Buscar

Bioquimica Avaliando02/01.2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806093754)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise o diagrama fornecido a seguir:
A + B → C + D
Assinale a alternativa correta:
		
	
	A energia dos reagentes é igual a 120 KJ.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	 
	 A energia referente ao complexo ativado é igual a 120 KJ.
	
	A energia de ativação do processo tem o valor de 250 KJ.
	
	A energia dos produtos é igual a 120 KJ.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806093811)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UEL/2005) A teoria ¿Um Gene uma Enzima¿ propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica.
Assinale a alternativa cuja sequência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.
		
	
	Leitura da sequência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.
	
	Leitura da sequência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
	
	Leitura da sequência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
	 
	Leitura da sequência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.
	
	Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806093813)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	
Ao analisar a figura acima, no que diz respeito á relação "Um gene - uma enzima",pode-se afirmar que:
		
	
	Apenas genes mutados codificam proteínas que não são enzimas. Enzimas são apenas uma categoria de glicoproteínas. Nas células há poucas proteínas que não são enzimas e essas proteínas também são codificadas pelos genes.
	
	Alguns genes codificam proteínas que não são enzimas. Proteínas são apenas uma categoria de enzimas. Nas células há muitas proteínas que não são enzimas e essas proteínasnão são codificadas pelos genes.
	 
	Apenas genes mutados codificam proteínas que não são enzimas. Enzimas são apenas uma categoria de proteína. Nas células há muitas proteínas que não são enzimas e essas proteínas também são codificadas pelos genes.
	 
	Alguns genes codificam proteínas que não são enzimas. Enzimas são apenas uma categoria de proteína. Nas células há muitas proteínas que não são enzimas e essas proteínas também são codificadas pelos genes.
	
	Genes sempre codificam proteínas que  atuarão como enzimas. Todas as enzimas são  proteínas. Nas células há poucas proteínas que não são coenzimas e essas proteínas também, em específico, não são codificadas pelos genes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806093839)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UEPB) Arquilino Pestana, professor de Biologia, após expor para seus alunos da 1ª série do ensino Médio o conteúdo referente a "Enzimas", biocatalizadores de natureza protéica, lhes propôs o seguinte questionamento: "Sabendo-se que os peroxissomos são organelas que contêm uma catalase, a peroxidase, o que ocorrerá quando acrescentarmos aos recipientes abaixo, numerados de 1 a 3, peróxido de hidrogênio (H2O2 )?"
Recipiente 1: carne cozida a 80ºC por 1,5 horas e recém cortada em pequenos pedaços.
Recipiente 2: carne descongelada e recém cortada em pequenos pedaços, após três dias de congelamento a -2ºC.
Recipiente 3: Solanum tuberosum (batata) recém cortada em pequenos pedaços, tendo sido mantida todo tempo em temperatura de 32ºC.
Podemos afirmar que:
I. No recipiente 1 não ocorrerá nenhuma alteração, pois as enzimas desnaturam em temperaturas superiores a 40ºC.
II. Nos recipientes 1 e 2, nenhuma alteração será percebida, pois tanto temperaturas elevadas quanto baixas provocam inativação enzimática.
III. No recipiente 2 ocorrerá um "borbulhamento" na superfície da carne, em decorrência da ação da peroxidase, promovendo a quebra do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, visto que temperaturas baixas apenas inativam as enzimas, sendo este um fenômeno reversível.
IV. No recipiente 3 ocorrerá a seguinte reação: H2O2 → H2O + O, já que a 32ºC a peroxidase está em seu ótimo de temperatura.
V. No recipiente 3 não ocorrerá qualquer tipo de reação, já que os peroxissomos são organelas típicas dos animais.
Assinale a alternativa cuja(s) assertiva(s) é(são) correta(s).
		
	
	II e IV.
	
	III, apenas.
	
	I, III e IV.
	 
	I, III e V.
	
	II, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806108068)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os demais grupos de biomoléculas, as proteínas são consideradas pelos bioquímicos como um dos mais versáteis em termos de forma e função. Haja vista que as mesmas podem ser encontradas em múltiplas estruturas e atuar em diferentes atividades, tais como: estruturação celular, sinalizador/mediador químico, participar de transporte de membrana, contribuir na defesa imunológica do organismo humano, entre outras. Todavia, variações no ambiente no qual as proteínas são encontradas podem modificar drasticamente sua estrutura desnaturando-a e, consequentemente, comprometendo sua função. A partir dessa informação assinale a ÚNICA alternativa correta sobre a causa/consequência do processo de desnaturação proteica.
		
	
	Ocorre somente se a proteína for inserida em meio ácido, devido a grande quantidade de prótons de hidrogênio disponível no meio os quais podem induzir quebras nas ligações presentes na molécula proteica/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína. 
	
	Os sistemas tampão nos quais as proteínas estão inseridas as protegem contra eventuais rupturas nas ligações de hidrogênio presentes na sua estrutura/desorganização dos nucleotídeos que compõem a proteína.
	
	Alteração no pH do meio no qual as proteínas se encontram é a única causa do processo de desnaturação/perda da função enzimática.
	
	Quando o padrão de temperatura e pH ótimo de cada enzima encontra-se inalterado/provável perda da função desenvolvida pela proteína, ainda que a desnaturação seja reversível.
	 
	Pode ocorrer devido a elevação de temperatura, que por sua vez promove quebra nas ligações que modelam sua estrutura/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína.

Outros materiais