Buscar

RESUMIDO DENTALCORP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA Em: Gestão da Saúde Com Ênfase em Auditoria
Fichamento de Estudo de Caso
Simone de Oliveira Fernandes
Disciplina: Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde
 Tutor: Prof. Antonio Luis Draque
Estudo de Caso: DentalCorp.
HAMERSMESH, Richard; PINHO, Ricardo Reisen. Dentalcorp. Rev.Harvard Business Scholl, 807 - p01.
De acordo com o texto a empresa DentalCorp, constituída na cidade de São Paulo/Brasil, no ano de 1989 por  Luis Chicani (dentista que teve sua formação no curso de odontologia pela Universidade de São Paulo e bacharelado em administração pela Fundação Getúlio Vargas) visava oferecer planos odontológicos de qualidade e baixo custo, parecidos com exemplares já em vigor no setor dos planos de saúde.
É importante destacar que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 15% da população brasileira nunca tinha ido a um dentista, sendo o problema mais grave nas classes de baixa renda. No ano de 2002, o câncer bucal já representava 3,5% das mortes de câncer no país, com 64,5% dos diagnósticos ocorrendo em estágios muito avançados da doença. E, embora o Brasil contasse com ajuda governamental e de melhoria de saúde, ele ocupava o 125º lugar entre os países-membros da Organização Mundial de Saúde.
O mercado odontológico no Brasil se caracterizava por uma distribuição geográfica desproporcional em relação aos Estados Unidos; segundo informações da Agência Nacional de Saúde, havia apenas 5,2 milhões de associados a planos odontológicos no país, 39 milhões associadas a plano de saúde geral no Brasil, enquanto nos EUA havia 169 milhões de usuários de planos odontológicos.
Em 2004, 57 empresas no setor de plano odontológico atuavam no Brasil, os principais concorrentes encaixavam-se em quatro categorias: firmas ligadas a conglomerados financeiros, grupos de planos de saúde, grandes cooperativas odontológicas e firmas independentes sustentadas por parceiros financeiros; os demais em geral eram pequenas empresas independentes.
A OdontoPrev se caracterizava pela maior empresa de assistência odontológica do Brasil, contudo tinha também outras empresas que competiam com ela.
Então, Chicani, inspirado pelos setores odontológicos dos Estados Unidos, visto que fez um intercâmbio em tal local, ao voltar para o Brasil decidiu estudar odontologia. Percebendo ainda que os planos odontológicos eram poucos conhecidos e desenvolvidos no Brasil, Chicani decidiu arrebatar a oportunidade logo após se formar.
Assim, em 1989 ele funda a DentalCorp, juntamente com sua família; com o passar do tempo, entre erros e acertos, ele percebeu que precisava visar o segmento médio do mercado e começou a estruturar a DentalCorp como provedora de serviços do setor odontológico.
Dessa maneira, no Brasil, Chicani, passou a oferecer aos seus clientes serviços de seguros odontológicos por meio de duas modalidades: empresarial e individual. A DentalCorp, do mesmo modo que as outras empresas, resolveu focalizar nos planos empresariais e a oferecer a eles 12 planos empresarias e 1 plano individual/familiar.
Os produtos e serviços da DentalCrop eram oferecidos por vendedores próprios, corretores e representantes. A expansão do da rede da DentalCorp seguia atrás do aumento de clientes, para evitar falta de capacidade nos dentistas. Contudo, ainda tendo se tornando uma empresa forte e conhecida no mercado, a empresa esteve entre altos e baixos e nos anos de 2002 Chicani fechou o consultório individual e dedicou-se em tempo integral à empresa.
Posteriormente, estabeleceu uma sociedade com a Endeavor Brasil. A parceria conseguiu reorganizar a empresa e ajudou a solidificar novamente a DentalCorp. Vale salientar que primeiro, Chicani fez um trabalho minucioso de estudos geográficos, treinamento, apoio financeiro e banco de dados de clientes do Brasil. Reestruturou a DentalCorp e criou a Diretoria Consultiva que era formada técnicos e não por familiares, e assim revitalizou as ideias e contratou uma empresa de consultoria para desenvolver as relações internas da DentalCorp; as empresas VeraCruz e MAPFR também ajudaram nesse processo.
Com essas novas modificações, a DentalCorp ganhou o certificado ISO 9001:2000, no ano de 2003, sendo desenvolvido e instalado um software para uma melhor integração entre os sistemas de retaguarda e linha de frente, além de melhorar as funcionalidades de site da empresa, que ficou mais atrativo e  interativo.
Todos os esforços compensaram e após 15 anos a DentalCorp se tornou uma  empresa sólida e lucrativa, apesar de ter ainda algumas dificuldades em criar novos talentos e lideranças. Todavia, continua buscando por significativos avanços e almeja fechar negócios com bons clientes, ainda que com menores lucros, para uma melhor exposição da marca no mercado brasileiro e ampliação para o mercado internacional, como feito no Chile, em parceria com a Endeavor Chile.

Continue navegando