Buscar

cultura diversificação e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806192332)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia, compare os textos e escolha a alternativa mais coerente:
Texto 1: "Era ele que erguia casas / Onde antes só havia chão / Como um pássaro sem asas / Ele subia com as asas / Que lhe brotavam da mão / Mas tudo desconhecia / De sua grande missão: / Não sabia por exemplo / Que a casa de um homem é um templo / Um templo sem religião / Como tampouco sabia / Que a casa que ele fazia / Sendo sua liberdade / Era a sua escravidão". (MORAES, Vinícius de. Operário em Construção)
Texto 2: "Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único / E atravessou a rua com seu passo tímido / Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico / Seus olhos embotados de cimento e lágrima / E tropeçou no céu como se fosse um bêbado / Morreu na contramão atrapalhando o tráfego". (BUARQUE, Chico. Construção.)
		
	
	Os registros textuais "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, e "Construção", de Chico Buarque, retratam a realidade do trabalhador da construção civil e
sua condição de sobrevivência e de trabalho.
	
	Os registros textuais "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, e "Construção", de Chico Buarque, retratam o irrisório progresso da nação, sob a égide do
trabalhador da construção civil no auge do milagre econômico propositado pela democracia
	 
	Os registros textuais "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, e "Construção", de Chico Buarque, retratam a condição profissional do trabalhador da construção civil,
com o objetivo de abordar elementos que compõem essa formação profissional.
	 
	Os registros textuais "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, e "Construção", de Chico Buarque, retratam a incômoda situação do trabalhador da construção
civil, com o objetivo de abordar elementos que compõem a formação de uma consciência social
	
	Os registros textuais "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, e "Construção", de Chico Buarque, retratam a realidade do trabalhador da construção civil e
sua condição de sobrevivência, com o objetivo de contestar o questionável progresso da nação, sob a égide do milagre econômico propositado pela ditadura militar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806191811)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conceito de cultura de acordo com o antropólogo Tylor (1871, 72) pode ser compreendido, como: "todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade". Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que:
		
	
	O termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura e escultura.
	
	A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente.
	
	A cultura de um povo caracteriza-se por sua dimensão individual, jamais coletiva.
	
	O termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar e a seu idioma.
	 
	A cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806191796)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(UEM) Considerando o papel das sociedades indígenas no processo de formação da diversidade étnica brasileira, analise as opções.
I) O trabalho nessas sociedades é marcado por três elementos básicos: relações de parentesco, obrigações rituais e míticas e falta de separação entre atividades produtivas e lúdicas.
II) Para além da diversidade de comunidades, de grupos e de nações indígenas, é possível identificar o índio brasileiro como portador de uma identidade étnica única.
III) As populações indígenas gastam pouco tempo executando tarefas voltadas à satisfação de suas necessidades materiais e sociais, porque são naturalmente mais vagarosas.
IV) O contato interétnico entre índios e brancos, durante o processo de colonização da sociedade brasileira, provocou o genocídio de diversas populações indígenas, revelando que essas relações foram reguladas pela violência.
V) As posturas colonialistas partiam da oposição entre primitivos e civilizados, o que fez que a contribuição dos povos indígenas ao processo de formação da sociedade brasileira fosse identificada como sinal de atraso.
Assinale o que for correto:
		
	 
	I, II, IV
	 
	I, IV, V
	
	IV, I
	
	II, III, IV
	
	IV, V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806191935)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Uel 2011) -  No dia 16 de junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Estatuto da Igualdade Racial. Os senadores [...] suprimiram do texto o termo "fortalecer a identidade negra", sob o argumento de que não existe no país uma identidade negra [...]. "O que existe é uma identidade brasileira. Apesar de existentes, o preconceito e a discriminação não serviram para impedir a formação de uma sociedade plural, diversa e miscigenada", defende o relatório de Demóstenes Torres. (Folha.com. Cotidiano, 16 jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2010.)
Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre a questão da identidade, é correto afirmar:
		
	 
	 Embora pautadas na ação coletiva, as lutas identitárias, a exemplo dos partidos políticos, colocam em segundo plano o indivíduo e suas demandas imediatas.
	
	 A identidade nacional brasileira é fruto de um processo histórico de realização da harmonia das relações sociais entre diferentes raças/etnias, por meio da miscigenação.
	
	Lutas identitárias são problemas típicos de países coloniais e de tradição escravista, motivo da sua ausência em países desenvolvidos como a Alemanha e a França.
	
	A ideia de identidade nacional é um recurso discursivo desenraizado do terreno da cultura e da política, sendo sua base de preocupação a realização de interesses individuais e privados.
	 
	As identidades nacionais são construídas socialmente, com base nas relações de força desenvolvidas entre os grupos, com a tendência comum de eleger, como universais, as características dos dominantes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806191789)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	1- (UEL/2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo". (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	 
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.

Outros materiais