Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia atentamente as informações:
• Você deverá enviar no portifólio 01, as atividades referentes as aulas, 01, 02, 03 e 04.
• Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
• Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.
• Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
• As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, fale sobre a estrutura curricular da educação básica nos níveis:
Educação infantil:
Na educação infantil o principal segmento curricular é o conjunto de saberes e experiências culturais que as crianças trazem com elas, mais o conhecimento profissional da formação humana.
A forma de aprendizado mais aplicada é o aprendizado de forma lúdica através de brincadeiras e da linguagem. A linguagem é trabalhada a traves da oralidade, em rodas de conversas, cotação de histórias e através de musicas, nas brincadeiras é trabalhada muitas formas de aprendizado, as crianças aprendem a respeitar o espaço do colega, a contar, diferenciar objetos e formas e etc. As propostas pedagógicas devem proporcionar para o aluno um melhor acesso as praticas culturais, o convívio com a natureza, trabalhando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, e a forma mais eficaz de conseguir aplicar esse projeto é através das brincadeiras por que a criança que brinca aprende mais.
Educação fundamental:
Na educação fundamental a experiência e vivencia na comunidade trazida pelo aluno também é levada em conta, o profissional coleta as informações com esse aluno de suas experiências e seus saberes e começa a desenvolver atividades com base nesse conhecimento, para tornar o aprender mais bem visto pelo aluno, para que ele passe a se interessar pelos estudos, por mais que nessa fase a pratica de ensino deixe de ser somente lúdica e passa a ser mais pela escrita e oralidade, mas algumas formas diferenciadas de passar o conhecimento acaba prendendo mais a atenção do aluno e torna o aprendizado bem mais fácil e pratico. Na educação fundamental por mais que a forma de trabalhar seja mais remota devemos estar atentos a realidade cultural, social e econômica dessas crianças para garantir o direito de aprendizagem com qualidade e equidade a todos.
Ensino médio:
Já no ensino médio é trabalhado mais o exercício da cidadania, nessa fase o adolescente começa a cumprir com seus deveres de cidadão, e o aprendizado é baseado na sua formação profissional para que ele possa progredir como profissional sempre respeitando sua realidade. A base da formação é unitária mas tende a respeitar as diversidades do mundo, o currículo do ensino médio passa a se desenvolver conforme as mudanças vão acontecendo em todos os meios, como na tecnologia e cultura do pais vivido, o adolescente passa a desenvolver aquelas habilidades desenvolvidas no ambiente escolar, o ensino médio deve garantir o aluno o ingresso e a formação básica para a inserção social e no trabalho deste jovem.
Qual a intenção das Diretrizes curriculares? Explique com suas próprias palavras.
A intenção das Diretrizes Curriculares é fazer com que os profissionais da educação passam a falar a mesma língua trabalhar com o mesmo objetivo que é incentivar a interação e a renovação das culturas, fazer o melhor possível para que nas praticas pedagógicas tenham a possibilidade de escolher objetivos, conhecimentos e saberes dos grupos excluídos. Dar espaço para que esses grupos possam se impor diante de prescrições politicas e de mudanças no sistema educacional, favorecendo a qualidade educacional com efetivação de resultados predefinidos. Cabe a unidade escolar com base nas necessidades e características de sua comunidade proporcionar objetivos educacionais, com métodos diferenciados, recursos, conteúdos e avaliação do desempenho educacional e também do profissional que ali se encontra. 
Atividade da aula 02. (máximo 30 linhas)
1 – Disserte sobre as duas tendências que influenciaram e ainda influenciam as propostas curriculares educacionais.
As duas grandes tendências que influenciaram e ainda influenciam o ambiente escolar são chamadas de Escolanovismo e Tecnicismo. 
O escolanovismo é voltado para a realização de um currículo baseado nas necessidades e interesses dos alunos, ela surgiu na década de XIX na Europa e nos Estados Unidos, sua pratica pedagógica era uma educação que integrasse o individuo a sociedade e assim ampliava o acesso de todos ao ambiente escolar. As escolas eram opressoras, violenta e irrelevante, e era necessário transforma-la e democratiza-la em uma instituição mais aberta ao desenvolvimento e a tolerância as diferenças.
A segunda tendência o Tecnicismo era voltada a construção de um currículo que devolvesse ao individuo sua personalidade, o tecnicismo era baseado em atividades, métodos e técnicas que resolveriam a improdutividade nas escolas, deixando o conteúdo cultural em segundo plano.
Ambas tendências apesar de andar lado a lado tinham diferentes objetivos em relação a educação e mudanças sociais e politicas, nos dias de hoje podemos nos deparar com as duas tendências em nossas escolas, ainda existem aquelas escolas tradicionais baseadas no Escolanovismo, e outras escolas lutando pelo Tecnicismo, por mudanças significativas na educação de jovens e adultos, para aplicação de um melhor currículo na vida desses alunos.
Atividade da aula 03.
Disserte sobre currículo e os três eixos de sua organização.
O currículo é dividido em três eixos importantes o currículo e cultura que pode se considerar inseparável, pois cultura é educação, a cultura deve ser encarada como um conjunto de valores e conhecimentos que são transmitidos de maneira problematizada a e não de forma homogênea, o currículo é visto de uma forma critica como um terreno de produção e criação simbólica, cultural e assim a educação e currículo são partes ativas de um processo de produção e de criação de significados e de sujeitos, o currículo não deve ser absorvido de forma passiva e sim como um instrumento que criará e produzirá uma cultura.
Curriculo e poder são quando o currículo e a educação estão totalmente ligados em relação ao poder. O poder se mostra através de divisões que se separam em grupos de acordo com as classes sociais, etnias e gêneros. As divisões formam tanto a origem quanto o resultado de relações de poder, assim o currículo este fortemente relacionado a essas relações, definindo conhecimentos validos e necessários de acordo com o interesse dos grupos.
O curriculo e a ideologia. A ideologia é produzida na produção intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária, a sociedade de elite não produz sua ideologia, não importa elementos da ideologia liberal. A educação é um dos instrumentos principais para que a classe dominante impusesse suas ideias sobre toda a sociedade.
A ideologia tem grande poder sobre o processo de comandar e produzir identidades individuais e sociais dentro das instituições de ensino. Assim, seria impossível falar de curriculo sem falar de ideologia. 
Atividade da aula 04.
1 – A escola segundo Veiga(2002), é uma instituição social constituída de duas faces. Quais são elas? Fale sobre cada uma.
São duas faces a conservadora e a progressista, a conservadora tem o papel de preocupação com o individuo, tem o dever de preparar o individuo para desenvolver seu papel na sociedade. Na escola em que a visão é conservadora o professor é um planejador, é um elo entre verdade cientifica e o aluno. Enquanto os alunos são recipientes de informações, condicionais, passivos, obedientes e responsivos, privados de criticas, competentes e eficientes para aquela função que foram treinados. A metodologia empregada visa controlar o individuo perante objetivos preestabelecidos,com ênfase na programação, enfatiza a resposta certa. O aluno para ser bem avaliado tem que ter memoria e retenção por que é assim que é cobrado, a avaliação tem como ênfase o produto. 
Podemos compreender que na visão progressista a educação escolar é parte integrante da sociedade e, por isso, deve colaborar na divulgação de um novo conceito de mundo. O aluno é um participante da ação educativa, que necessita educar-se permanentemente, é m sujeito da práxis. O professor estabelece uma relação horizontal com seus alunos, possibilita a vivencia grupal, empenha-se na luta a favor da democratização. A metodologia busca diferentes formas de dialogo, ação libertadora e democrática, provoca reflexão critica. A avaliação é continuada, processual e transformadora. 
Para finalizarmos faça um resumo apontando o que você considerou mais importante nas primeiras 04 aulas.
No meu ponto de vista em relação ao que pude entender do conteúdo, é que existem duas formas de ensino e que o ensino esta sempre em mudanças, ainda que existam instituições tradicionais, mas existem mudanças a melhoria em relação ao currículo institucional e também dos profissionais que se dedicam a ensinar. Pude compreender que as formas diferentes de currículos andam lado a lado uma complementando a outra, e o planejamento curricular é importantíssimo tanto para os profissionais quanto para o desenvolvimento intelectual, profissional, social dos alunos, a melhor forma de aplicar uma boa avaliação é planejar um bom currículo.