Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 6,7,8,9 e 10

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
6a aula Aluno: Joseph Arivanas .......................................................
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue reproduzir detalhes que nem ela havia percebido. A mãe de Marcos se percebe muito preocupada com esse comportamento porque o menino pede para ela chama-lo de "homem aranha". A mãe acha que o filho está confuso e pode acreditar que tem as mesmas habilidades do personagem. Qual o nome do processo e como explicá-lo para sua mãe.
		
	 
	Representação . Marcos se identifica com algumas características do personagem imitando-o.
	 2a Questão 
	
	
	Jean Piaget criou uma teoria de estudo sobre o desenvolvimento humano. Nela, há fases que são estruturadas a partir de uma habilidade básica que ajudará na construção de vários outros esquemas de conhecimento. Qual das características abaixo ainda não faz parte do estágio pré-operatório por ser um esquema de conhecimento ainda não construído.
	
	Abstração e lógica hipotético-dedutivo.
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	Jean Piaget criou uma teoria de estudo sobre o desenvolvimento humano. Nela, há fases que são estruturadas a partir de uma habilidade básica que ajudará na construção de vários outros esquemas de conhecimento. Qual das características abaixo ainda não faz parte do estágio pré-operatório por ser um esquema de conhecimento ainda não construído nesta fase?  
		
	
	Reversibilidade
	 4a Questão 
	
	
	Marina e Carlos estão brincando. De repente, eles começam a brigar, pois Marina não quer emprestar seus brinquedos para Carlos. Se tomamos a Epistemologia Genética, teoria proposta por Piaget, para pensarmos o estágio do desenvolvimento do pensamento de Marina, podemos dizer que ela se encontra no estágio:
	
	Pré-operatório
	
	 5a Questão 
	
	
	Pedro foi matriculado aos 5 anos de idade por sua mãe na Educação Infantil. Logo no segundo mês, sua mãe questionou à coordenação pedagógica por que não havia maior sistematização de alfabetização nas atividades pedagógicas. Dos argumentos abaixo qual estaria(m) correta(s) para explicar para esta mãe a importância da brincadeira de alfabetização.
I. Antes de aprender a ler e a escrever, a criança precisa exercitar a representação através dos jogos de faz-de-conta.
 II. A brincadeira prepara a criança tanto na cognição quanto na psicomotricidade para as habilidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.
III. Durante a brincadeira são desenvolvidas praxias importantes para a coordenação motora fina requeridas na aprendizagem da escrita.
Estão corretas: 
		
	 Todas as questões.
	
	
	 6a Questão 
	
	
	Aos dois anos de idade a criança inaugura uma nova forma de construção de conhecimento permeada por esquemas cognitivos simbólicos. Na linguagem, em todas as suas modalidades, aparecem os principais esquemas de conhecimentos construídos nesta fase. Piaget fez um minucioso estudo sobre esse período e o denominou de?
		
	  Pré-operatório
	
	
	 7a Questão 
	
	
	Em um estudo de crianças da zona rural brasileira, Leite (2002) observou que grande parte dos brinquedos disponíveis (bonecas, peteca, casinha, bola) era feita pelas próprias crianças ou havia reapropriação de instrumentos: paus, carrinhos de mão, cabos de vassoura e latas. Elas brincam ao puxar lata, rodar pneu, colher fruta, andar na bicicleta dos pais, catar capim na horta, recolher o gado, cuidar do bebê, amarrar a cabra no pasto, brincar de bola, de comprar na venda, de correr. O trabalhar e o brincar da criança também aparecem em tarefas cotidianas diversas, dando a essas atividades um caráter lúdico e singular. Em uma pesquisa sobre o brincar da criança indígena brasileira, Oliveira e Menandro (2002) observaram brinquedos dos mais variados tipos e naturezas. Eram brinquedos artesanais, como o estilingue, o pião, a zarabatana ou chocalhos. Os autores identificaram uma diversidade de vivências lúdicas que transformam objetos em brinquedos, com base na experimentação e na fantasia. Essas pesquisas estão sintetizadas na afirmativa
		
	 
	A apropriação de objetos e sua transformação em brinquedo caracterizam a experiência lúdica nos dois grupos, embora sejam brinquedos impregnados pelo contexto cultural.
	
	 1a Questão 
	
	
		Ao perceber que Michelle, aos 12 anos de idade, tem dificuldade em ver as horas em relógio analógico, não segue a sequência correta dos números arábicos e romanos, não difere esquerda e direita e, por fim, troca os sinais ao fazer as operações aritméticas, Ana solicitou uma avaliação psicopedagógica para investigar a possibilidade de discalculia. Ao ter o resultado positivo deste transtorno de aprendizagem no desenvolvimento de Michelle, Ana iniciou uma intervenção fundamentada nos símbolos matemáticos. Marque a única alternativa que NÃO contempla um trabalho pedagógico direcionado para desenvolver as habilidades espaciais, numéricas e de ordenação que atendam à necessidade de um aluno discalcúlico.
		
	
	Trabalhar com um relógio (despertador) e a cada dia ensinar uma operação matemática a partir do relógio (divisão de hora em minutos), ponteiros de horas e minutos ( tamanho), ordem dos números que formam as horas, entre outras.
	
	Aplicar o desafio semanal, no qual Michele deve levar para casa e elaborar no final de semana a resposta para um problema que envolva conhecimento matemático, bem como noções de lateralidade, espaço, distância e horas.
	 
	Listas com contas e tabuadas para serem resolvidas e decoradas, respectivamente com o objetivo de melhorar o desempenho matemático através da memorização dos sinais e das operações de multiplicação e divisão.
	
Explicação:
Não há que se condicionar o indivíduo a apresentar uma resposta; memorizar a partir da massificação de conteúdos e aprendizagem mecânica, visando apenas resultados; há que se considerar o processo de aprendizagem e o que o aluno conseguiu produzir.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, correto afirmar:
		
	
	A intervenção nos casos de TDAH envolve apenas a terapia medicamentosa.
	 
	O TDAH é um transtorno que pouco compromete o processo de aprendizagem.
	 
	É um quadro sintomatológico que pode gerar problemas de atenção, hiperatividade motora e impulsividade no sujeito que o possui.
	
	É um transtorno que se caracteriza pela falta de limites da criança.
	
	O diagnóstico do TDAH se dá a partir da realização de exames específicos que avaliam o funcionamento neurológico.
	
Explicação: A segunda alternativa também é possível
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sandra tem 7 anos e não consegue ficar quieta durante as aulas por muitos minutos. Ela está o tempo todo conversando com as colegas, levantando o tempo todo e correndo de um lado para outro, levantando e sentando na cadeira. As características comportamentais de Sandra se encaixam em qual subtipo do TDAH:
		
	
	Combinado
	
	Impulsivo
	
	Déficit Cognitivo
	 
	Hiperativo
	
	Desatento
	
Explicação:
No tipo hiperativo, a criança tem uma agitação psicomotora que é permanente e que interfere na sua capacidade de se concentrar para estudar.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Discalculia atinge parte da população em idade escolar e não é muito diagnosticada por ser confundida com o medo/dificuldade que as crianças têm em relação à matemática. Das alternativas abaixo, marque a única que diferencia o transtorno de aprendizagem Discalculiada dificuldade de aprendizagem de matemática.
		
	 
	Por ser uma criança com prejuízos cognitivos, o discalcúlico é menos inteligente e não consegue aprender operações básicas e cotidianas de matemática, como, por exemplo, as noções de tempo e espaço.
	
	Crianças com discalculia são provenientes de inserções culturais mais populares onde a utilização dos números e das operações matemáticas são restritas em função do pobre grau de alfabetização das pessoas.
	
	A criança portadora de Discalculia teve prejuízos sérios na alfabetização por sempre apresentar um quadro de dislexia, desta forma, a escola não pode ser responsabilizada pelas dificuldades cognitivas encontradas.
	
	O Discalcúlico é um aluno que passou por muitas experiências malsucedidas de aprendizagem da matemática desde criança, por isso não consegue aprender os conceitos mais abstratos.
	 
	A criança com Discalculia nasce com uma predisposição genética e uma má formação em algumas áreas cerebrais que acarretam dificuldade nas operações, na classificação, na aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um professor engajado no processo de aprendizagem pode flexibilizar as metodologias de ensino bem como as avaliações quando seus alunos são portadores de transtornos de aprendizagem que trazem prejuízos no momento da avaliação. Das atitudes abaixo, qual deve ser totalmente evitada por professores quando trabalham com alunos discalcúlicos?
		
	
	Trazer para a sala de aula atividades dirigidas ou jogos matemáticos que retratem as operações matemáticas no cotidiano através de brincadeiras.
	 
	Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais, pois assim ele se esforçará para acompanhar a turma e superar as suas dificuldades.
	
Explicação:
Não há que se fazer comparações entre os alunos, pois uns não são melhores e nem piores do que os outros; são apenas diferentes.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No seminário realizado pela Secretaria de Educação sobre as Dificuldades de Aprendizagem, o professor Paulo, premiado por suas práticas inovadoras na sala aula discursa:Muitas vezes, quem mais precisa de estratégias diversificadas de mediação para construir e sistematizar os conhecimentos, é alijado do processo educativo sob rótulo do desinteresse e da rebeldia. O que alguns docentes não percebem é que há uma subjetividade no desinteresse. Há o que não foi dito. Há o que pode ser transformado. Há muito para ser compreendido pelos educadores sobre adolescentes que não se concentram! Isso gerou um desconforto em muitos colegas que receberam como crítica as palavras do professor Paulo. Em seguida, Paulo apresenta suas estratégias de ensino que foram premiadas por aprovar alunos que estavam fora dos padrões de assiduidade.
Marque a única estratégia que não é correta para o manejo de TDAH.
		
	
	Dividir toda a matéria em pequenos tópicos para que o aluno possa construir seus conhecimentos de forma sistemática e organizada.
	 
	Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas do jovens, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando eles não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
	
	Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
	
Explicação:
Dentre os itens, o que não se aplica seria o destaque da punição, uma punição exemplar, em excesso, pública.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise o exemplo de exercício abaixo e responda à questão a seguir: Dentre as palavras abaixo, qual está escrita incorretamente? Casa / Caza/ Caça Esse exemplo ilustra um exercício que pode ser trabalhado com a criança com:
		
	
	Dislalia
	 
	Disortografia
	
	Disartria
	
	Discalculia
	
	Disgrafia
	
Explicação:
Nem todos o termos utlizados na questão constam no conteúdo online.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise os seguintes sintomas: erro na formação de números; inabilidade de efetuar somas simples; inabilidade para reconhecer sinais operacionais; falha de memória para fatos numéricos; dificuldade de transportar números nos cálculos. Estes sintomas estão relacionados, a qual tipo de distúrbio:
		
	
	Afasia
	
	Acalculia
	 
	Discalculia
	
	Dislalia
	
	Disgrafia
	
Explicação: Estes sintomas estão relacionados ao distúrbio discalculia. A dificuldade em aprender aritmética pode ter várias causas: pedagógicas, capacidade intelectual limitada e disfunções do sistema nervoso central. Na aritmética, pode haver muitas deficiências de identificação dos símbolos visuais, de cálculo, de concepção de ideias e de aspectos verbais e não verbais.
		PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
8a aula
	
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	As crianças precisam de uma família e todas as famílias devem oferecer suporte. Os pais são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mesmo as famílias diferindo quanto à estrutura, ela ocupa uma função fundamental. Pensando na importância da família no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 11 anos, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	as crianças em idade escolar são afetadas pela estrutura familiar que é a única estrutura que apresenta possibilidades de sucesso ou fracasso do aluno.
	 2a Questão 
	
	
	O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
	 3a Questão 
	
	
	Antônio é professor de matemática e neste ano começou a ministrar aulas para o quarto ano do ensino fundamental. Ele percebeu que precisava conhecer melhor os aspectos de desenvolvimento da faixa etária para a qual estava lecionando, uma fase conhecida como operatório-concreta que foi assim categorizada por Piaget. Decidiu procurar conhecimentos no campo da psicologia e percebeu que existiam diferentes características do desenvolvimento humano. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
		
	 
	No estágio operatório concreto, a criança constrói os esquemas de seriação e inclusão de classes.
	 4a Questão 
	
	
	Maria tem 8 anos de idade, cursa o 3º. ano do ensino fundamental e estava no laboratório de ciências de seu colégio realizando experiências com água em diferentes tubos de ensaio. Num desses experimentos, Maria conta que ao passar a água de um tubo de ensaio fino para outro com um diâmetro maior de largura, sua amiga considerou que a água tinha evaporado rapidamente, pois parecia ter muito menos água no tubo com o menor diâmetro de largura do que no tubo anterior. Maria sabia que o pensamento da amiga estava incorreto e explicou para ela que a água continuava na mesma quantidade até porque não havia tempo para o processo de evaporação acontecer. Em qual estágio do desenvolvimento cognitivo Maria se encontra por apresentar esse tipo de raciocínio?
		
	 
	Operatório concreto
	 5a Questão 
	
	
	De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela, estudam mais e brincam menos. Esse fato sedá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
	
	 6a Questão 
	
	
	De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 7-8 anos de idade apresentam um desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado:
		
	
	
	 
	operatório-concreto.
	 7a Questão 
	
	
	No período entre 6 e 12 anos, as crianças de mesmo sexo têm interesses comuns, as meninas geralmente são mais maduras que os meninos, e as meninas e os meninos desenvolvem estilos diferentes de brincar e conversar. Nessa fase, os laços de amizades construídos são fundamentais para a sociabilidade e a intimidade. Assinale a única opção que não compete ao papel dos laços de amizade no desenvolvimento do sujeito:
	
	
	As crianças adquirem maior dependência dos pais e passam a se tornar mais independentes dos amigos em termos de ajuda.
	 8a Questão 
	
	
	Você está jogando "Detetive" com um grupo de crianças que apresentam seguintes características: elas entendem as regras do jogo; mas não sabem criar hipóteses e estratégias para descobrir quem é o suspeito, o assassino. Então, de acordo com os estágios de Piaget essas crianças estão com o desenvolvimento cognitivo compatível com a fase:
		
	  Operações concretas
	
		PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
9a aula
		
	 
	
	 
	 
	
	
PT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	Chamamos de adolescência o período psicossociológico que se prolonga por vários anos, e se caracteriza pela transição entre:
		
	  a infância e a idade adulta
	
	
	
	
	 2a Questão 
	
	
	São drogas potencialmente perigosas na adolescência pela liberalização contida nas leis nacionais que permite a sua venda em estabelecimentos públicos para maiores de idade.:
I) Cigarro e álcool
II) Maconha e cigarro
III) Cigarro e anfetaminas
		
	
	Apenas a I está errada
	
	Todas estão erradas
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas a II está correta
	 
	Apenas a I está correta
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	A adolescência é uma fase do desenvolvimento em que a tomada de decisões é fundamentada por uma forma de cognição que permite ao adolescente pensar sobre fatos ou assuntos nunca antes vivenciados. Qual é o nome desta característica e ela é típica de qual fase do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria de Jean Piaget?
	
	 
	Abstração - Estágio Lógico formal
	 4a Questão 
	
	
	Funções executivas, autonomia de raciocínio pensamento abstrato, supressão de respostas automáticas, inibição de comportamentos. Qual estrutura irá respaldar as caraterísticas descritas acima?
		
	 
	Estrutura da cognição
	
	 5a Questão 
	
	
	Momento em que o indivíduo usa a linguagem e o pensamento como instrumento para compreender e agir sobre o mundo real, a partir de hipóteses e deduções desenvolvidas sobre essa realidade. De acordo com Piaget, em que fase do desenvolvimento esse indivíduo se encontra?
		
	 
	Operações formais.
	
	 6a Questão 
	
	
	Um colégio faz reuniões permanentes todo final de semestre para discutir sobre a prevenção de drogas químicas na população adolescente. Este ano, houve um importante debate sobre as drogas que são aceitas socialmente por não serem proibidas por leis e que apresentam um forte potencial para dependência química. Quais são elas:
		
	 
	Álcool e Cigarro
	
	 7a Questão 
	
	
	Piaget sustentava que é na adolescência que se começa a atingir o pensamento operacional formal. Em sua teoria esse estágio é o último do desenvolvimento cognitivo, originando-se de uma combinação de fatores maturacionais e da experiência, uma das características importantes que surge nesse estágio é a capacidade de pensar:
	 
	na possibilidade, e não apenas na realidade.
	 8a Questão 
	
	
		Há muitos países que não conseguem manter propostas educativas e de trabalho que gerem estabilidade e boas expectativas de futuro para seus adolescentes. Das transformações que acontecem nesta fase, qual delas está relacionada com a cognição dos adolescentes?
		
	
	O pensamento autônomo de conservação de elementos
	
	A especialização das praxias motoras
	
	A superação do egocentrismo cognitivo
	 
	O pensamento operacional formal
	
	O aumento da memória associativa
		PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
10a aula
	
	
	
	
	
MP3
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	Das transformações que ocorrem na adolescência, qual delas é mais perigosa para a integridade do jovem quando ele se percebe sem expectativas de futuro.
	 
	Comportamento de risco
	
	 2a Questão 
	
	
	Aos 18 anos de idade, nosso cérebro já amadureceu bastante e é capaz de processar as funções executivas para organização e realização de atividades no dia-a-dia. Marque qual das atividades abaixo faz parte do rol de funções executivas que só estará plenamente pronto após a total maturação das estruturas corticais pré-frontais.
		
	 
	Colocar um plano em prática monitorando o comportamento passo a passo e tendo a chance de refazer seus planos de acordo com os desafios alcançados
	 3a Questão 
	
	
	A fase da adolescência é marcada por uma grande transformação tanto nos aspectos biossociais quanto nos cognitivos. Piaget, em sua pesquisa, categorizou esta fase como estágio lógico-formal devido os esquemas de conhecimento altamente especializados e abstratos que são apresentados pelos jovens. Qual das características abaixo também faz parte do estágio lógico-formal?
		
	 
	Apresentação de uma lógica hipotético-dedutiva
	 4a Questão 
	
	
	A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que está relacionado com a falta de informação e com a baixa qualidade de vida. Marque qual das alternativas abaixo explica a grande incidência nesta faixa etária.
		
	 
	Impulsividade em apresentar comportamentos de riscos
	 5a Questão 
	
	
	Na adolescência, há uma sofisticação de várias habilidades cognitivas que ajudarão o jovem a se inserir no mundo dos adultos. São conquistas COGNITIVAS da adolescência
		
	 
	Aumento do vocabulário bem como da capacidade de memória e raciocínio.
	 6a Questão 
	
	
	Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir. I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança. II. Na busca por sua identidade, o adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar. III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância. IV. Apenas quando o mundo adulto compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz. Estão corretas as afirmativas I, III e IV, apenas
	 7a QuestãoDe acordo com a teoria do desenvolvimento dos Estágios de Jean Piaget, no estágio lógico-formal, os jovens conseguem desenvolver habilidade cognitivas e relacionais muito sofisticadas que inauguram uma nova relação com a realidade. São características COGNITIVAS do estágio lógico-formal:
		
	 
	Capacidade de abstrair e raciocinar sobre temas nunca antes conhecidos
	 8a Questão 
	
	
		À proporção que os adolescentes passam a pensar de maneira hipotética e abstrata, começam a deixar de lado o raciocínio simplista e concreto e a construir visões de mundo mais imaginativas, mais abrangentes e mais complexas, então está INCORRETO afirmar que:
		
	
	estão prontos a questionar cada ideia que alguém tenha diferente das suas.
	
	são capazes de discutir conceitos como justiça, democracia e ética.
	 
	são altamente sensíveis a críticas reais ou previstas.
	 
	confiam bastante em suas capacidades e não são vulneráveis a opiniões diferentes das suas.
	
	estão interessados na opinião e na crítica de outras pessoas.
	
Explicação:
Os adolescentes são vulneráveis a opiniões diferentes das suas, gostam de debater.
	
	Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Josué 1:5

Continue navegando