A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Parcial CONSULTORIA INTERNA DE RH

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação Parcial: CONSULTORIA INTERNA DE RH 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 28/04/2018 22:06:19 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703226723)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	 
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703226728)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma consultoria de qualidade levará em conta:
		
	
	As condições do clima do planeta
	 
	As condições reais da empresa e do mercado
	
	As decisões do presidente da república, somente
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	As condições de saúde dos trabalhadores
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703226381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que:
		
	 
	A Consultoria associada é praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional
	
	A consultoria organizacional é a atividade metódica de pesquisa e identificação de situações-problema referentes apenas à estratégia de empresas privadas
	
	A consultoria autônoma é uma atividade solitária que visa pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para entidades estatais e que atuam em parceria de negócio.
	
	A consultoria autônoma é usualmente exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração
	
	Consultoria associada é exercida por profissional que atua sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de home offices para a execução de seu trabalho
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703359063)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base nos estudos realizados em nossa disciplina, assinale o único tipo de consultoria, que responde plenamente a afirmativa:
 
"é realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou por projeto."
		
	 
	Consultoria externa
	
	Consultoria associada
	
	Consultoria interna
	
	 Consultoria autônoma
	
	Consultoria exclusiva
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703226741)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A implantação da consultoria de RH em uma empresa terá maior possibilidade de sucesso se as seguintes etapas forem adotadas, exceto:
		
	
	Fazer benchmarking
	
	Conscientização de todos os funcionários
	
	Políticas de RH definidas
	 
	Elaboração de plano de demissão
	
	Desburocratização e racionalização
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703226268)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703226291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	Valorização das Experiências
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703900064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O consultor interno não faz parte do problema a ser analisado e resolvido, mas pertence a uma unidade que presta serviços dentro da organização. Nesse sentido, assinale qual a vantagem que o trabalho como consultor interno apresenta:
		
	
	Maior imparcialidade e possibilidade de críticas, pois não está envolvido na rotina do cliente.
	 
	Presença constante e diária nos projetos e trabalhos em andamento.
	
	Tem experiência mais dirigida e limitada
	
	Maior acesso e liberdade em relação aos colaboradores do cliente, pois não faz parte do quadro funcional.
	
	Custa mais caro que o consultor externo
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703366796)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme a evolução da Administração,as relações foram se modificando em conseqüência às mudanças nas atividades, responsabilidades e ações das pessoas no ambiente organizacional. Uma das mudanças em relação às AÇÕES da Administração de Pessoal para o Modelo de Consultoria Interna de RH é:
		
	 
	sair da postura de tarefeiro para postura estratégica com realização de atividades que visem atingir as estratégias da organização.
	
	Solucionar problemas específicos da área de RH.
	
	mudar de fiscalização para controle de processos.
	
	ao invés de chefiar o consultor deverá gerenciar pessoas.
	
	iniciar o processo de centralização de algumas atividades estratégicas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703909251)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em nossa disciplina Consultoria Interna de Recursos Humanos, dentro dos conceitos abordados, é pontuada em toda sua extensão, a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. Diante desta informação, assinale a única questão que melhor responde sobre o papel do consultor interno de Recursos Humanos.
		
	 
	O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
	
	O consultor desestrutura as equipes formadas e determina as novas atividades a serem desenvolvidas por cada colaborador da empresa, sendo o principal responsável pela