Buscar

1 QUÍMICA DOS ALIMENTOS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUÍMICA DOS ALIMENTOS
Simulado
1a Questão (Ref.: 201603959348) Pontos: 0,1 / 0,1
A Laranja é uma fruta rica em vitamina C que, se fornecida ao nosso organismo, auxilia na resistência a infecções, na cicatrização de feridas e queimaduras. Entretanto, esta fruta, assim como o limão, é repleta de ÁCIDO CÍTRICO, um ácido fraco também utilizado como conservante natural, dando sabor ácido e refrescante aos alimentos e bebidas. Sobre este ÁCIDO é CORRETO afirmar:
Libera íons hidroxila quando colocado em solução aquosa.
É um exemplo de ácido orgânico fraco.
É um exemplo de ácido diprótico.
É um ácido anfótero.
Pode reagir com hidróxidos produzindo base e água.
2a Questão (Ref.: 201603984623) Pontos: 0,1 / 0,1
Leia atentamente o texto descrito a seguir, assinalando a alternativa que apresenta informações corretas sobre:
solubilidade, componentes de uma mistura e misturas homogêneas/heterogêneas. " Quando preparamos um suco, ao acrescentarmos uma colher de açúcar (sacarose) no copo, percebemos que ele desaparece (se dissolve). Com o sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl) acontece o mesmo. Ao adicionarmos uma colher de sal na água, ele também desaparece (se dissolve). "
O açúcar e o sal se dissolvem em água porque são substâncias orgânicas.
Açúcar + Água e Sal + Água são exemplos de misturas heterogêneas.
Ao se misturarem em água, o açúcar e o sal sofrem mudanças estruturais.
Na mistura de Sal + Água, o sal é considerado o solvente.
A água é conhecida como " solvente universal " pois tem a capacidade de dissolver um grande número de moléculas.
3a Questão (Ref.: 201603913458) Pontos: 0,1 / 0,1
São moléculas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina, são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados. O texto refere-se às moléculas classificadas como:
Aminoácidos
Vitaminas hidrossolúveis
Vitaminas lipossolúveis
Lipídios
Proteínas
4a Questão (Ref.: 201603917514) Pontos: 0,1 / 0,1
Marque V ou F para as alternativas abaixo:
(V) Os átomos correspondem a menor porção do elemento que retém todas as suas propriedades. Estes átomos podem ser ligados por ligação iônica, ligação covalente ou ligação metálica.
(F) A solução saturada é uma solução que não está em equilíbrio em relação à substância dissolvida e pode dissolver quantidade maior desta mesma substância, ou seja, contém menos soluto que o solvente pode admitir. Enquanto que a solução insaturada está em equilíbrio em relação a uma outra substância dissolvida, ou seja, contém todo o soluto que o solvente pode admitir.
(V) Dentre as propriedades das soluções encontram-se: são límpidas, homogêneas, constituídas de soluto e solvente, não formam depósitos, passam através do papel filtro.
(F) As moléculas correspondem a união dos átomos. Elas podem se ligar através de ligações intermoleculares do tipo: Ligação de Hidrogênio, dipolo permanente ou dipolo-dipolo (DD) e dipolo induzido (DI). A ligação de hidrogênio corresponde à ligação que ocorre entre o hidrogênio e elementos como: flúor, carbono e nitrogênio.
(V) As substâncias puras podem ser classificadas como substância simples (mesmo tipo de átomo) e composta (mais de um tipo de átomo).
5a Questão (Ref.: 201603984635) Pontos: 0,1 / 0,1
Leia e analise a situação descrita a seguir: " Imagine que resolvemos adicionar 64 gramas de cloreto de ferro (FeCl2) em 100 mL de água, à 20°C. Após homogenizar esta solução, por alguns segundos, obtivemos uma mistura monofásica; mudamos de idéia e acrescentamos uma quantidade maior do mesmo soluto ao mesmo tempo em que elevamos a temperatura. Esta mistura foi então deixada em repouso por algumas horas para futura utilização. Entretanto, ao retornar ao laboratório foi constatado que parte do soluto havia sedimentado. " Diante do exposto, pergunta-se: Porque o soluto se precipitou no fundo do frasco?
Porque foi preparada uma solução heterogênea de cloreto de ferro.
Porque foi preparada uma solução homogênea de cloreto de ferro.
Porque foi preparada uma solução insaturada de cloreto de ferro.
Porque foi preparada uma solução diluída de cloreto de ferro.
Porque foi preparada uma solução supersaturada de cloreto de ferro

Outros materiais