Buscar

Trabalho IX

Prévia do material em texto

Emerson Damasceno Barbosa__RA__1107655
 
TRABALHO EM GRUPO – TG
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aluno(s): 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
POLO
Aparecida de Goiânia
2017
	Disciplina: 	Estudos Disciplinares – Formação Específica em Letras 
	 
	Professor: 	Adilson Silva Oliveira 
 
1. Leia o texto abaixo. 
 
Vender é o que interessa... 
 
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: "Seo Gomis, o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso". 
Aproximadamente uma hora depois recebeu outro: 
"Seo Gomis, os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que mandá treiz miu pessa. Amanhã to xegando. Abrasso, Nirso". 
No dia seguinte: 
"Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso". 
No outro: 
"Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso". 
E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da companhia e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse: - Deixa comigo que eu tomarei as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens enviadas pelo vendedor: 
"A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado, o Prizidenti". 
Disponível em <http://www.palestrante.srv.br/index.php/fabulas/627-fabula-e-parabola>. 
Acesso em 07 ago. 2016. 
 
O gênero textual piada, comumente, reflete uma postura preconceituosa. O texto “Vender é o que interessa...”, de autoria desconhecida, provoca a reflexão sobre a imagem que se faz das pessoas a partir de como usam a língua. Por que a piada reflete uma visão linguística preconceituosa? 
No texto, pode-se perceber duas opiniões opostas sobre o talento com a escrita do personagem Nirso: enquanto que o gerente de vendas se preocupou mais com a imagem da empresa que com o lucro que o funcionário estava levando a eles, o presidente fez exatamente o contrário e estimulou todos a fazerem como ele, Nirso. 
  Com essa constatação, podemos perceber o incômodo do gerente com o modo de escrita, a falta de conhecimento gramatical, do funcionário, tanto que levou a questão para o presidente para que ele tomasse uma providência, provavelmente esperando que ele demitisse o homem, ou o fizesse aprender o padrão culto da língua portuguesa. Nesse trecho, podemos perceber o julgamento/preconceito do gerente para com Nirso devido apenas à sua escrita, sem observar o seu sucesso de vendas.
  No final, podemos perceber também uma leve crítica às pessoas que pensam apenas em escrever da forma gramaticalmente correta, mas que se preocupam tanto com isso que não têm ações.

Continue navegando