram a excreção urinária de Cr em adultos.
REFERÊNCIAS
COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 4. ed. São Paulo: Manole, 2012.
COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato; COMINETTI, Cristiane. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição – nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. 1ª ed. Barueri SP: Manole, 2013.
SLYWITCH, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana. São Paulo: Alaúde Editorial, 2010.

Continue navegando