Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	
	Data: 23/10/2014 11:40:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405192019)
	
	Há uma particularidade na concepção de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. Em sua teoria, o autor considera os bebês como biologicamente sociais. Qual das alternativas abaixo explica essa premissa de Vygotsky?
		
	
	A essência humana é resultado de elementos orgânicos e espirituais, que são construídos principalmente no momento em que esse bebê inicia a linguagem escrita.
	 
	Ao nascer, o bebê apresenta estruturas orgânicas imaturas e necessita da ação cultural para constituir a sua subjetividade e tornar-se como os demais homens da espécie.
	
	A subjetividade humana é construída apenas no momento de entrada na escola, quando a criança vivencia as interações mais qualificadas da socialização secundária.
	
	Ao nascer, o bebê apresenta instintos que caracterizam seu comportamento humano, como andar, falar e escrever. Todos esses comportamentos estão previstos geneticamente e são típicos apenas dos seres humanos.
	
	No ato do nascimento, o bebê já traz consigo toda uma predisposição para a maturação neurológica; neste sentido, independente de qualquer interação social que vivencie ou não, o bebê se tornará um sujeito de sua cultura.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405191730)
	
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
		
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405191769)
	
	No que se refere à abordagem sociocultural, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	nessa abordagem o homem precisa do mundo, pois é nele que as manifestações das culturas acontecem e através dele se constroem conhecimento.
	
	a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e a solução em comum dos problemas.
	
	a atividade psicológica interna do indivíduo tem sua origem na atividade externa, nas trocas com os outros membros do grupo social, trocas que se inserem em um determinado contexto cultural.
	
	a abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada, que supõe o uso de diferentes formas de mediação: instrumentos, signos, práticas culturais.
	 
	o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405191582)
	
	Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
		
	 
	behaviorismo, de Skinner.
	
	aprendizagem significativa, de Ausubel.
	
	de autorrealização, de Maslow.
	
	sociointeracionismo, de Vygotsky.
	 
	epistemologia genética, de Piaget.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405191575)
	
	Por que Vygotsky é chamado de sociointeracionista, enquanto Piaget é chamado apenas de interacionista?
		
	
	Porque Piaget destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental, enquanto Vygotsky leva em conta somente o aspecto social.
	 
	Porque ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	Porque somente Vygotsky atribui grande importância ao organismo ativo e destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	Porque Piaget destaca o papel de controle do ambiente, enquanto Vygotsky atribui imenso valor às relações sociais.
	
	Porque Vygotsky coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal (de origem biológica)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405191722)
	
	Apoiando-se no pressuposto vygotskyano, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos. Leia as questões abaixo e assinale a que esteja coerente com o pensamento do autor:
		
	
	cabe à escola a função de promover o indivíduo a patamares superiores de conhecimento, sem levar em conta as condições sociais, cognitivas, culturais e econômicas, presentes num dado momento histórico.
	
	cabe à instituição escolar garantir a todos os alunos o acesso ao conhecimento, inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade própria, excluindo os portadores de necessidades educacionais especiais.
	 
	sabendo que aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, cabe à escola se adiantar ao desenvolvimento, ou seja, planejar, buscando dirigir-se às funções psicológicas que estão em via de se completarem.
	
	sendo a tarefa principal da educação contemporânea criar condições de ensino frente às exigências sociais, cabe à escola restringir a transmissão de conteúdos, pois o aluno precisa garantir o conhecimento acumulado historicamente na sociedade.
	
	há uma supervalorização do papel do ensino e daescola, quando deles se espera a transmissão cultural e dos valores da sociedade, com o objetivo de preparar o aluno, moral e intelectualmente, para que assuma sua posição na sociedade.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais