Buscar

Questoes HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701925365)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo a Resolução do Ministério da Saúde - RDC Nº 216 de 15 de setembro de 2004, os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionados à higienização de instalações, equipamentos e móveis; controle integrado de vetores e pragas urbanas; higienização do reservatório e higiene e saúde dos manipuladores. O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação que aborde no mínimo os seguintes temas:
		
	
	Noções de edificação; dimensionamento de área física; dimensionamento de equipamentos e boas práticas.
	
	Transporte de alimentos preparados; entrega de alimentos; controle dos alimentos in natura e noções de edificações.
	 
	Contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas.
	 
	Legislação de higiene dos alimentos; avaliação de fornecedores; seleção de fornecedores e manejo de resíduos sólidos.
	
	Instalações físicas; manejo de resíduos sólidos e cadastramento de fornecedores e instalações sanitárias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702107956)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considerando a ação de produtos saneantes utilizados como métodos químicos para uma adequada higienização, identifique a alternativa que apresenta produtos utilizados como desinfetante e antiséptico (tendo as duas funções)
		
	
	quarternário de amônio e compostos iodados
	 
	álcool e chlorexidina
	
	compostos clorados e ácido peracético
	 
	peróxido de hidrogênio e ácido peracético
	
	álcool e compostos clorados
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701708943)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à presença de pragas e vetores nos serviços de alimentação, marque a opção correta.
		
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Somente são permitidos animais domésticos
	
	Moscas não são consideradas um problema para o alimento, apesar de serem um incômodo aos manipuladores
	
	Para evita-los, devemos aplicar venenos semanalmente, independente das orientações dadas pelas empresas responsáveis pelo controle e prevenção de pragas
	 
	Um cuidado importante é manter o ambiente limpo, para que pragas e vetores não sejam atraídos pelos resíduos de alimentos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701217012)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as afirmativas abaixo, em relação a serem V (verdadeiras) e F (falsas) e marque a sequencia correta.
(     ) A infecção alimentar é causada pela ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos. Estes microrganismos aderem à mucosa do intestino humano e proliferam, colonizando-o. Em seguida, pode ocorrer a invasão da mucosa e penetração nos tecidos ou, ainda, a produção de toxinas que alteram o funcionamento das células do trato gastrintestinal. 
(     ) A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas. Estas toxinas são produzidas durante a intensa proliferação dos microrganismos patogênicos no alimento. 
(     ) Botulismo é a intoxicação causada pela ingestão de alimentos contendo neurotoxinas produzidas pelo Clostridium botulinum. A doença inicia-se com problemas gastrintestinais seguidos de fadiga e fraqueza muscular, secura da boca, dificuldade de deglutição e controle da língua, podendo levar à morte por parada respiratória. 
(     ) O homem e os animais são portadores naturais de Staphilococcus aureus, por isso medidas de higiene pessoal podem evitar a contaminação dos alimentos por este microrganismo.
(     ) A Salmonella é um dos microrganismos mais frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar. O fator agravante dessa contaminação é que este microrganismo não é destruído pelo calor.
		
	
	F,F,V,V,F
	 
	V,V,V,F,F
	
	F,F,V,V,V
	
	F,V,V,V,V
	 
	F,V,V,V,F
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702173665)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação à produção de alimento seguro e enfermidades transmitidas por alimentos (ETA), assinale a opção correta. A. A pasteurização de leites doados aos bancos de leite pode ser dispensada nos casos em que todos os cuidados referentes à coleta e armazenamento feitos pela doadora foram seguidos corretamente. B. Alimentos preparados em uma unidade de produção de refeições não servidos aos clientes podem sempre ser reaproveitadas para o dia seguinte, sem o risco de ETA. C. O manual de boas práticas garante a produção de alimento seguro em qualquer ambiente de produção de alimentos. D. São permitidas baixas e médias concentrações de microrganismos patogênicos como Listeria monocytogenes e Salmonella spp. em alimentos processados e crus, por não apresentarem risco para o consumidor. E. O tempo entre o preparo de uma refeição e o momento do consumo e a estocagem do alimento em temperatura adequada são considerados pontos críticos de controle na produção de alimentos.
		
	
	O manual de boas práticas garante a produção de alimento seguro em qualquer ambiente de produção de alimentos.
	 
	Alimentos preparados em uma unidade de produção de refeições não servidos aos clientes podem sempre ser reaproveitadas para o dia seguinte, sem o risco de ETA.
	
	São permitidas baixas e médias concentrações de microrganismos patogênicos como Listeria monocytogenes e Salmonella spp. em alimentos processados e crus, por não apresentarem risco para o consumidor.
	 
	O tempo entre o preparo de uma refeição e o momento do consumo e a estocagem do alimento em temperatura adequada são considerados pontos críticos de controle na produção de alimentos.
	
	A pasteurização de leites doados aos bancos de leite pode ser dispensada nos casos em que todos os cuidados referentes à coleta e armazenamento feitos pela doadora foram seguidos corretamente.

Continue navegando