A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 2 Comunicação Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 2
Nota: 80
PROTOCOLO: 2018043018174221ADCBF9
Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistema de Informações Gerenciais - SIG
	Data de início:
	30/04/2018 20:10
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	03/05/2018 11:38
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
As ferramentas de tecnologias da informação desempenham papel fundamental no processo decisório dentro das organizações. Por meio delas é possível agilizar os processos de coleta, processamento, armazenamento e utilização de dados e informações, tornando os processos decisórios mais ágeis e efetivos.
Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que é utilizada na gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
	
	B
	Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Você acertou!
Justificativa: Conforme aponta Eleutério (2015, p. 60), os SIG são ferramentas que se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerencias.
	
	C
	Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)
	
	D
	Processamento Analítico Online (Olap)
	
	E
	Data Mining.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Considerando o que foi trabalhado no livro base sobre comunicação administrativa, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que abordam ideias corretas sobre a comunicação administrativa. Após tal identificação, assinale-as com V de verdadeiras e com F de falsas.
(   ) Trata-se de um processo contínuo de comunicação que consiste em planejar, guiar e controlar os mecanismos da empresa, com foco na produtividade e nos resultados.
(    ) Tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders. É responsável pela construção e pela manutenção da identidade corporativa.
(    ) É responsável pela divulgação publicitária de produtos ou serviços de uma instituição, com base em pesquisas e análises de mercados.
(   ) É uma documentação que serve como parâmetro de comportamento e tomada de decisão, podendo influenciar desde a produção do produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F - V - F - V.
	
	B
	V - F - F - V.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "b".
Comentários:
A comunicação administrativa, para Pimentel (2017, p. 61),  é um processo contínuo de comunicação que consiste em planejar, guiar e controlar os mecanismos da empresa, com foco na produtividade e nos resultados. É uma documentação que serve como parâmetro de comportamento e tomada de decisão, podendo influenciar desde a produção do produto ou serviço até a entrega ao cliente. A segunda afirmativa é falsa, pois se  refere a comunicação institucional (livro base, p. 58). A terceira afirmativa é falsa, pois apresenta o conceito de comunicação mercadológica (livro base, p. 70).
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 61.
	
	C
	V - V - V - F.
	
	D
	F - F - V - F.
	
	E
	V - V - F - F.
Questão 3/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Pensando no processo decisório dentro das organizações e considerando tanto os tipos de decisões como a necessidade de informações para que o processo seja satisfatório, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
I. Ao perceber problemas dentro da empresa, os gestores iniciam a primeira etapa do processo de decisão, que é a ‘concepção, etapa em que são geradas possíveis alternativas de solução para as situações empresariais.
II. A utilização de informações de qualidade é elemento fundamental em todas as etapas do processo decisório, desde a fase de inteligência até a revisão das alternativas selecionadas.
III. Embora o processo decisório seja uma atividade complexa, dentro das empresas é possível delimitar metodologias para que sejam buscadas as melhores alternativas para responder de maneira satisfatória as situações empresariais.
IV. A etapa de ‘seleção’, terceiro momento do processo decisório proposto por Simon (1979), visa o estudo e formulação completa do problema ou da situação a ser solucionada dentro das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
Você acertou!
Justificativa: O processo decisório proposto por Simon (1979) possui quatro etapas em sequência: Inteligência, Concepção, Seleção e Revisão. (ELEUTÉRIO, 2015, p. 52-54). Desta forma, a afirmativa I está incorreta, assim como a IV está incorreta porque a formulação completa do problema é atividade da etapa de Inteligência. Já as afirmativas II e III estão corretas porque falam da necessidade de informações de qualidade em todas as etapas do processo e também na existência de metodologias para a tomada de decisão que podem facilitar este processo.
	
	E
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir,  a qual aborda sobre comunicação mercadológica.
"A comunicação mercadológica é responsável pela divulgação publicitária de produtos ou serviços de uma instituição, com base em pesquisas e análises de mercado" (Pimentel, 2017, p. 70). Existem duas variáveis da comunicação mercadológica, as quais são: branding e brand equity. O branding gerencia o discurso da empresa ou da pessoa, gera personalidade à marca. Já o brand equity se refere a um valor intangível da marca.
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as imagens a seguir:
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As imagens se referem ao branding, o qual é responsável por criar o diferencial da marca.
	
	B
	As imagens são exemplos de sucesso de branding, as quais são fundamentais para a comunicação mercadológica.
	
	C
	As imagens se referem ao brand equity, por se tratarem de estratégias de portfólio de marcas.
	
	D
	As imagens são as marcas, ou seja, os ativos que determinam o desempenho e a estratégia do negócio.
	
	E
	As imagens se referem ao brand equity, sendo este o conjunto de ativos e passivos ligados as marcas, como: seu nome e seu símbolo ou sua ideia.
Alternativa correta é a letra "e".
Comentários:
As imagens se referem ao brand equity, uma vez que este se refere ao valor intangível, calcado na percepção e na experiência real dos consumidores com as marcas. Pimentel (2017, p. 75) prossegue dizendo que brand equity é o conjunto de ativos e passivos ligados as marcas, como: seu nome e seu símbolo ou sua ideia, cita como exemplo o palhaço do McDonald’s, a coroa do Burger King, a maça mordida da Apple e o crocodilo  da Lacoste.
As demais alternativas estão erradas, pois trazem conceitos de branding. Segundo Pimentel (2017, p. 72 - 73), branding é responsável por criar o diferencial da marca e as estratégias de portfólio de marcas. A autora apresenta como exemplo de branding de sucesso a primeira campanha do presidencial de Barack Obama em 2008.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 75.
Questão 5/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Sobre o processo decisório, vimos em aula e a partir do material didático, que as decisões tomadas diariamente dentro das organizações são a base do funcionamento de qualquer empresa. Vimos também que o processo decisório é complexo e repleto de nuances a serem