Buscar

Manejo de fêmeas da desmama ao primeiro acasalamento


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

2ºPARTE----Manejo de fêmeas da desmama ao primeiro acasalamento
	
	Na aula passada conversou sobre fatores q vao alterar a idade e puberdade das novilhas, a gente vem tratando com sistema de produção para antecipar/aumentar produtividade da novilha, que esta relacionada com a idade de pre parto, uma noviha que antecipa puberdade precisa de uma estrutura de rebanho diferente, em um bom sistema de produção essa novilha antecipada tende a produzir mais. O plano nutricional da propriedade é um sem duvida é um dos maiores determinantes que vai ser responsável por antecipar a puberdade, basicamente pq o plano nutricional vai estar correlacionado ao aumento de peso e da mesma forma com estado nutricional. Uma contradição com novilhas que começam a produzir mais cedo, é elas vao parar de produzir mais cedo, e isso é explicado pelo plano nutricional.
	(PESO ADEQUADO A COBRIÇÃO) Aqui eu vou destacar que o fato de traçarmos planos nutricionais p novilhas não podem parar qd as novilhas emprenham, isto tem q estar correlacionado ao plano nutricional da propriedade. A predominância é de raças taurinas na amostra, são animais mais precoces. Pq não usou animais zebuínos? Pq n temos trabalhos realizados com zebuínos nesses meios e essa amostra não permite fazer isso. Animais taurinos qd são submetidos a plano nutricional adequado, o que plano nutricional adequado? É o animal atingir esse peso 50-55% em idade bastante jovem, é animal q tem potencial energético p apresenta na puberdade com 50-55% do peso adulto e é um animal que vai ter plano nutricional adequado dali para frente tbm dps de emprenhar, esse animal durante gestação teve crescimento restrito e agr vai ter nutriente suficiente para continuar desenvolvendo, já que esse animal emprenhou com 50-55% do peso adulto precisa parir com pelo menos 85% do peso adulto, então eu tenho um plano nutricional para ele crescer outros 30-35% do que ele precisa nesses proximos 9 meses ou durante período de estação, entao alem do conteudo fetal, esse animal dps d parir aqui precisa ter mais q 85% do peso adulto. Então o plano nutricional p um animal em um sistema com produção de animais taurinos a gente poderia desafiar os animais com 50-55% do peso adulto. O professor fala que não acreditar desafiar animais nessa faixa de peso, nesse curto prazo, emprenhar animais com 50-55% de peso adulto. Vamos pegar esse animal de 500kg (peso médio), então seria desafiar esse animal com 250-275kg, esse animal p gente saber q nao teve restrição de crescimento, ele precisa parir com estrutura corporal, sem conteúdo fetal, com pelo menos 85% do peso adulto. 500x0,85=425kg, esse animal nos próximos 9 meses precisa alcançar 425kg. Vms pegar na melhor das hipóteses, 425-275= esses animais estão ganhando 150kg em +/- 270 dias, então 150kg/270dias= o animal tem continuado a ganhar 550gramas por dia. O animal precisa ganhar peso, pq simplesmente emprenha novilha com 250-275kg e pronto, inicio precoce de produção, essa novilha tem crescimento restringido, tem dificuldade de manter escore corporal, perde condição corporal facilmente e tem dificuldade de repor, prenha num ano e não no outro. Acaba não sendo mt produtivo isso de prenhar precoce.
	No caso de novilhas zebuínos, iriamos desafiar qd tiver 60-65% do peso adulto, não 50-55%. Pois é quando começa ter maior resposta do animal, atinge puberdade em condição nutricional excelente. Se vc tem um condição razoável, vc precisa desafiar seus animais um pouco mais tarde, não pelo fato n estarem na puberdade ainda, mas pq n tem plano nutricional adequado para o animal ganhar peso que precisa, se não tem potencial p em 9meses fazer animal ganhar 250kg de tecido corporal dela, precisa desafia mais tarde em relação peso adulto dela, pq ai ela n vai precisar atingir os 250kg, vai precisar um pouco menos. Se n tem um plano nutricional adequando na sua propriedade, vc vai desafiar animal qd tiver com 75-80% do peso adulto, em zebuínas com 80-85%, pq naquele período de 9meses de gestação, qd pegamos a fase de maior demanda p crescimento do feto (terco final da gestação,) essa novilha estara em perido seco, restringe bastante seu crescimento, então animal não pode entrar naquele período precisando ganhar peso para que ela venha parir com peso adequado dela. 
	Vai falar de 3 planos nutricionais: PP 14-15meses, PP 18-19 e PP 25-27. O sistema de primeira prenhez aos 14-15 meses, sistema mais precoce de produção. Na 1 estação de monta não tem como emprenhar ninguém, e a próxima estação de monta os animais já estarão com 14-15meses e teremos a primeira prenhez (PP). Qd pego a próxima estação de nascimento (após 9 meses) em set-out-nov, temos animais nascendo nessa geração e aqui outra e temos esses animais com 24 meses de idade em media, pego a próxima estação de monta dez-jan-fev, esses animais estao fazendo 25-27 meses de idade. Com 25 meses a gente emprenha ate meados da próxima estação de monta, aos 24 temos o priemiro parto, aqui ainda n tenho nd, aqui temos a primeira prenhez dessas novilhas.( ELE FOI EXPLICANDO NO QUADRO, ENTAO NE). Sistema médio-nacional do ponto de vista potencial genético acredito que aqui esteja nosso potencial, temos condição de emprenhar nos 25-27 meses ,se tiver bom plano nutricional p vaca conseguir chegar com seus 75-80% peso adulto do que propriamente mérito genético. Aqui tenho primeira prenhez e aqui temos a segunda. Qd pego a próxima estação de nascimento (set-out-nov), temos o segundo par e o primeiro, qd pego próxima estação de monta (dez-jan-fev) teremos terceira prenhez e aqui teremos a segunda prenhez. Qd pego próxima estação de nascimento (set-out-nov) esses animais estarão fazendo 48meses, aqui teremos o 3par e aqui o 2par, então final dos 48 meses teremos esse sistema de 3bezerros e esse sistema 2bezerros. Vale a pena produzir com 14-15meses? Quanto custa para emprenhar 14-15meses? Mais ou menos 500-550kg de concentrado. A resposta a essa pergunta é quem vai pagar conta é o bezerro a mais, como saber se vale a pena no sistema de produção? O bezerro a mais paga o plano nutricional, a estrutura de rebanho junto com bezerro a mais paga o plano nutricional? Ai pego a estação de monta (EM) dentro da propriedade, a 1EM com 12-13meses, não tem intenção de emprenhar, não tendo par na primeira estação de nascimento, essas novilhas com potencial genético com boa nutrição tem como com 14-15meses e essas novilhas não, pq n tem boa condição nutricional ou não tem mérito genético. 
	A próxima estação de monta, sem ser de 14-15meses, é a de 25-27meses que ta chamando de media nacional (top da genética brasileira), do ponto de vista reprodutivo a prenhez 14-15meses p reprodução não faz mt sentido, pq quero emprenhar nas as estaçoes da aguas e onde elas tem maior fertilidade, então quem faz 14-15meses tem q ter bom plano nutricional e tem que manter isso. Você traça um plano nutricional excelente para 14-15meses, qts % acha que vao emprenhar? Menos de 50% mais ou menos. Mexer com animais de 18-19meses com um plano nutricional adequado vc alcança uma taxa de prenhez bem maior que 14-15meses, prof acredita um sucesso superior a 70%, se desafiar 18-19meses tem potencial de prenhez maior que 14-15meses, para dar certo com animais de de 18-19meses vc tem que emprenhar o animal fora da estação de monta, emprenhar animal em abril-maio, animais vao parir próximo do final da estação da monta seguinte, tem primeiro parto. A segunda possibilidade de emprenhar animal novamente fora da estação da monta. Tenho segunda prenhez e segundo parto, e tenho nesse sistema os mesmo 2 bezerros que tenho aqui e pior, tenho bezerro nascido fora da estação e chamou de primeiro bezerro ruim. Um bezerro que nasce fora da estação correta, fora do período das aguas, é todo ruim no seu desempenho e capacidade nutricional, n tem boa condição de desempenho, mas tenho um segundo bezerro bom. Vale a pena esse sistema de 18-19meses? Eu saio de um sistema q tenho 2bezerros bons, eu saio de um com 3 bons e tenho no meio um com 1 bom e 1ruim. A pergunta quese faz é se vale a pena os gastos e quem vai pagar as contas, que são as gerações futuras do rebanho. A pergunta que se faz é quanto vale esse sistema de 25-27meses se eu desmamar um animal mais precoce mesmo custando um bezerro mais caro, quem vai pagar essa conta é o dia que vc sair desse rebanho e chegar nesse rebanho, quem paga não são esses animais são os filhos dos animais. É mais difícil um planejamento a longo prazo, mas quem vai pagar a conta desse sistema, da estação de monta no outono( falando das 18-19meses), são as filhas desses animais que vou desafiar aos 14-15meses de idade e ai mudei meu rebanho. Pq? Traçar um planejamento nutricional pra ter prenhez com 14-15meses e te taxa de prenhez de 50-55% é algo mt caro no sistema de produção, agora passar pra animal de 18-19meses, mesmo tendo bezerro ruim e desafiar as filhas desses animais com plano nutricional adequado tem taxa de prenhez mt melhor.
	Então vms falar desse plano nutricional para 14-15meses que precisa ser continuo, o animal para chegar na estação de monta com 60-65% do peso adulto, ele precisa de uma taxa de ganho de peso bastante elevada ao longo da vida desses animais, então tem que investir na pratica quase que no limite do potencial genético desses animais. Em um sistema de 18-19meses, animal tem uma tolerância maior para atingir 70-75% do peso adulto, e no sistema de 25-27meses tenho total tolerância que venha ganhar peso no período das aguas , manutenção de peso no período seco, ganho de peso nas aguas e emprenhar esse animais no próximo period das aguas e conseguir peso adequado la nos 70-75%do peso adulto na próxima estação de monta. 
	O plano 25-27 tem maior flexibilidade de ganho de peso, vai ter um pasto bem manejado para ter disponibilidade pros animais nas aguas, terá uma forrageira pras pastejarem nas aguas e faremos diferimento de pasto para ter um bom pasto para período seco. Um bom pasto para as aguas e um pasto razoável para o período seco(com suplementação), associado a uma suplementação nitrogenada (sal nitrogenado) ou dependendo da situação um proteinado de baixo consumo. se conseguisse ter um bom pasto no período das seca, animal não precisaria da suplementação, ele atingiria peso adequado. Seguindo o modelo aguas(pasto diferido)seca (suplementação proteica ou proteinado de baixo consumo 0,2%PV)aguassecana próxima estação das aguas, sendo estação de monta, o animal estará com 80% do peso adulto (isso possível com bom pasto e boa mistura mineral, se necessário uma suplementação e ter puberdade com 25-27meses).
	No plano 18-19meses, tem pouca flexibilidade de ganho de peso, no primeiro período das aguas e da seca segue os mesmos meios de 25-27meses, a diferença desse plano é q preciso emprenhar (estação de monta) esses animais no meio/final do segundo período seco, se vou emprenhar esses animais na seca a suplementação tem q ser um pouco maior (0,3-0,4% PV), ter um bom pasto associado com suplementação de consumo médio e isso é suficiente para desafiar o animal alcançar 70-75% do peso adulto na estação de monta.
	No plano de 14-15meses, não tem nenhuma flexibilidade de ganho de peso dos animais, temos intensificação da produção, basicamente é explorar desenvolvimento continuo ate próximo do limite máximo do animal, eu tenho que desmamar esses animais com acima de 200kg peso corporal, para desmamar acima dos 200kg eu vou fornecer uma suplementação de concentrado (creep feeding) para as novilhas durante a fase de amamentação. Na época das aguas forneço o creep feeding, ai vms para a época da seca, que não podemos tolerar manutenção de peso ou ganho de peso mt baixo, é preciso manter ganho de peso razoável desses animais, preciso suplementar no período seco para manter um ganho de peso de 0,4-0,5% do peso corporal. No próximo periodo das aguas manter essa suplementação em torno de 0,4-0,5% do peso corporal para esses animais ,mesmo sendo período de boa oferta de alimenta, esses animais tenham maior ainda oferta de alimento e assim consegue desafiar animal atingir 60-65% do peso adulto na estação de monta. Para um animal que é precoce do ponto de vista cronológico para emprenhar, atingindo o peso ideal consegue emprenhar um tanto razoável dos seus animais.
	FALOU DO DOUTORADO DELE. Os animais(grupos) receberam suplementação mineral em todas as fases de produção, fase de lactação, recria, seca, transição, aguas. Então esses animais receberam mistura mineral em toda as fases. Um outro grupo foi suplementado com nível baixo de consumo, foi suplementado com creep em aguas-seca e em outros períodos da recria. Durante o creep mesmo tendo 1kg de suplemento por dia, não obteve uma diferença no peso desses animais na desmama comparado com outros grupos que tiverem peso maior a desmama, mas teve diferença na taxa d ganho de peso, o ganho de peso foi superior aos outros, mas o que interessa é o peso a desmama. Aos 14-15meses, os animais com nível alto de suplementação já tinha peso diferente inclusive comparado os animais de médio alto de suplementação, o animal já tinha mais de 65% do peso adulto das matrizes. 431kg(peso médio das matrizes) x 0,65=280,15kg. Recomendações do NRC, animais zebuinos atingem puberdade com cerca de 65% do peso adulto, temos animais superprecoce que são animais com condição corporal para serem desafiados aos 14-15meses. Foi um plano nutricional viável para atingir mais de 65% com 14-15meses . Para emprenhar com 18-19meses, os dois níveis médios de suplementação teve 70% do peso adulto. 431x0,7=301,7 kg. 
	A curva de ganho de peso, independente da fase de produção, a inclinação da curva de alto consumo é sempre superior aos outros grupos, então a taxa de ganho d peso é maior que dos demais grupos, a taxa de crescimento do grupo controle é sempre menor que dos suplementados. Mostrou que quando aumenta a suplementação, tem aumento do efeito substitutivo da forragem ao concentrado, diferente do consumo médio onde o concentrado aumenta com consumo de pasto. Qual seria o custo desse maior peso corporal final desses animais? Qd pego animais de 14-15meses foi investido 520kg de suplemento concentrado com proteína bruta. Investiu no animal de 14-15meses 404 reais, e ate 18-19meses investi 210kg (162reais foi investido). Vale a pena investir 404reais num plano que dá 1 bezerro a mais se emprenhar todas as novilhas, mas se for emprenhar 45-50% não vale a pena. Vale a pena investir os 162 reais para selecionar o animal mais precoce dentro do sistema de produção? Depende, a conta é bem mais complexa. Não é so o bezerro que paga a conta não, se for p emprenhar um numero razoável uns 80-85% vai valer a pena. Quanto vale selecionar um animal mais precoce? É uma conta mais complexa. Não vale a pena investir 400 para emprenhar um numero pequeno de novilhas, mas investir 162reais para selecionar um numero maior de animais 70-75% de novilhas e desafiar suas filhas? Talvez vale a pena, mas conta é complexa. Na fé do professor, se vc quer sair do sistema 25-27, ele desafiaria sim os animais 18-19.
	Para traçar um plano nutricional adequado ao desempenho adequado é extremamente importante o conhecimento das interações ambiente-alimento-animal. Quer desafiar seu animal tem que traçar um plano nutricional diferente do de 14-15meses, conhecer os efeitos da suplementação no desempenho produtivo dos animais. 
	INTERAÇÕES DIETÉTICAS-DIGESTIVAS. Um trabalho avaliando de suplementação proteica, alimentação com feno de baixa qualidade proteica e inclusão de proteína através da ureia no coeficiente de digestibilidade da matéria orgânica e coeficiente de digestibilidade FDN. Houve aumento no coeficiente de digestibilidade da MO com níveis de proteína de ate 8% na dieta dos animais e aumentou fração efetivamente degradada da FDN ate níveis de PB de 8,63% na dieta. Dieta era feita com feno de baixa qualidade com 5,2% de PB e proteína ia aumentando so com ureia. Pq aumentar o coeficiente de conteúdo fibroso? O limita consumo é o enchimento ruminal, qt tempo a fibra fica retida no rumen, aumenta o coeficiente daFDN com inclusão de proteína aumentando a proliferação de bactérias fibroliticas, aumenta taxa de passagem (pq aumenta a degradabilidade e taxa de saída aumenta tbm) e aumenta consumo de feno. E observou aumento do consumo de matéria seca com proteína bruta proximo dos 8%. Comendo feno+ureia, o rumen aumenta consumo de MS com níveis de PB de ate 10,83% so com ureia, níveis de ptn próximo de 8% e 11% na dieta aumenta o consumo de MS, pq aumenta taxa de digestibilidade, aumenta taxa de passagem e aumenta consumo e fermentação de conteúdo fibroso, como efeito prático – pego dois animais consumindo mesma dieta, um consome mais que o outro, e desempenha melhor é quem consome mais pq tem mais nutrientes disponíveis, digestibilidade tbm é maior no rumen. Suplementação proteica aumenta consumo de matéria seca e fermentação do conteúdo fibroso. 
INTERAÇÕES DIETÉTICAS-METABÓLICAS. Quais seriam os efeitos da gordura? Alguns negativos. Aqui mostrando suplementação com gordura, efeitos negativos e positivos, primeiro falar de efeitos negativos. No sistema de pastejo, a gordura é toxica para a microbiota fermentadora de conteúdo fibroso (a adição de gorduras na dieta reduz e relação acetato:propionato, quer dizer uma menor fermentação fibrolitica e maior aminolitica), a gram +, quando for suplementar gordura levar em consideração com o que acontecera com conteúdo fibroso. Relataram que essa redução é acompanhada de menor digestibilidade da MO, sobretudo a porção fibrosa, mt comum em dietas de pastejo. Observaram redução na digestibilidade da fibra em dietas com gorduras acima de 5% da dieta, basicamente porque houve seleção dos não-celulolíticos, não fermentadores de CHO fibroso. Quando o nível de gordura é aumentada com gorduras protegidas, essas gorduras protegidas não promovem esse efeito negativo tao especifico sobre os microorganismo fibroliticos como a gordura comum com adição de óleo na dieta, melhor usar gordura protegida para não ter redução do consumo de matéria seca e digestibilidade do conteúdo fibroso.
	GORDURAS X REPRODUÇÃO. Alguns efeitos positivos. Em relação ao efeito da gordura na reprodução, foi observado aumento no diâmetro do corpo lúteo de e concentrações de progesterona em fêmeas alimentadas com fonte de lipídeos na dieta. Maiores concentrações de progesterona nos ovários foram relatadas com a inclusão de farinha de peixe na dieta de vacas. O ácido linoleico inibe a síntese de PGF2α, que esta mais relacionada com sistema imunológico, que por sua vez aumenta a taxa de concepção em novilhas, logo, inibindo a produção de prostaglandina aumenta os hormônios relacionados a produção. As prostaglandinas do tipo 3 são aumentadas com a inclusão de farinha de peixe ou semente de linhaça na dieta e elas são inibidoras da ação da PGF2α. O glicerol (TGC) é fermentado no rúmen à propionato, pensando um dos AGV de cadeia curta capaz de gerar glicose ou de entrar na Gliconeogenese. Aumentando a gliconeogênese, aumentamos a Glicose que vai mandar mais estimulo para o hipotálamo havendo maior produção de GnRH e de hormônios da reprodução. A fermentação do glicerol no rumen tem efeito positivo em relação a taxa reprodutiva dos animais. Concluem que a hiperlipidemia ou a hipercolesterolemia na dieta, aumentam a taxa de síntese de progesterona pelo corpo lúteo em novilhas de corte contribuindo para melhores índices reprodutivos dos animais. A suplementação com gordura aumenta a dinâmica de crescimento folicular em bovinos através do aumento do número de folículos de classificação média (1,5 a 5mm) que dobra com 3 a 7 semanas de alimentação, foi relatado em alguns trabalhos, aumenta a manutenção do ciclo estral para ela ciclar a cada 21dias, se não tem essa onde folicular bem estabelecida, tem uma pior manutenção do ciclo estral e pior taxa de prenhez . Outro efeito, aumenta a energia na dieta dos animais a gordura, aumentar a energia tem efeito na reprodução, mas não na ciclicidade do animal, mas tem maior nível energética, e maior acumulo de gordura e ai precursora de hormônios através da mobilização do animal. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS. Um plano nutricional adequado deve ser traçado para se alcançar o peso adequado à cobertura, uma vez que este peso exerce forte influência sobre a maturidade sexual dos animais, quero emprenhar mais cedo tem q traçar um plano nutricional adequado, jamais pode ser traçado so ate novilha emprenhar, tem que ser traçado ate ela ter 100% do seu peso adulto, durante toda sua vida produtiva, tem q ser continuo. A inclusão de proteína na dieta aumenta a digestibilidade da MS possibilitando maiores consumos e melhores desempenhos de bovinos, aumentei proteína na dieta, aumenta fermentação de CHO fibroso, consumo de MS, desempenho, o peso, taxa de prenhez, taxa de nascimento, peso dos bezerros a desmama, condição de produção de leite. A inclusão de gorduras na dieta (gordura de qualidade ácido linoleico, rico em farinha de peixe e óleo de linhaça) melhora os parâmetros reprodutivos, porém pode reduzir a população de microrganismos fibrolíticos, então faz inclusão de gordura na dieta faça com cuidado com atenção na digestibilidade do conteúdo fibroso.