Buscar

Questoes HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701744815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme a Lei Federal 8.080/90, o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, são atribuições do seguinte órgão fiscalizador:
		
	
	Serviço de Saúde do Trabalhador
	 
	Vigilância Sanitária
	
	Vigilância Ambiental
	
	Vigilância das doenças e agravos
	
	Vigilância Epidemiológica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702219315)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às condições que favorecem ou dificultam o crescimento de bactérias nos alimentos, assinale a opção correta.
		
	
	A glicose, presente no açúcar e doces em geral, é um potente substrato para as bactérias, pois favorece a contaminação do alimento.
	
	A água é essencial para a sobrevivência das células vivas, logo a desidratação é um método eficiente de esterilização dos alimentos, uma vez que, por meio desse método é possível eliminar as bactérias esporuladas.
	
	Em cozinhas industriais, a margarina, quando em temperatura ambiente, é um veículo de contaminação, devendo por isso, ser mantida sob refrigeração.
	
	Temperaturas baixas, como -18 ºC, provocam a destruição de bactérias, portanto o congelamento consiste em um método eficiente de esterilização dos alimentos.
	 
	Os acidulantes presentes em alimentos fermentados, picles e molhos atuam como conservantes, pois aumentam o tempo de preservação desses produtos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702117606)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considerando as condições sanitárias e higiênicas em que se encontram os alimentos podem ser fator de doenças em várias circunstâncias para o homem, assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	Infecções na pele ou pequenos resfriados nos manipuladores não constituem risco de contaminação dos alimentos
	
	Nunca se deve comprar alimentos que apresentem embalagens danificadas ou latas estufadas;
	
	Os alimentos podem ser contaminados por toxinas produzidas por microrganismos como o Clostridium Botulinum;
	 
	Os alimentos podem ser contaminados por organismos patogênicos ao homem, como por exemplo, o Bacillus Cereus;
	
	Os alimentos podem ser contaminados por manipulação de utensílios ou louças mal lavadas;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702243678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale as afirmativas abaixo e marque a incorreta.
		
	
	A maioria dos microrganismos, cuja patogenicidade no homem depende da sua presença, sob a forma viável, nos alimentos, são relativamente sensíveis às altas temperaturas e, por isso, são perfeitamente destruídos pela cozedura adequada dos alimentos, eventualmente contaminados, ou pelos processos de pasteurização.
	
	A capacidade de crescimento e de sobrevivência dos microrganismos patogênicos nos alimentos depende não só das características físicas e nutricionais dos alimentos, como também de um conjunto de fatores extrínsecos e intrínsecos ao próprio alimento, tais como: temperatura, pH, atividade de água e potencial redox, cada uma dos quais pode ser manipulado convenientemente, de modo a impedir a contaminação e o crescimento de microrganismos patogênicos.
	 
	Micotoxinas são toxinas produzidas por algumas espécies de bactérias. Doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, e protozoários. As bactérias, pela sua diversidade e patogenia, constituem o grupo microbiano mais importante e associado às doenças transmitidas por alimentos.
	
	Quanto menor a atividade de água, menor é a capacidade de multiplicação de microrganismos nos alimentos.
	
	A temperatura influencia de forma decisiva o crescimento microbiano nos alimentos. A conservação de alimentos a temperaturas de refrigeração é suficiente para inibir o crescimento de algumas espécies causadoras de infecção alimentar.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701925502)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os dois fatores mais pesquisados em todo o mundo para o controle, eliminação ou diminuição do número de microrganismos durante o processamento, manipulação e distribuição dos alimentos para consumo são:
		
	
	Higiene e tempo.
	
	Ambiente e higiene.
	 
	Tempo e temperatura.
	
	Temperatura e higiene.
	
	Temperatura e ambiente.

Continue navegando